Economias em risco para os investidores

Os países com menor e maior risco para o investimento em 2023

O crescimento das economias mundiais, sobretudo dos países emergentes, apresenta oportunidades para os investidores. E estes não param de analisar as melhores opções, através da análise demográfica, do aumento do PIB ou dos avanços tecnológicos observados em todo o mundo. Usando dados da Stern Business School da Universidade de Nova Iorque (EUA) é possível estimar o nível de risco dos países vários países, nomeadamente de Portugal (2,9%).
Como economizar mais dinheiro

A nova moda para conseguir poupar: o desafio do "jejum dos gastos"

Com o fim do Natal e o início de um Ano Novo, surge a necessidade de poupar. A verdade é que a carteira das famílias sofreu um forte golpe depois de todos os gastos em feriados, presentes e jantares. E é por isso que muitos procuram formas de conter os gastos durante, pelo menos, algumas semanas.
Os países mais afetados pela pandemia são…

Os países mais afetados pela pandemia são…

Espanha é o país mais afetado pela pandemia da Covid-19 em termos sanitários e económicos, sendo seguido pelo Reino Unido e pelo Brasil, que ocupam o segundo e terceiro lugares do ranking. Já a China é, entre as 40 maiores economias analisadas no índice da Oxford Economics, o país menos afetado pela crise pandémica. E foi na China, recorde-se, que o coronavírus começou a circular, em dezembro de 2019. 
Metade das famílias portuguesas só tem poupanças que duram no máximo até cinco meses

Metade das famílias portuguesas só tem poupanças que duram no máximo até cinco meses

Os números são alarmantes, nomeadamente porque remontam ao período pré-Covid-19. Ainda antes da pandemia, metade das famílias em Portugal já só tinha poupanças para, no máximo, cinco meses de consumos básicos, ou seja, para comprar apenas o essencial – alimentação, pagar empréstimos ou rendas da casa, luz, água e gás. Em causa está um estudo de três economistas, publicado recentemente pelo ‘think tank’ Bruegel, um dos mais importantes na Europa.
Os efeitos do coronavírus na economia: dívida de Portugal entre as mais penalizadas

Os efeitos do coronavírus na economia: dívida de Portugal entre as mais penalizadas

A propagação do novo coronavírus na Europa e nos EUA está a fazer soar cada vez mais os alarmes na economia mundial, com quedas a pique nas bolsas e fortes descidas nos preços do petróleo. Em Portugal também se estão a sentir os efeitos deste fenómeno, com as taxas de juro da dívida a disparar. A dívida nacional está, de resto, entre as mais penalizadas pela fuga ao risco.
rumores

rumores

fmi avisa que empresas espanholas e portuguesa estão demasiado endividadas: o fundo monetário internacional alertou nesta quarta-feira para o elevado nível de endividamento das empresas não-financeiras dos países da periferia da zona euro.