Comentários: 0
Mulheres trabalham mais hora e meia por dia em casa que os homens
autorizado

Os homens trabalham mais fora de casa (trabalho pago) que as mulheres – mais 27 minutos – e elas trabalham mais hora e meia que eles em casa (tarefas domésticas/trabalho não pago). Esta á uma das conclusões do estudo “Os Usos do Tempo de Homens e de Mulheres em Portugal”, desenvolvido, desde outubro de 2014, pelo Centro de Estudos para a Intervenção Social, em parceria com a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, e que é apresentado esta terça-feira (dia 28).

Segundo o Público, que se apoia em dados do referido estudo, sete em cada dez mulheres acham que a parte que lhes compete das tarefas domésticas e dos cuidados com os filhos é justa, mesmo quando trabalham o dobro. A perceção das desigualdades é diminuta porque elas estão naturalizadas, conclui a investigação.

Certo é que entre cozinhar, passar a ferro e cuidar dos filhos, as mulheres portuguesas dedicam todos os dias mais de hora e meia ao trabalho doméstico do que os homens.

“Enquanto as assimetrias ao nível do trabalho pago são cada vez menores, no trabalho não pago subsistem, mesmo entre os casais mais jovens, onde continuam a ser as mulheres a orquestrar a vida doméstica enquanto eles ficam num papel de retaguarda”, disse Heloísa Perista, coordenadora do estudo, citada pela publicação.

Mulheres trabalham mais hora e meia por dia em casa que os homens

Em síntese, e quando marido e mulher trabalham fora de casa, as tarefas domésticas e com os filhos exigem em média às mulheres quatro horas e 17 minutos por dia enquanto para os homens implicam apenas duas horas e 37 minutos. No grupo etário mais jovem (15-24 anos), a assimetria diminui, com as jovens a registar mais uma hora e 21 minutos por dia que os homens nas tarefas de casa e com os filhos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta