
A escada aberta é um elemento arquitetónico que combina funcionalidade e estética, transformando um simples lance de escadas num verdadeiro objeto de design. A escolha desta solução é muitas vezes ditada por razões estéticas. No entanto, também pode ser muito útil se se tiver pouco espaço para ter uma escada tradicional. Geralmente, na verdade, a escada aberta é usada principalmente para conectar os interiores da mesma casa.
Principais tipos de escadas abertas
As escadas abertas destacam-se pela sua capacidade de adaptação a diferentes contextos de vida e pela vasta gama de materiais e modelos disponíveis. Antes mesmo de entrarmos nos vários modelos, é importante fazer um estudo preliminar. Existem, de facto, escadas de alvenaria abertas ou autoportantes, que são mais simplificadas e personalizáveis.
Em particular, as escadas de viga única são apoiadas por um elemento central, em torno do qual os degraus são montados. Já a escada dupla possui dois pontos de apoio e é mais resistente a cargas mais elevadas. Também muito popular é a escada de lâmina única, que é encostada na parede e é adequada para qualquer tipo de ambiente.

Quais materiais para escadas abertas?
Os materiais que usarás para criar uma escada dependem do estilo da casa e das necessidades funcionais. É claro que tendemos a usar principalmente metal, madeira e vidro. O metal é muito durável, mas também personalizável de acordo com diferentes processos.
A madeira pode ser usada se quiseres um ambiente rústico ou, com as cores certas, até pelo contrário extremamente contemporâneo. Já o vidro é um elemento que tem uma elegância inata.
Obviamente, nada impede que experimentes e incluas elementos em vidro, aço ou ferro: o importante é que eles combinem com o estilo e as cores da divisão em que a escada está instalada.

Medidas e principais características das escadas abertas
Todo designer sabe que as escadas devem ser bem projetadas para garantir a máxima segurança para quem se desloca de um andar para outro. Há, portanto, dois elementos fundamentais: a profundidade do degrau e a largura da escada.
A profundidade ideal de um degrau é entre 28 e 30 cm, um tamanho que permite descansar o pé de forma estável e segura. Já a altura ideal é entre 17 e 19 cm, para facilitar a subida e descida sem forçar excessivamente as articulações.
A largura da escada é outro fator a considerar com cuidado, com um mínimo recomendado de 80 cm para garantir uma passagem suave.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta