
ALP e IHRU assinam protocolo de cooperação para promover a reabilitação e o arrendamento
A Associação Lisbonense de Proprietários e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana vão assinar um protocolo de cooperação estratégica que visa promover a reabilitação urbana e o mercado de arrendamento. A cerimónia realiza-se quinta-feira, às 15 horas, no Salão Nobre da ALP, em Lisboa.

Recibos eletrónicos: senhorios e inquilinos não foram consultados
Proprietários, inquilinos e mediadores anunciaram a criação da Comissão do Mercado Acompanhamento do Arrendamento Urbano. Lamentam a inexistência de dados sobre as rendas e o facto de não terem sido ouvidos no âmbito de alguns temas, como a emissão de recibos eletrónicos.

Aumento do IMI deve levar a subida das rendas
A nova fatura do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) deverá fazer com que os senhorios que ainda não avançaram com aumentos de renda o façam entretanto. A nova lei das rendas entrou em vigor há cerca de ano e meio – 12 de novembro de 2012 –, mas senhorios e inquilinos continuam a ter de fazer contas, isto porque já terão sido apresentados mais de 50 mil pedidos de comprovativo do RABC.
Rendas: proprietários divididos com alargamento para dez anos do prazo de transição
Os proprietários estão divididos quanto à possibilidade de alargamento do prazo de transição previsto na nova lei das rendas para as pequenas empresas.

É cada vez mais difícil arrendar casa, alertam proprietários
As associações de proprietários dizem que é cada vez mais difícil arrendar uma casa e, apesar da expectativa, asseguram que o mercado de arrendamento está parado.

proprietários querem fim de “impostos confiscatórios” no sector
o presidente da associação lisbonense de proprietários (alp), luís menezes leitão, considerou que, “para que a economia comece a recuperar, é preciso que sejam levantados os impostos confiscatórios que surgiram em portugal e na grécia” sobre o sectorde acordo com o responsável, que falava

proprietários processam estado por anos de rendas congeladas
a associação lisbonense de proprietários (alp) vai processar o estado devido aos anos em que as rendas estiveram congeladas.

proprietários de casas em zonas ribeirinhas têm de reivindicar imóveis em tribunal
os proprietários de imóveis localizados em zonas ribeirinhas correm o risco de perder qualquer direito sobre o imóvel.

entrevista: "não é justo ter uma habitação subsidiada a vida toda”
luís menezes leitão, presidente da associação lisbonense de proprietários, não acredita que a anunciada actualização das rendas se concretize nos próximos anos e aponta o dedo à falta de coragem política dos governantes.