Comentários: 5
É cada vez mais difícil arrendar casa, alertam proprietários

As associações de proprietários dizem que é cada vez mais difícil arrendar uma casa e, apesar da expectativa, asseguram que o mercado de arrendamento está parado. A crise, o aumento da emigração e a saída de estrangeiros de Portugal são apontadas como causas para o facto de haver cada vez mais casas vazias no País, sobretudo na periferia das grandes cidades.  

Para António Frias Marques, presidente da Associação Nacional de Proprietários (ANP), a falta de nascimentos deixa antever que haja no futuro ainda mais casas vazias, pelo que é preciso pensar na hipótese de terem de ser demolidas muitas habitações. O responsável adiantou, em declarações à TSF, que os proprietários estão desesperados porque têm de pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis, sendo que é muito difícil arrendar.

Uma opinião, de resto, partilhada por Luís Menezes Leitão, presidente da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP). Segundo o próprio, há cada vez mais casas desocupadas e há cada vez mais associados a queixar-se que não conseguem arrendar. Isto numa altura em que uma casa vazia arrisca-se a ter o IMI a triplicar.

A Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) vai mais longe e considera que o mercado não é igual em todas as zonas do país, alertando para o facto de haver muita procura de casas para arrendar nos centros de Lisboa e do Porto. O problema é na periferia, adianta a entidade.  

Reis Campos, presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), tem outra opinião. Segundo o responsável, não há casas em excesso no País, há é muitas habitações degradadas e que já não estão em condições de serem habitadas.

Ver comentários (5) / Comentar

5 Comentários:

17 Dezembro 2013, 11:17

isto é assustador......

17 Dezembro 2013, 11:20

Bom dia, mas o mercado de arrendamento é o único que ainda suporta o mercado imobiliário, os preços têm sido ajustados a uma realidade diferente, a qualidade do arrendamento subiu e os valores decresceram, tem de haver uma
mentalização por parte dos proprietários em adaptar-se ao mercado actual.

17 Dezembro 2013, 13:34

e agora mais uma, os Certificados Energéticos a complicar...entre Inquilinos e Senhorios.

20 Dezembro 2013, 15:11

Pois é. Agora com o decreto lei 118/2013 é que vais ser bonito. Quer arrendar a sua casa? Então prepare-se para mais um imposto indireto? Lá vai mais um mês de renda para a ADENE! Nota: Empresa com 61% de Capitais Públicos. Está a ver a cena? Se não gostar emigre, será apensas mais um...

20 Dezembro 2013, 18:33

Não sei como se pode resolver o problema do arrendamento, mas sei como se pode resolver a complicada e abusiva questão do IMI.
Se os legisladores, os avaliadores e os autarcas quiserem ser honestos, se quiserem uma lei justa para o proprietário e para a autarquia, basta acrscentar-lhe um parágrafo com o seguinte texto:
"Se o proprietário não concordar com o valor patrimonial atribuído ao seu bem, tem o direito de o entregar à autarquia e esta a obrigação de ficar com o bem, por si avaliado, pagando ao proprietário o valor pelo qual o avaliou".
Fica assim, com benefício para as duas partes, concluída a transação do bem...

António Fernandes

Para poder comentar deves entrar na tua conta