Limpar a casa

Segurança Social: trabalho doméstico não declarado passa a ser crime

A criminalização do trabalho não declarado também se aplica aos particulares, sendo esta uma das medidas contempladas nos diplomas da chamada “agenda do trabalho digno”. Significa isto que quem não declarar um trabalhador de serviço doméstico à Segurança Social (SS) no prazo de seis meses arrisca pena de prisão até três anos ou multa até 360 dias. 
IRS trabalhadores domésticos

IRS: declarar salários de trabalhadores domésticos só até hoje

Os contribuintes que ao longo de 2021 pagaram rendimentos e não os indicaram mensalmente ao fisco, como pode suceder com os salários dos trabalhadores domésticos, têm até esta sexta-feira, dia 25 de fevereiro de 2022, para entregar a respetiva declaração.Este reporte é feito através a declaração Mod
Mulheres trabalham mais hora e meia por dia em casa que os homens

Mulheres trabalham mais hora e meia por dia em casa que os homens

Os homens trabalham mais fora de casa (trabalho pago) que as mulheres – mais 27 minutos – e elas trabalham mais hora e meia que eles em casa (tarefas domésticas/trabalho não pago). Esta á uma das conclusões do estudo “Os Usos do Tempo de Homens e de Mulheres em Portugal”, desenvolvido pelo Centro de Estudos para a Intervenção Social, em parceria com a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.