A escada aberta é um elemento arquitetónico que combina funcionalidade e estética, transformando um simples lance de escadas num verdadeiro objeto de design. A escolha desta solução é muitas vezes ditada por razões estéticas.
As escadas são elementos funcionais nas nossas casas, mas isso não significa que precisam de ser monótonas e sem graça. Aliás, este é um elemento por vezes esquecido e ao qual não prestamos muita atenção na decoração.
Quando a família aumenta, temos por hábito aproveitar divisões vazias para guardar vassouras, detergentes, objetos de uso reduzido e ferramentas de bricolage. Quando chega o momento de limpar e organizar essas mesmas divisões para o seu uso original, não sabemos onde colocar todos os objetos que aí estavam anteriormente. E onde colocá-los? Num espaço para arrumação fechado ou aberto. Deixamos aqui algumas sugestões e ideias sobre como criá-los e mobilá-los.
A casa é o lugar onde nos sentimos bem e seguros, com todo o conforto a que temos direito. Mas é normal que com o passar dos anos deixemos para trás alguns detalhes que podem fazer toda a diferença. É o caso das escadas. Muitas vezes utilizadas como um elemento altamente estético e decorativo, podem tornar-se, em muitos casos, uma das principais razões para os incidentes com seniores dentro de portas.
Ter uma escada em casa (ou em qualquer outro lugar) já deixou de ser visto como um incómodo ou um lugar que é associado à perda de espaço, para passar a ser um local útil e multifuncional.
O elevador converteu-se no elemento essencial da vida moderna, mesmo que seja possível prescindir da sua existência (algumas vezes). Mas os elevadores também podem ser reflexo de uma fobia, ficando relegados para segundo lugar perante alguém que prefere sempre as escadas. Ainda assim, também há escadas impróprias para cardíacos e verdadeiramente assustadoras. Elegemos nove exemplares que põem à prova as vertigens de qualquer um.
A mobilidade urbana seria significativamente diferente hoje em dia, e bem mais complicada, se não tivesse existido um homem que, ao tentar construir o primeiro metro de dois andares, tivesse criado algo ainda mais importante: as escadas rolantes. Sim, é verdade, as primeiras escadas mecânicas foram instaladas no dia 16 de janeiro de 1893 em Nova Iorque (EUA) e foram designadas por “elevador inclinado”.
Ter escadas em casa pode ser um incómodo, já que subir e descê-las todo o dia pode ser triste e cansativo. Mas uma escadaria pode funcionar também como fonte de inspiração para decorares a tua casa, graças ao seu design, cor e estilo próprio.
O controverso monumento “Vessel” será construído no novo projeto urbanístico de Hudson Yards, em Nova Iorque (EUA), e deverá estar concluído em 2018. Trata-se de uma estrutura pensada pelo – também controverso – designer britânico Thomas Heatherwick e suscitou polémica por ser uma enorme estrutura em forma de cesto e com uma escadaria com milhares de degraus que levam a lado nenhum...
Nada como boas ideias que combatam o tédio e a banalidade de um ambiente. Com algumas dicas de decoração criativa um espaço pode deixar de ser apenas funcional e ganhar um toque especial. A internet mostra soluções arriscadas para dar às escadas um ar divertido, artístico ou até mais extravagante.
As escadas podem servir como um simples elemento para unir dois pisos numa casa ou para se converter numa fonte de imaginação, com formas simples e desenhos mágicos. Escadas em que, por vezes, o mais surpreendente é a sua forma, outras o material e em algumas o espaço e a luz que projetam. Aqui deixamos 22 propostas para te deixarem de boca aberta.
as escadas de vidro ficaram famosas com o arquitecto peter brohlin na loja principal da apple, na quinta avenida, em nova iorque.
as escadas têm muitas vezes um espaço por baixo ideal para arrumação. mas as opções não se ficam por aqui.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónico Subscrever