Ikea ‘escucha’ a TikTok: relanza su estantería vintage que se ha hecho viral casi 30 años después

Ikea escuta Tik Tok e olha para o passado para reinventar novas peças

A Ikea volta a olhar para o passado para reinventar o presente. A multinacional sueca anunciou o relançamento da estante Guide, um design icónico de Niels Gammelgaard criado em 1985, que agora regressa com o nome Byakorre. Este modelo, que ganhou popularidade no TikTok graças a vídeos que destacam a sua funcionalidade e estética, é um dos protagonistas da mais recente coleção Nytillverkad, uma homenagem às peças mais emblemáticas da Ikea desde os anos 60 até aos anos 90. O relançamento estará disponível em lojas de todo o mundo e online a partir de fevereiro de 2025.

Decorar a casa: “IA tem o poder de revolucionar o design de interiores”

A decoração e o mobiliário vão evoluindo e adaptando-se às tendências atuais. Os materiais sustentáveis, as plantas e os móveis multifuncionais têm vindo a ganhar espaço nas casas dos portugueses. E as novas tecnologias estão a marcar cada vez mais as tendências neste setor. “A Inteligência Artificial (IA) tem o poder de revolucionar o design de interiores ao tornar os processos mais eficientes, personalizados e inovadores”, admite Rita Pacheco, presidente da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF), em entrevista ao idealista/news a propósito do arranque da feira Capital do Móvel: realiza-se entre 12 e 16 de junho, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

Como mobilar a casa em 2024: dicas, tendências e estilos

Em geral, formas arredondadas, materiais naturais, assentos grandes e móveis multifuncionais estão agora em voga. A razão está na saudade de espaços mais agradáveis, com estética natural que respondam a um maior interesse por tudo o que tem a ver com sustentabilidade, reciclagem e ligação entre os espaços interiores e exteriores da casa.
Comprar artigos de decoração

Decorar a casa: La Redoute abre loja outlet em Leiria

A decoração da casa passou a ter uma nova relevância na vida dos portugueses, depois do tempo passado dentro de quatro paredes durante a pandemia. E esta tendência refletiu-se nos negócios de decoração de interiores e exteriores.
Mobiliário português está em alta

Mobiliário português: “Qualidade dos artesãos é verdadeiro património”

A casa saiu valorizada da pandemia da Covid-19. E, hoje, decorar a casa com mobiliário português é apostar na tradição, elegância e sustentabilidade. Estes móveis com selo Made In Portugal estão a dar cartas cá dentro e lá fora, tendo-se assistido a um aumento da procura em ambos os mercados. “A qualidade dos artesãos portugueses, passada de geração em geração, é um verdadeiro património e um incontornável fator de diferenciação a nível internacional”, revela Gualter Morgado, diretor executivo da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) em entrevista ao idealista/news.

Em que é que a Ikea se inspira para dar nomes aos móveis?

Queremos revelar um dos segredos mais bem guardados da fabricante de móveis sueca: o processo de “batismo” dos móveis. Certamente já te perguntaste por que é que aquela poltrona da Ikea se chama Erktop ou o tapete da casa da tua mãe se chama Langsted.
Mobiliário em alta em Portugal

Negócio do mobiliário em alta em 2022 – supera níveis pré-pandemia

O primeiro trimestre de 2022 confirma a tendência positiva esperada para o cluster do mobiliário e afins, que supera, pela primeira vez, os valores pré-pandemia. No período em causa, registou-se um volume de exportações avaliado em quase 500 milhões de euros, mais 4% face ao mesmo período de 2019, segundo dados divulgados recentemente pela APIMA – Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins.