
Novo ‘golden visa’ da Nova Zelândia aumentará procura por casas de luxo
Desde o relançamento do programa Active Investor Plus (AIP), em abril, o governo da Nova Zelândia recebeu cerca de 200 candidaturas para obter uma autorização de residência, segundo o serviço de Imigração do país. A maioria vem de indivíduos com grande património, oriundos dos EUA, China e Hong Kong. Embora o investimento em imóveis residenciais não faça parte dos requisitos do programa, aqueles que obtiverem este tipo de ‘golden visa’ poderão comprar uma casa para uso próprio, o que deverá impulsionar o setor de habitação de luxo, segundo especialistas.

O homem por detrás dos Golden Visa: oferta e procura a crescer
O Financial Times entrevistou recentemente Christian Kälin, presidente da sociedade de advogados Henley & Partners e considerado um dos pioneiros dos chamados programas de Golden Visa — programas que concedem autorizações de residência, e alguns casos de cidadania, a estrangeiros que realizem investimentos significativos, normalmente em imobiliário.

Visto de investidor: o que é e como pedir?
As condições apresentadas por Portugal são perfeitas para o turismo.

TJUE declara ilegais 'golden visa' para grandes investidores
O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) declarou ilegais os programas de cidadania que concedem autorizações de residência a grandes investidores, conhecidos como ‘golden visa’, por considerar que infringem as normas comunitárias ao implicarem a comercialização da concessão da nacionalidade de um Estado-membro.

Norte-americanos rendidos aos encantos de Portugal
O número de cidadãos norte-americanos com residência em Portugal acelerou nos últimos anos, tendo aumentado mais de sete vezes desde 2017, data do primeiro mandato do atual Presidente dos EUA, Donald Trump, até 2024.

Vistos gold em Espanha: ponto final... 12 anos depois
Entrou em vigor em Espanha esta quinta-feira (3 de abril de 2025) a modificação da Lei 14/2013, de 27 de setembro, de apoio aos empreendedores e à sua internacionalização, pela qual se eliminam os vistos de investimento, mais conhecidos como Golden Visa, após a publicação, em janeiro, da Lei Orgânica 1/2025, de medidas em matéria de eficiência do Serviço Público de Justiça. A primeira lei aprovada de 2025 dava três meses de margem para a supressão dos artigos 63 a 67 da Lei 14/2013, que até agora regulavam o regime de residência para estrangeiros que realizam investimentos significativos no país, incluindo a compra de casas em Espanha por um valor mínimo de 500.000 euros.

Nova Zelândia flexibiliza vistos gold para atrair investimento
Ao contrário de Portugal e da vizinha Espanha, a Nova Zelândia irá flexibilizar os requisitos para a obtenção dos vistos gold com o objetivo de atrair investimentos multimilionários para o país da Oceânia.

Vistos gold: Portugal acelera processos após longos atrasos
Portugal está a acelerar os tempos de processamento de candidaturas ao programa Golden Visa – também conhecido como vistos gold –, após longos atrasos verificados nos processos, que acabaram por “manchar” a imagem do programa. O mesmo oferece aos investidores estrangeiros, em algumas circunstâncias, a possibilidade de obter uma autorização de residência em Portugal através de investimentos em áreas específicas, como imobiliário, criação de emprego, ou transferência de capital.

Vistos gold eliminados em Espanha a partir de 2025
A polémica em torno do fim da concessão de vistos gold (Golden Visa) ultrapassou fronteiras e chegou também a Espanha, tendo o Congresso dos Deputados aprovado o projeto de lei que põe fim aos referidos vistos, que foram aprovados no âmbito da governação de Mariano Rajoy para não residentes na União Europeia (UE) que invistam mais de 500.000 euros na compra de uma casa.

Vistos gold: Grécia aperta regras para combater crise na habitação
A Grécia reforçou este domingo (31 de março de 2024) as regras para obtenção dos chamados vistos gold, que concedem autorização de residência a cidadãos estrangeiros mediante investimento em bens imobiliários, para combater a crise na habitação.

Vistos gold brilham em Portugal e na Europa – apesar das polémicas
Os programas europeus que oferecem cidadania “em troca” de investimento – nomeadamente em imobiliário – estão vivos e de boa saúde na Europa, apesar dos apelos para que seja colocado um ponto final na emissão de novos vistos gold. Este é, de resto, um tema bastante polémico em Portugal, com o Governo a querer por fim ao programa Golden Visa após mais de uma década em vigor – foi aprovado pelo Governo e no Parlamento, faltando apenas luz verde do Presidente da República para que o programa chegue mesmo ao fim.

Vistos gold: há mais de 7 mil pedidos à espera de luz verde
Há mudanças a caminho no que diz respeito ao programa vistos gold. No âmbito do Mais Habitação, foi aprovado na especialidade parlamentar o fim da concessão de autorizações de residência voltado para investimento imobiliário, que deverá entrar em vigor após a publicação do diploma.

Vistos gold: investimento captado mais que duplica em março
O investimento captado pelo programa vistos gold mais que duplicou em março, em termos homólogos, para 78,4 milhões de euros, e subiu 42% face ao trimestre anterior, segundo contas feitas pela Lusa com base nos dados do SEF. Em março, o montante captado através do programa de Autorização de Residência para o Investimento (ARI), que cumpriu 10 anos em outubro do ano passado, cresceu 126,5% face ao mês homólogo de 2022 (34,6 milhões), para 78,4 milhões de euros. Face a fevereiro, quando captou 55,2 milhões de euros, o aumento foi de 42%.

Fim dos vistos gold põe em risco projetos turísticos de 100 milhões
É mais umas das vozes que se junta ao coro de críticas contra o fim do programa dos vistos gold, que está contemplado no pacote Mais Habitação anunciado pelo Governo. A promotora imobiliária Teppe está em vias de deixar cair projetos imobiliários em Portugal avaliados em 100 milhões de euros em investimento direto. “Tínhamos ativos adquiridos para desenvolvimento que neste momento equacionamos, em função daquilo que venha a ser decisão final. Ou reconvertemos, ou desenvolvemos ou ficamos com os ativos”, refere Hugo Lima, partner da empresa, que já alterou três projetos turísticos.

Fim dos vistos gold: associação quer que Parlamento chumbe medida
O fim do programa dos vistos gold é uma das medidas contempladas no pacote Mais Habitação do Governo, sendo também uma das mais polémicas. O Executivo aprovou-a em Conselho de Ministros no dia 30 de março de 2023, mas são várias as vozes que se fazem ouvir contra a solução de por um ponto final na emissão de novos vistos Golden Visa. A Associação Portuguesa de Capital de Risco (APCR) considera que o diploma, que está na Assembleia da República para que os partidos possam apresentar alterações, põe em causa a atração de investimento estrangeiro.

Fim dos vistos gold confirmado por António Costa
Depois de mais de uma década a contribuir para o crescimento do imobiliário e da economia nacional, o regime dos vistos gold em Portugal chega mesmo ao fim. Desta forma, todos os pedidos de novos visa gold realizados após o passado dia 16 de fevereiro já não são considerados válidos.

Vistos gold: investimento sobe 31% em fevereiro para 55,2 milhões
O investimento captado por via do programa vistos gold subiu 31% em fevereiro, em termos homólogos, para 55,2 milhões de euros, de acordo com contas feitas pela Lusa com base nos dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Fim de vistos gold pode suspender investimentos de 600 milhões
A Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts (APR) estima que o fim dos vistos gold, anunciado pelo Governo, pode levar à suspensão imediata de investimentos de mais de 600 milhões de euros e 1.000 postos de trabalho.

Novos vistos gold vão mesmo acabar, confirma o Governo
Depois de ter ameaçado em novembro, e apesar dos pedidos do setor imobiliário para que apenas fossem feitos ajustes ao programa, António Costa vai mesmo colocar um ponto final nos vistos gold em Portugal. O primeiro-ministro anunciou esta quinta-feira, dia 16 de fevereiro, que este regime de autorização de residência a estrangeiros (ARI) vai deixar de vigorar, nas suas palavras, com o "objetivo de acabar com a especulação imobiliária". Em declarações aos jornalistas no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, após um Conselho de Ministros exclusivamente dedicado à habitação, o líder do Governo socialista, de maioria absoluta, esclareceu que em causa está o fim da “concessão de novos vistos gold".

Vistos gold: programa "aumentou riscos de corrupção" em Portugal
O programa de vistos gold em Portugal “aumentou os riscos de corrupção” e “pressionou o mercado imobiliário”, indica o Índice de Perceção da Corrupção (CPI) 2022, da organização Transparência Internacional (TI), divulgado esta terça-feira (31 de janeiro de 2023).

Vistos gold: investimento captado sobe 42% em 2022 para 654 milhões
O investimento captado através dos vistos gold em 2022 ascendeu a 654,2 milhões de euros, um aumento de 41,9% face ao ano anterior, de acordo com contas feitas pela Lusa com base nos dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Em 2022, foram atribuídas 1.281 Autorizações de Residência para o Investimento (ARI) – como são chamados os vistos gold –, programa que cumpriu 10 anos em outubro passado.

Compra de imóveis gerou 89% dos 6.609 milhões de euros dos vistos gold
Mais de 6.609 milhões de euros foram captados através dos vistos gold em 10 anos do programa, com a compra de imóveis a representar 89% do montante, segundo contas feitas pela Lusa com base em dados do SEF.

Governo cria grupo de trabalho para avaliar fim dos vistos gold
O Governo está a criar um grupo de trabalho com os ministérios da Economia, dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna, para avaliar o fim dos vistos gold, na sequência do anúncio do primeiro-ministro, disse o ministro da Economia.

Fim dos vistos gold está a ser estudado pelo Governo, anuncia Costa
O primeiro-ministro afirmou esta quarta-feira que o Governo está a avaliar a continuidade do regime de vistos gold para obtenção de autorização de residência em Portugal, admitindo que poderá não se justificar mais a sua manutenção.
António Costa falava aos jornalistas no final de uma visita de qua

Vistos gold: Portugal impôs critérios mais rigorosos, alerta a OCDE
Portugal introduziu critérios mais rigorosos para a obtenção dos chamados vistos gold, mas mantiveram-se inalterados os montantes limite para o investimento imobiliário, enquanto foram aumentados para outras área de investimentos, refere a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) no seu relatório sobre migrações.