Moratória de crédito (habitação) pedida por mais de 7 mil clientes

Cerca de 40% destes pedidos de moratória de créditos foram solicitados por famílias devido ao mau tempo, revela o BdP.
Moratória no crédito habitação
Clara Raposo, vice-governadora do Banco de Portugal Getty images
Lusa
Lusa

Perto de 7.400 clientes particulares e empresas afetados pelo mau tempo, com créditos de 930 milhões de euros, aderiram, até final de março, à moratória de créditos decretada pelo Governo, anunciou a vice-governadora do Banco de Portugal esta terça-feira, dia 21 de abril.

Numa audição parlamentar da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), Clara Raposo disse que o montante dos créditos abrangidos pela moratória representa “menos de 1,5% dos créditos à habitação das famílias e 4% dos créditos concedidos a empresas” nas regiões afetadas pelas tempestades.

Publicidade

A vice-governadora disse ainda que 60% dos pedidos de adesão à moratória de 90 dias partiu das empresas, maioritariamente de média dimensão e com vocação exportadora.

Clara Raposo referiu que a informação recolhida até ao momento pelo Banco de Portugal deve ser encarada “com prudência”, uma vez que é ainda “incompleta e provisória”.

"Seria imprudente da minha parte apresentar uma avaliação sem ter a informação completa" disse ainda, acrescentando que "a seu tempo" o banco central fará uma análise mais completa sobre o impacto das medidas desenhadas pelo Governo.

Em resposta a questões dos deputados, a vice-governadora do BdP disse não existir evidência de que a moratória sobre os créditos ou as linhas de crédito destinadas às empresas afetadas pelo mau tempo estejam a ser usadas para fazer algum tipo de "reciclagem de créditos".

A vice-governadora recordou que, de acordo com o boletim económico de março do banco central, o impacto do mau tempo "poderá tirar uma décima ao crescimento económico em 2026", apesar da recuperação e reconstrução em curso nas zonas afetadas.

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.