
De inovações sabe, e bastante, a Arpa Industriale, empresa italiana que este ano apresenta ao público o Fenix na Casa Decor 2025, que se realiza em Madrid (Espanha) até dia 18 de maio.
O espaço onde mostra os seus materiais nesta edição do evento de referência de design de interiores em Espanha chama-se Gabinete de Curiosidades, em honra ao design italiano (a casa mãe é italiana), bem como às descobertas e inovações.
O Fenix, que surgiu em 2013, é uma superfície tecnológica feita com 70% de papel proveniente de fontes sustentáveis, que se destaca pela durabilidade e pela variedade de usos: serve tanto para revestir paredes como para o design de móveis e superfícies de cozinhas, hotéis ou lojas de luxo.
Falamos deste e de outros materiais, bem como das tendências no design de interiores, com Gema Bonilla, responsável de marketing do Fenix.
Onde estamos agora?
Na Casa Decor e este é o espaço Fénix. Chama-se Gabinete da Curiosidade e é um espaço no qual queremos prestar uma homenagem. Um tributo à arquitetura italiana, à suavidade, ao toque dos materiais e ao facto de explorar e descobrir.
O que é o Fenix?
São os materiais inovadores criados pela Arpa Industriale em 2013 para o design de interiores. O Fenix tem uma baixa refletividade luminosa, o que lhe confere características mate, anti-dedadas, muito suave ao toque e, além disso, tem a capacidade de se reparar de micro riscos.

De que é feito?
Os laminados de alta pressão em geral e o Fenix, que é uma superfície tecnológica, são feitos com 70% de papel provenientes de fontes sustentáveis. São papel e resinas acrílicas.
"Os laminados de alta pressão em geral e o Fenix, que é uma superfície tecnológica, são feitos com 70% de papel provenientes de fontes sustentáveis. São papel e resinas acrílicas"
O que se pode fazer com este material?
Todo o tipo de mobiliário, porque a aplicação pode ser tanto vertical como horizontal. Sendo super mate e anti-dedadas, é muito interessante utilizá-lo em mesas de escritório, mesas de reuniões, balcões, portas em hotéis..., porque, graças à sua resistência, durabilidade e à característica de não deixar marcas, permite realmente ter uma superfície que se mantém impecável durante muito mais tempo.
O Fenix está muito presente no mundo da cozinha. Os principais fabricantes de cozinhas de alta gama utilizam as nossas superfícies para os seus revestimentos, tanto balcões como para os móveis. Depois, também é um material que é utilizado e que responde muito bem a zonas de elevado movimento. Portanto, hotéis, receções, portas de passagem e todo o mobiliário em si, que tem um uso muito continuado. Também no retalho, em lojas de alta gama para os balcões, os expositores... Este material responde muito bem por isso, porque permanece impecável durante muito mais tempo.

Quem são os principais compradores?
Vendemos principalmente a fabricantes, designers, decoradores de interiores e arquitetos. O Fenix aplica-se em todo o tipo de soluções de design de interiores, principalmente mobiliário, superfícies, revestimentos de paredes.
"Antes, os materiais sustentáveis disfarçavam-se ou tentavam imitar os não sustentáveis, porque eram percebidos como materiais talvez mais feios. Hoje, essa imperfeição é a beleza do material e encontra-se nas tendências de interiores, nos designs. Essa busca pelo natural, pelo artesanal, pelo feito à mão e pela imperfeição"
Qual é a duração deste material?
É para sempre. É um material compacto que não se pode separar e tem características realmente muito boas. Um dos nossos eixos de sustentabilidade é isso, a durabilidade do material.

Que outros materiais podem ser vistos neste espaço?
Há outros materiais de alta pressão como a Fórmica. É um laminado que é feito com 70% de papel, mas na sua composição foram utilizadas fibras de resíduos da fabricação das 'jeans' (calças de ganga), o que faz com que seja um material muito sustentável e com uma história muito interessante, visto que estamos a falar de uma das indústrias mais poluentes do mundo, a da fabricação das 'jeans'. Damos uma nova vida a esses resíduos, aplicando-os em mobiliário e revestimentos numa solução que perdura para sempre. Além disso, é um produto antimicrobiano, não permite que nada passe para o seu interior, pelo que as bactérias não podem proliferar. É um produto interessante para superfícies onde haja contacto com alimentos.

Para terminar, pode falar-nos das tendências no design de interiores?
Dentro das tendências, estamos a observar que uma das mais importantes é o regresso dos materiais sustentáveis. Antes, os materiais sustentáveis disfarçavam-se ou tentavam imitar os não sustentáveis, porque eram percebidos como materiais talvez mais feios. Hoje, essa imperfeição é a beleza do material e encontra-se nas tendências de interiores, nos designs. Essa busca pelo natural, pelo artesanal, pelo feito à mão e pela imperfeição. Podemos então dizer que uma tendência muito clara é a desse material de origem reciclada que antes era feio e agora é bonito.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta