Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Sabias que as primeiras escadas rolantes começaram a funcionar há 125 anos?

Escadas rolantes no Vietname
thyssenkrupp Elevator
Autor: Redação

A mobilidade urbana seria significativamente diferente hoje em dia, e bem mais complicada, se não tivesse existido um homem que, ao tentar construir o primeiro metro de dois andares, tivesse criado algo ainda mais importante: as escadas rolantes. Sim, é verdade, as primeiras escadas mecânicas foram instaladas no dia 16 de janeiro de 1893 em Nova Iorque (EUA) e foram designadas por “elevador inclinado”.

Foi Jesse Reno que inventou a primeira escada mecânica, patenteada a 15 de março de 1892. Conhecida até então como elevador inclinado, foi instalada no Old Iron Pier em Coney Island, em Nova Iorque, a 16 de janeiro de 1893. Estima-se que a escada tenha transportado 75.000 passageiros durante as duas semanas de atividade no Old Iron Pier, antes de ter sido deslocada para a ponte de Brooklyn.

A tecnologia desenvolvida por Reno, há 125 anos, foi aperfeiçoada ao longo das últimas décadas pela thyssenkrupp Elevator. Neste momento, a empresa alemã tem escadas rolantes espalhadas um pouco por todo o mundo. Se todos os equipamentos da thyssenkrupp se juntassem para formar um só, diz a empresa em comunicado, seríamos capazes de subir uma montanha de 500 quilómetros de altura ou de viajar uma distância de 1.000 quilómetros. 

125 anos e muitas curiosidades: eis algumas

As maiores escadas rolantes

A escada mecânica mais longa da thyssenkrupp mede 53,86 metros e está a ser instalada na estação de metro de Okruzhnaya, na Rússia. A mais longa na Europa está situada no metro de Praga e mede 43,6 metros.

As mais pequenas

A escada mecânica mais pequena mede apenas 890 centímetros. Estas instalações permitem dar apenas três ou quatro passos e são usadas normalmente em palácios ou museus.

O local mais alto

O sítio mais alto onde a thyssenkrupp já instalou uma escada mecânica foi nos Alpes e colocou trilhos antiderrapantes para prevenir que os esquiadores caíssem.

E a escada mais antiga do mundo é...

A escada mecânica mais antiga da thyssenkrupp foi instalada na loja Wertheim em 1906. Esta escada é apenas quatro anos mais nova que a primeira escada alguma vez instalada, que se encontra na Macy’s, em Nova Iorque, mas que pertencia à OTIS.

Mostramos-te dez exemplos de escadas rolantes espalhadas pelo mundo. Uma delas encontra-se em Portugal...