O frio já chegou a Portugal e a tendência é passar mais tempo no interior da casa junto aos aquecedores ou às lareiras. Mas nem sempre estas fontes de calor chegam para aquecer todas as divisões da casa no inverno. Há formas de manter os espaços quentes a baixo custo e ainda truques para melhorar o conforto térmico da casa. Sabes quais são?
Tens uma temperatura adequada na tua casa? Este é um fator chave para te sentires confortável no teu lar. E o ideal é que se situe por volta dos 20ºC no verão e dos 25ºC no inverno. Se a temperatura dentro da tua casa não estiver neste intervalo e sentires muito frio no inverno ou demasiado calor no verão, é bem provável que a habitação tenha um mauisolamento térmico. Isto quer dizer que a tua casa tem fugas térmicas que deixam entrar e sair ar quente e ar frio.
Há aspetos a ter em conta para manter as casas mais quentes, confortáveis e eficientes em termos energéticos. Neste artigo, os especialistas em sistemas de proteção térmica e solar da Saxun - uma marca Gimenez Ganga – dão alguns conselhos para conseguires um melhor conforto térmico da tua casa ao mesmo tempo que mantém controlados os consumos energéticos, num momento em que o preço da luz está em alta.
Photo by Clint Patterson on Unsplash
Proteções térmicas para a janelas
Um dos pontos onde geralmente há fugas térmicas são mesmo as janelas. E para resolver o problema tens duas opções: ou investes numas janelas duplas e bem isoladas que vão garantir o conforto térmico da casa; ou aplicas proteção térmica às atuais janelas, uma solução que pode ser bem mais económica. Estes são alguns exemplo de como podes isolar as janelas da tua casa:
Persianas tradicionais: um dos produtos recomendados são as persianas tradicionais, que protegem a casa das temperaturas extremas e, também, proporcionam privacidade aos habitantes. Hoje, há “gamas muito completas de persianas, com laminas perfiladas de alumínio, alumínio extrudido e PVC, que apresentam ótimo desempenho estético e mecânico", explicam em comunicado;
Gavetas das persianas: estas gavetassão integradas nas paredes da casa e podem ser pontos de fugas térmica. Por isso, há que escolher opções com elevada capacidade de isolamento, que permitem atenuar o fluxo energético nas habitações e gerar maior proteção térmica;
Sistemas de proteção solar: são colocadosno exterior das janelas e ajudam a garantir o isolamento da casa, protegendo-a de correntes de ar frio e controlando a exposição solar;
Cortinas técnicas: esta é a melhor solução para quem procura aliar a decoração com a proteção térmica. Podes escolher entre inúmeras cores e acabamentos, porque este é um produto que se adapta aos mais exigentes e diversificados requisitos estéticos.
Foto de Alex Qian en Pexels
Luz do sol: deixar entrar na medida certa
A luz natural é um fator diretamente relacionado com o nosso bem-estar. E é capaz de influenciar o estado de espírito de qualquer um e estimular a concentração. Além disso, é também uma forma de aquecer a casa nos dias mais frios – se a luz entrar através das janelas fechadas poderá aquecer o ambiente.
Para manter a casa confortável para o corpo e para a mente, há que garantir o que a luz entra em casa na quantidade e no momento certo. Uma forma de o fazer é através de sistemas de controlo de luminosidade que se colocam junto às janelas.
Estas soluções vão melhorar o isolamento da tua casa e aproveitar a luz do sol como fonte de calor. E quanto mais isolada e quente estiver a tua casa, menos será necessário recorrer a sistemas de aquecimento ou de refrigeração, o que se traduz numa redução do consumo de energia e na fatura da luz.
"E o ideal é que se situe por volta dos 20ºC no verão e dos 25ºC no inverno"
As temperaturas de referência encontram-se trocadas. O correcto seria dizer 24 a 25 graus no verão, e 20 a 21 no inverno com humidade relativa a rondar os 55 %.
1 Comentários:
Existe um erro neste artigo:
"E o ideal é que se situe por volta dos 20ºC no verão e dos 25ºC no inverno"
As temperaturas de referência encontram-se trocadas.
O correcto seria dizer 24 a 25 graus no verão, e 20 a 21 no inverno com humidade relativa a rondar os 55 %.
Para poder comentar deves entrar na tua conta