Negócios imobiliários

Engenharia, arquitetura e sustentabilidade: Quadrante compra 3Drivers

A Quadrante, empresa especializada em consultoria de engenharia e arquitetura, comprou a maioria do capital da 3Drivers, a maior consultora de sustentabilidade portuguesa. “Os fundadores da 3Drivers continuarão na gestão da mesma, num trabalho de equipa com a Quadrante, que pretende alavancar o crescimento da empresa, duplicando a sua dimensão nos próximos três anos”, refere em comunicado a empresa, fundada em 1998, pelos engenheiros João Silveira Costa, Nuno Pais Costa, Nuno Batista Martins e Tiago Miguel Paiva Pais Costa.
Marcelo veta estatutos dos engenheiros e arquitetos

Engenharia e arquitetura: Marcelo veta decretos que alteram estatutos

O Presidente da República, depois de ouvido os respetivos bastonários, decidiu devolver, sem promulgação, à Assembleia da República, os decretos que alteram os estatutos da Ordem dos Engenheiros e dos Arquitetos. Marcelo Rebelo de Sousa justificou as decisões deixando críticas ao presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. 

Não é por colocar “painel solar fotovoltaico que a casa é sustentável”

O atelier de arquitetura e engenharia Sabrab foi fundado em 2006. A história do atelier começou a ser contada numa divisão da casa de Miguel Barbas e o primeiro projeto foi uma pequena casa na aldeia alentejana de Vila Fernando, revela o CEO da empresa em entrevista ao idealista/news. Desde então, muita coisa mudou, tendo conquistado vários prémios internacionais. E até uma pandemia houve pelo meio. “O que se deve retirar desta pandemia é que a arquitetura e a engenharia têm de ganhar obrigatoriamente respeito pela natureza, e não querer sobressair por vaidade perante ela”, avisa.

Madeira e tecnologia: o casamento que vai revolucionar a construção

Sustentabilidade é uma palavra que entrou no léxico sem pedir licença. A sua importância é levada a sério por vários setores de atividade, nomeadamente num cenário pós-pandemia, que todos esperamos que esteja para breve. O imobiliário e a construção não são exceção. Pelo contrário, vários players e especialistas consideram este um dos temas centrais a ter em conta no presente e no futuro. Mas como serão, afinal, as casas do futuro? Como serão construídas? Serão de madeira? Nuno Vale, CEO da Ooty, não tem dúvidas de que o futuro da habitação passa também pela construção de casas sustentáveis de madeira, um “material incrível e que nos mercados do sul da Europa esteve adormecido, mas que está a retomar em grande escala”, diz ao idealista/news.
Custos de construção de habitação nova disparam

Custos de construção de casas novas disparam 8,5% – é a maior subida desde 2008

Os custos de construção de habitação nova terão subido 8,5% em novembro de 2021 face ao mesmo mês do ano anterior, sendo este o maior aumento homólogo desde agosto de 2008 – foi, nesse mês, também de 8,5%. Em causa estão dados relativos ao Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), divulgados esta quinta-feira (6 de janeiro de 2021) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).