Com o fim do Natal e o início de um Ano Novo, surge a necessidade de poupar. A verdade é que a carteira das famílias sofreu um forte golpe depois de todos os gastos em feriados, presentes e jantares. E é por isso que muitos procuram formas de conter os gastos durante, pelo menos, algumas semanas. Outros até aderem a desafios mensais ou semanais em que o objetivo é não gastar nada - ou o mínimo possível para sofreviver. Um dos desafios mais populares é mesmo o chamado "jejum dos gastos". Explicamos o que é neste artigo.
A consultora financeira e colunista do Washington Post, Michelle Singletary, fala sobre o "jejum financeiro de 21 dias" no seu livro 'The 21-Day Financial Fast: Your Path to Financial Peace and Freedom'. Mas essa não é a única modalidade que existe. Vem daí e descobre mais alguns tipos de "jejum dos gastos" neste artigo.
O desafio de poupar em 21 dias
Começamos pelo que ainda agora falámos: o desafio de poupar em 21 dias. A ideia deste desafio é não ter despesas durante três semanas. Isso inclui coisas que nos parecem essenciais, como fazer compras, tomar um café ou comprar uma peça de roupa. A única coisa que é permitido pagar durante esses dias são as faturas bancárias, caso recebamos alguma.
O desafio de poupança semanal
Neste caso, as restrições são um pouco mais suaves. Sim, é permitido pagar contas ou outras necessidades básicas durante a semana. A ideia principal é evitar gastos desnecessários ou caprichos para conseguir poupar. Essa opção é boa para quem costuma pedir comida ou jantar fora com frequência.
Fim de semana sem custos
Muitas vezes, é durante o fim de semana que algumas pessoas tendem a gastar mais. Como estão ocupadas durante a semana - com o trabalho, por exemplo - é na sexta, sábado e domingo que gastam mais dinheiro em atividades de lazer. Neste caso, a ideia é não gastar nada durante esses três dias. Mas não temos de nos trancar em casa, basta procurar atividades gratuitas como visitar exposições, monumentos ou até mesmo fazer algumas caminhadas.
O jejum de despesas de uma semana
Nesta opção, falamos de não gastar absolutamente nada em 7 dias. Geralmente é conveniente no final do mês, quando vemos que estamos mais apertados com dinheiro e precisamos de um último empurrão para economizar.
A regra de poupar dinheiro em 24 horas
Ninguém fica rico em 24 horas. E com certeza não vais ver uma grande mudança na tua conta se não gastares nada em apenas um dia. Mas esta opção é útil para saber onde gastamos o nosso dinheiro durante o dia. Coisas que podem passar despercebidas, como um café ou pequenas compras, no final são adicionadas à lista de despesas. Desta forma, podemos saber qual é o seu peso destas pequenas coisas nas nossas contas e como é que podemos reduzi-las.
O "jejum de despesas" é uma medida que todos podem adaptar à sua vida em determinado momento. Algumas pessoas aderem por 21 dias, enquanto outros apenas ficam de jejum financeiro durante uma semana ou até menos. Muitos decidem fazê-lo sem levar em conta as compras no supermercado ou outras despesas essenciais. O importante do método é definir algumas regras que te ajudem a perceber quais são teus gastos diários. Desta forma, podes podes controlá-los melhor no futuro e poupar muito dinheiro.
Para poder comentar deves entrar na tua conta