Quais as despesas do crédito habitação

Crédito habitação: tudo sobre as despesas e impostos a pagar

Na hora de comprar casa com recurso ao crédito habitação há que ter em conta que é necessário pagar, desde logo, um conjunto de despesas e impostos associados ao empréstimo. É por isso que é importante dispor de poupanças antes de adquirir uma habitação com financiamento bancário. Neste artigo, explicamos tudo o que precisas de saber sobre as despesas e impostos a pagar pelo crédito habitação.
Como está Espanha (e outros países europeus) a poupar energia?

Como está Espanha (e outros países europeus) a poupar energia?

A temperatura em edifícios públicos, espaços comerciais, estações de autocarros e comboios e aeroportos em Espanha não pode ser inferior a 27 graus no verão e superior a 19 no inverno. Tudo isto para poupar energia, decidiu esta segunda-feira (1 de agosto de 2022) o Governo espanhol. Um pouco por toda a Europa, há países a avançar com medidas que visam poupar energia, que passam, por exemplo, por “cortar” na iluminação e na água quente. 
Cooperativas de habitação

Cooperativas de habitação constroem casas mais baratas - porquê?

As cooperativas de habitação estão a ganhar importância e uma nova vida em Portugal. Hoje, estas cooperativas são apontadas por vários profissionais do mercado imobiliário e pelo próprio Governo como parte da solução para criar mais habitação a preços adequados aos bolsos das famílias.
Custos de comprar casa

Quais os custos de comprar casa, além da prestação?

Comprar casa requer planeamento financeiro para se conseguir fazer face aos encargos iniciais inerentes à compra de um imóvel. Afinal, não é só pensar no valor da prestação do crédito habitação. Há todo um conjunto de taxas, comissões e impostos a que não podemos fugir.
Custos com a habitação na UE (e em Portugal) são mais pesados para cidadãos estrangeiros

Custos com a habitação na UE (e em Portugal) são mais pesados para cidadãos estrangeiros

Em 2019, 25% dos cidadãos não pertencentes à UE que viviam na UE-27 enfrentavam um fardo significativo no seu rendimento disponível com despesas de habitação. Um número superior aos custos de habitação dos cidadãos de outros países da UE (19%) e dos nacionais (9%). No caso de Portugal, a tendência é semelhante, sendo que os cidadãos nacionais têm menos custos com a habitação quando comparados com os dos restantes países europeus (5,9%).
Casas sobrelotadas: 9,5% dos portugueses vivem em alojamentos com falta de espaço

Casas sobrelotadas: 9,5% dos portugueses vivem em alojamentos com falta de espaço

No ano passado, 9,5% das pessoas viviam em alojamentos com sobrelotação, um valor ligeiramente inferior ao verificado no ano anterior (9,6%). No que diz respeito a despesas com a habitação, os portugueses gastaram 11% do seu rendimento com as mesmas em 2019, um peso inferior ao registado em 2018: 11,7%. Em causa estão dados que constam no Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, divulgado esta quinta-feira (7 de maio de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Vais pedir um crédito à habitação? Os custos que te esperam variam de banco para banco

Vais pedir um crédito à habitação? Os custos que te esperam variam de banco para banco

Estás em vias de pedir um empréstimo para a compra de casa? Atenção porque, além do famoso 'spread' - a taxa que o banco cobra - e que influencia o valor da prestação mensal, há outros custos que te esperam, logo desde o início do processo. Em causa estão as comissões iniciais relativas à abertura do processo, a avaliação do imóvel e a formalização e escritura. E os valores diferem bastante de banco para banco.
prestação da casa ainda desce em fevereiro

prestação da casa ainda desce em fevereiro

apesar do ligeiro aumento das taxas euribor verificado nos últimos dias, a mensalidade a pagar ao banco pelo empréstimo concedido para a compra de casa vai baixar 22 euros em fevereiro para as famílias cuja revisão do crédito à habitação ocorra nesse mês.