
Sabes quais são as 10 profissões mais promissoras dentro de 15 anos?
Para que possas orientar melhor o teu futuro profissional - ou dos teus filhos - apresentamos-te as 10 profissões mais "promissoras" em 2030. A lista é extraída de um estudo, realizado pela Inspired Minds da Canadian Scholarship Trust Plan que identifica 34 profissões, com base em mudanças tenológicas, sociais, económicas e ambientais.

Há menos 78 mil pessoas inscritas no IEFP que há um ano
Em junho, estavam inscritas nos centros de emprego 536.656 pessoas, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Trata-se de uma queda de 12,7% face ao período homólogo (menos 78 mil pessoas) e de 2,5% face ao mês anterior.

Portugal vai precisar “de engenheiros civis que não tem”
O presidente da Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN), Fernando de Almeida Santos, disse que Portugal vai precisar, a curto prazo, “de engenheiros civis que não tem”, antecipando que o país passará a ser de “imigrantes” nesta profissão.

Emigrantes portugueses enviaram três mil milhões de euros “para casa”
Nunca os emigrantes portugueses tinham enviado tanto dinheiro para Portugal como no ano passado. Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), em 2013, as remessas ultrapassaram pela primeira vez os três mil milhões de euros, mais 9,6% que em 2012.
Há menos 5,2% de inscritos nos centros de emprego
Segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de desempregados inscritos diminuiu 5,2% em fevereiro, quando comparado com o período homólogo, para um total de 700.954 pessoas.
Discriminação ainda é principal obstáculo ao emprego
Um estudo revelado esta sexta-feira indica que a discriminação racial e religiosa é o principal obstáculo para os imigrantes não europeus encontrarem emprego na Europa, uma situação que se agravou com a crise económica e Portugal não é exceção.

Só um terço dos desempregados admite receber subsídio
No final do ano passado, dos 826 mil desempregados atualmente reconhecidos, 595 mil dizem estar inscritos num centro de emprego e apenas uma pequena parte (275 mil) admite receber o subsídio, ou seja, somente um terço dos desempregados diz ao Instituto Nacional de Estatística (INE) que recebe a prestação social.

Radiografia do dia: Que países estão a contratar pessoas?
Esta imagem indica quais são os países que estão a contratar mais pessoas. Ou melhor, quais esperam recrutar mais pessoas no segundo trimestre do ano. Segundo um estudo da multinacional de seleção Antal, o Egito encabeça a lista, prevendo – as suas empresas – fazer contratações na ordem dos 74%.

Radiografia do dia: Evolução da criação de emprego nos países europeus
Este gráfico indica a evolução da criação de emprego nos países europeus entre o terceiro e o quarto trimestre do ano passado. Segundo o Eurostat, gabinete de estatísticas da UE, Portugal foi uma das nações que apresentou melhores resultados: no quarto trimestre de 2013, o emprego cresceu 0,5% face ao período homólogo e 0,7% face ao trimestre anterior.

Radiografia do dia: Taxa de desemprego nos países da UE em novembro
Este gráfico indica qual foi, em novembro, a taxa de desemprego nos 28 países da União Europeia (UE).

Rumores
Vítor Gaspar já tem equipa para reformar estudos do Banco de Portugal: O ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar já tem equipa para reformar o trabalho do gabinete de estudos do Banco de Portugal, sendo que conta com dois dos economistas nacionais mais reconhecidos na área da política monetária: João

Radiografia do dia: Crescimento do emprego nos países da UE
Este gráfico indica qual foi o crescimento do emprego nos 28 países da União Europeia (UE). Segundo dados da Comissão Europeia, Portugal lidera a lista, com um aumento de emprego na ordem dos 1,2% no terceiro trimestre do ano.

Radiografia do dia: Taxa de desemprego nos países da UE
Este gráfico indica qual era, em outubro, a taxa de desemprego nos 28 países da União Europeia (UE). Segundo o Eurostat, a média da UE é de 10,9%, menos que a média da Zona Euro (12,1%).

Radiografia do dia: Taxa de desemprego nos países da UE em outubro
Em outubro, a taxa de desemprego caiu em Portugal pelo oitavo mês consecutivo, sendo preciso recuar a maio de 2012 (17 meses) para se encontrar uma taxa tão baixa. Segundo o Eurostat, a taxa foi de 15,7%, a quinta maior entre 28 países da União Europeia (UE).

Radiografia do dia: A taxa de desemprego no País
A taxa de desemprego em Portugal caiu no terceiro trimestre do ano para 15,6%.

Taxa de desemprego desce para 16,3% em setembro
Em setembro, a taxa de desemprego recuou para 16,3%, o valor mais baixo desde o mesmo mês do ano passado.

radiografia do dia: a taxa de desemprego na europa
o gráfico em cima indica qual é a taxa de desemprego nos países europeus. segundo o dinheiro vivo, que se apoia em dados do eurostat, a taxa de desemprego na zona euro é de 12% e na ue é de 10,9%. em portugal, os valores são bem superiores: 16,5%

radiografia do dia: taxa de desemprego nos 28 países da ue
o gráfico em cima indica qua foi, em agosto, a taxa de desemprego nos 28 países da união europeia (ue).

fmi defende subsídio de desemprego comum na zona euro
a ideia de uma união económica, bancária e orçamental, assente na disciplina e num orçamento comum na zona euro ganhou mais força no debate europeu com a crise das dívidas soberanas.

radiografia do dia: em que países se trabalha mais?
o gráfico em cima indica quais são os países onde se trabalha mais e menos ao longo do ano. a liderar a lista estão os mexicanos e os sul-coreanos, que trabalham mais de 2.050 horas por ano (cada cidadão). em sentido oposto encontram-se alemães, noruegueses e belgas.

radiografia do dia: evolução do pib e da taxa de desemprego em vários países nos últimos anos
o gráfico em cima indica qual foi a evolução do produto interno bruto (pib) e da taxa de desemprego em vários países (eua, japão, reino unido, china e zona euro) nos últimos anos, desde 2008.

rumores
menezes excedeu em 70% o orçamento para propaganda de rua: as previsões feitas pela candidatura de luis filipe menezes à câmara do porto para o aluguer de estruturas metálicas para cartazes e telas e produção de outdoors já derraparam 70%.

subemprego aumentou 139% em cinco anos nos salários inferiores a 310 euros
o trabalho precário e as baixas remunerações parecem ter vindo para ficar no país.

taxa de desemprego cai para 16,4% no segundo trimestre
a taxa de desemprego em portugal desceu para 16,4% no segundo trimestre, menos 1,3% que nos primeiros três meses do ano (17,7%).