Dívida das famílias em Portugal

Portugueses mais endividados e expostos a altos juros

Em alturas de crise, o endividamento das famílias tende a subir para colmatar as necessidades financeiras dos agregados, apesar das elevadas taxas de juro. E, hoje, verifica-se que as famílias que vivem em Portugal continuam a contrair mais crédito, tendo o valor do endividamento dos particulares subido ligeiramente para 149.980 milhões de euros em novembro, estando, por isso, mais expostas aos elevados juros, revela o Banco de Portugal (BdP) esta terça-feira. Mas o que os dados também mostram é que o nível de dívida contraída pelas famílias tem vindo a estabilizar desde o início de 2023.
Subida dos juros nos créditos da casa

Portugueses são os que mais sofrem com a subida dos juros do BCE

A maioria das famílias que está a pagar crédito habitação em Portugal está a sentir as prestações da casa a subir à boleia da Euribor, uma vez que mais de 80% do stock total foi contratado a taxa variável. E, agora, um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou que são mesmo os portugueses que estão a pagar mais juros nos empréstimos habitação do que qualquer outro país da Zona Euro (em proporção), na sequência das subidas das taxas de juro diretoras pelo Banco Central Europeu (BCE).
Há quase 2,6 milhões de portugueses em risco de pobreza

Há quase 2,6 milhões de portugueses em risco de pobreza

Havia em Portugal no ano passado 2,595 milhões de pessoas em risco de pobreza e com outros problemas daí decorrentes, menos 1,5% que no ano anterior (2015). Destes quase 2,6 milhões de pessoas, 487 mil (18,8% do total) tinham menos de 18 anos e 468 mil (18% do total) tinham mais de 65. Em causa estão dados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento feito pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Bancos portugueses têm 4.000 milhões de euros de reservas parados

A banca portuguesa tem 4.000 milhões de euros de excesso de liquidez, ou seja, tem dinheiro parado que vai muito além das reservas mínimas exigidas pelo Banco Central Europeu (BCE). Equivale a 2% do PIB, um montante significativo que não chega à economia real. A Associação Portuguesa de Bancos (APB) considera que a procura de crédito é escassa e grande parte da que existe comporta um risco elevado.
Bancos recusam 78% dos pedidos de revisão de crédito à habitação

Bancos recusam 78% dos pedidos de revisão de crédito à habitação

Quase 80% dos pedidos de acesso ao Regime Extraordinário de acesso ao crédito à habitação que chegaram a 20 bancos – entre 10 de novembro de 2012 e finais de 2013 - foram recusados pelas instituições financeiras. Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), houve 1.830 pedidos de acesso no ano passado, mas 78% foram indeferidos, o equivalente a cerca de 1.468 contratos.