
Portugueses voltam a estar mais endividados em março – quanto?
As famílias portuguesas voltaram a ficar mais endividadas perante a banca. Em março deste ano, o endividamento dos particulares voltou a subir, atingindo 151 mil milhões de euros, mais 418 milhões de euros do que no mês anterior.

Portugueses mais endividados e expostos a altos juros
Em alturas de crise, o endividamento das famílias tende a subir para colmatar as necessidades financeiras dos agregados, apesar das elevadas taxas de juro. E, hoje, verifica-se que as famílias que vivem em Portugal continuam a contrair mais crédito, tendo o valor do endividamento dos particulares subido ligeiramente para 149.980 milhões de euros em novembro, estando, por isso, mais expostas aos elevados juros, revela o Banco de Portugal (BdP) esta terça-feira. Mas o que os dados também mostram é que o nível de dívida contraída pelas famílias tem vindo a estabilizar desde o início de 2023.

Portugueses são os que mais sofrem com a subida dos juros do BCE
A maioria das famílias que está a pagar crédito habitação em Portugal está a sentir as prestações da casa a subir à boleia da Euribor, uma vez que mais de 80% do stock total foi contratado a taxa variável. E, agora, um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou que são mesmo os portugueses que estão a pagar mais juros nos empréstimos habitação do que qualquer outro país da Zona Euro (em proporção), na sequência das subidas das taxas de juro diretoras pelo Banco Central Europeu (BCE).

Pedidos de ajuda de famílias muito endividadas disparam
O número de famílias muito endividadas a pedir a ajuda ao Gabinete de Proteção Financeira da Deco está a crescer. Subiu para 29.350 em 2018, mais 350 pedidos do que em 2007 e muitos mais do que há dez anos.

Há quase 2,6 milhões de portugueses em risco de pobreza
Havia em Portugal no ano passado 2,595 milhões de pessoas em risco de pobreza e com outros problemas daí decorrentes, menos 1,5% que no ano anterior (2015). Destes quase 2,6 milhões de pessoas, 487 mil (18,8% do total) tinham menos de 18 anos e 468 mil (18% do total) tinham mais de 65. Em causa estão dados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento feito pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Bancos portugueses têm 4.000 milhões de euros de reservas parados
A banca portuguesa tem 4.000 milhões de euros de excesso de liquidez, ou seja, tem dinheiro parado que vai muito além das reservas mínimas exigidas pelo Banco Central Europeu (BCE). Equivale a 2% do PIB, um montante significativo que não chega à economia real. A Associação Portuguesa de Bancos (APB) considera que a procura de crédito é escassa e grande parte da que existe comporta um risco elevado.

Bancos recusam 78% dos pedidos de revisão de crédito à habitação
Quase 80% dos pedidos de acesso ao Regime Extraordinário de acesso ao crédito à habitação que chegaram a 20 bancos – entre 10 de novembro de 2012 e finais de 2013 - foram recusados pelas instituições financeiras. Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), houve 1.830 pedidos de acesso no ano passado, mas 78% foram indeferidos, o equivalente a cerca de 1.468 contratos.

Crédito à habitação: famílias endividadas com acesso facilitado ao regime extraordinário
A maioria parlamentar (PSD/CDS) vai alterar as regras de acesso ao regime especial para quem tem dificuldades em pagar as prestações da casa.

Número de famílias em incumprimento com queda recorde
O total de famílias com créditos em incumprimento recuou para 658.881 em setembro, o que representa uma diminuição de 28.563 famílias com crédito vencido face ao final de junho.

banco de portugal diz que número de famílias em incumprimento baixou
no segundo trimestre de 2013, o número de famílias em situação de incumprimento caiu pela primeira vez no ano.

quase 680 mil famílias não conseguem pagar créditos ao banco
a crise e a austeridade continuam a deixar marcas nas carteiras dos portugueses.

novas regras do crédito à habitação entram em vigor este ano
as novas regras do crédito à habitação, que foram debatidas no parlamento e serão discutidas na especialidade, devem entrar em vigor até ao final do ano. uma garantia dada pelo deputado do psd antónio leitão amaro. “queremos que o problema das famílias tenha uma solução rápida e breve.

crédito malparado atinge quase 700 mil famílias
os portugueses estão a sentir cada vez mais dificuldades para conseguir pagar as suas dívidas à banca. e os números são esclarecedores: existem quase 700 mil pessoas (699.129) com prestações de crédito em atraso, segundo dados do banco de portugal (bdp).

falências das famílias triplicam em quatro anos
há cada vez mais pessoas falidas, sendo que os números estão a crescer a um ritmo mais rápido que as insolvências de empresas.

“venda antecipada” ajuda incumpridores a não perderem a casa para o banco
a imobiliária century 21 apresentou um novo programa, designado “venda antecipada”, que visa ajudar as pessoas que estão com “dificuldades financeiras e com falta de capacidade para assumir o seu compromisso com o crédito à habitação que têm contratado”.
crise: deco já recebeu mais 52% de pedidos de ajuda que em 2010
há cada vez mais pessoas que não conseguem pagar os respectivos empréstimos. perante as dificuldades acabam por pedir ajuda à deco.

crise: 17 portugueses são declarados falidos por dia
o número de famílias endividadas que este ano já foram declaradas insolventes aumentou 187% em relação ao mesmo período do ano passado. segundo a rádio renascença (rr), que se apoia em dados do instituto informador comercial, o número de pessoas declaradas insolventes pelos tribunais quase trip

mais de 700 famílias já foram despejadas este ano
mais de 700 famílias portuguesas perderam a casa onde viviam desde o início do ano. em causa está, segundo o correio da manhã (cm), a impossibilidade de pagar ao banco a prestação da habitação.