Em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita nacional, medido em função do poder de compra, passou a pesar 77% da média europeia, um aumento de três pontos percentuais face ao registado em 2021. Um valor que está, no entanto, ainda abaixo do registado no período pré-pandemia. Portugal foi, de resto, apanhado pela Roménia no ranking, tendo apenas cinco países na União Europeia (UE) atrás de si.
Segundo o Jornal de Negócios, que se apoia em dados preliminares divulgados recentemente pelo Eurostat, Portugal obteve em 2019 o melhor nível de aproximação à riqueza média europeia desde o final da crise das dívidas soberanas (79%). O PIB per capita recuou depois nos anos seguintes e voltou agora a aumentar, para 77%. O mesmo valor que conseguiram Hungria e Roménia.
Significa que só há cinco países na UE, em 27 Estados-membros, que apresentam um poder de compra inferior ao português: Letónia (74%), Croácia (73%), Grécia (68%), Eslováquia (67%) e Bulgária (59%).
Em sentido inverso encontram-se Luxemburgo e Irlanda, que têm, de longe, o maior PIB per capita da UE, sendo mais de duas vezes superiores aos da média da região: 261% e 234%, respetivamente.
Para poder comentar deves entrar na tua conta