
China reduz juro de referência para mínimo histórico de 3%
O banco central da China anunciou esta terça-feira, dia 20 de maio, que vai reduzir a taxa de juro de referência (LPR, na sigla em inglês) a um ano em 0,1 pontos percentuais, para um mínimo histórico de 3%.O anúncio é o mais recente esforço das autoridades para impulsionar o crescimento, afetado pel

China aposta na estabilização do imobiliário para reanimar economia
As medidas recentemente aprovadas por Pequim para relançar a economia visam “expandir a procura interna” e “estabilizar o setor imobiliário”, afirmou esta terça-feira, dia 8 de outubro, o principal órgão de planeamento da China, defendendo a “grande resiliência” das finanças do país.
O diretor da C

Banco Central da China mantém taxa de juros de referência em 3,45%
O Banco do Povo da China (banco central) anunciou esta segunda-feira, dia 22 de janeiro, que vai manter a taxa de juro de referência em 3,45%, pelo sexto mês consecutivo, indo ao encontro das expectativas dos analistas, que não esperavam alterações.

Banco Central da China mantém taxa de juros de referência em 3,45%
O Banco do Povo da China (banco central) anunciou esta quarta-feira, dia 20 de dezembro, que vai manter a taxa de juro de referência em 3,45%, pelo quinto mês consecutivo, indo ao encontro das expectativas dos analistas, que não esperavam alterações.

Chineses já são os maiores investidores em imobiliário nos EUA
Não é só em Portugal, ou Espanha, que os chineses estão a investir em força. No ano passado, tornaram-se nos principais investidores no setor imobiliário dos Estados Unidos da América (EUA), seguindo a estratégia, cada vez mais expressiva, de adquirir ativos seguros além-fronteiras.
Guia para perceber o que está a acontecer na economia chinesa
O abrandamento da economia da China, a segunda maior economia mundial, está a suscitar algumas preocupações. E as sucessivas desvalorizações da moeda “ajudam à festa”. Será esta uma tendência em 2016? Que impacto terá esta quebra na economia mundial? Fica a saber (e a perceber) o que está a acontecer na China.

Crash da China toca a todos: sabes quanto perderam os homens mais ricos do mundo?
As maiores fortunas do planeta sofreram nos seus próprios bolsos o efeito de contágio que teve na segunda-feira o crash da bolsa chinesa nos mercados internacionais. Em apenas uma sessão a sua riqueza conjunta perdeu 18.400 milhões de euros, sendo precisamente o magnata chinês Wang Jianlin o mais prejudicado: o seu património emagreceu 8,4%, ou seja, 3.000 milhões de euros.
Crash na bolsa chinesa afeta novos donos do BESI e da Fidelidade, e candidatos ao Novo Banco
A segunda-feira negra na bolsa continental da China provocou o descalabre mundial nas praças financeiras, com efeitos diretos nas empresas e na economia real. E Portugal não escapa ileso a este furacão, que está a afetar a economia chinesa, mais fortemente, nas últimas semanas.

O que está a mandar a China (e o mundo) abaixo
As principais bolsas mundiais viveram uma segunda-feira negra, arrastadas pelas dúvidas que a China está a provocar nos investidores. Os mercados não acreditam nos números oficiais de crescimento que o país está a publicar, nem que o Governo seja capaz de travar a queda a pique que está a sofrer a bolsa local. Um tombo que está a contagiar o resto do mundo.

Governo chinês quer criar cidade com 130 milhões de habitantes
O governo chinês está a preparar um plano para a criação de uma megacidade em Pequim, tornando-a habitável para 130 milhões de pessoas. A nova cidade, que será maior que o Japão e seis vezes maior que Nova Iorque (EUA), irá chamar-se Jing-Jin-Ji e será composta por nove cidades periféricas de Pequim, todas elas distintas.

Rumores
Galp deixa de explorar petróleo do Alentejo se não encontrar parceiro: A Galp pode abandonar a exploração de petróleo no alto mar ao largo de Sines, no Alentejo.

Rumores
Vítor Gaspar já tem equipa para reformar estudos do Banco de Portugal: O ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar já tem equipa para reformar o trabalho do gabinete de estudos do Banco de Portugal, sendo que conta com dois dos economistas nacionais mais reconhecidos na área da política monetária: João

radiografia do dia: os números da economia chinesa
a segunda maior economia mundial está a abrandar, tendo forte impacto nos países vizinhos. como podes constatar no gráfico em cima, do dinheiro vivo, o pib da china tem vindo a descer nos últimos anos, depois de no passado se ter verificado um crescimento de dois dígitos

casas novas na china estão mais caras em muitas cidades
o preço das casas novas na china aumentou em novembro face ao mês anterior.

radiografia do dia: a china é uma ameaça ou uma oportunidade?
para muitos países a china representa uma ameaça e não tanto uma oportunidade. de acordo com o the economista, os eua são o país que se sente mais ameaçado pela economia chinesa, logo seguido da frança. portugal aparece no terceiro lugar.

radiografia do dia: o crescimento da china
fonte: the economista china está em constante crescimento económico, sendo um dos quatro países em desenvolvimento, os chamados bric – juntamente com brasil, rússia e índia. mas porque/como cresce tanto a china?