
Proprietárias de imóveis em Lisboa contra pagamento de obras coercivas
Três proprietárias de imóveis na Estrada do Loureiro, em Lisboa, exigiram esta terça-feira (29 de abril de 2025) uma explicação sobre a imputação dos custos da empreitada urgente de estabilização da escarpa junto ao Cemitério dos Prazeres, após terem recebido cartas da câmara municipal. A situação foi abordada na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), com a intervenção das proprietárias durante o período de intervenção aberto ao público.

Torre de Belém encerra para obras com prazo de um ano
A Torre de Belém, em Lisboa, encerrou para obras de conservação e restauro, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que têm a duração prevista de um ano, embora sejam possíveis reaberturas intermitentes, anunciou a empresa responsável.De acordo com um comunicado da empresa pública Mus

Obras em Lisboa: câmara reprograma investimentos em sete empreitadas
A Câmara de Lisboa reprogramou os montantes de investimento contratados para sete empreitadas, incluindo o Centro Intergeracional das Garridas e a execução dos túneis de drenagem, passando parte da verba prevista para este ano para 2026 e 2027.

Câmara de Lisboa aprova projeto de arquitetura para Museu Judaico
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou o projeto de arquitetura para o Museu Judaico, na freguesia de Belém, em que se prevê “um edifício isolado” na zona da frente ribeirinha, com três pisos acima da cota de soleira.

Gebalis investe 3,6 milhões em obras em 3 bairros municipais de Lisboa
Os bairros do Alto do Faia, Bela Flor e Olivais Velho, em Lisboa, vão beneficiar de obras de conservação. Em causa estão 20 lotes, sendo que as obras abrangem 249 fogos, beneficiando 699 moradores. Trata-se de um investimento de 3,6 milhões de euros que avança no âmbito do Programa de Reabilitação dos Bairros Municipais de Lisboa “Morar Melhor”, anunciou esta terça-feira (17 de dezembro de 2024) a empresa de gestão de bairros municipais de Lisboa (Gebalis).

CML aguarda resposta do promotor para “prédios dos grafitti”
O promotor do projeto de requalificação de três edifícios abandonados na Avenida Fontes Pereira de Melo (conhecidos como "prédios dos grafitti"), em Lisboa, está a preparar uma resposta ao chumbo da proposta pelo executivo municipal, disse a vereadora do Urbanismo da CML, Joana Almeida.

Nova Almirante Reis será mais verde e terá mais segurança nas ciclovias
A nova Almirante Reis, em Lisboa, vai ter mais árvores, mais estacionamento, ciclovias laterais e não terá separador central, segundo o plano de requalificação daquela avenida, apresentado esta terça-feira (27 de novembro de 2024) pelo presidente da Câmara, Carlos Moedas (PSD). Orçado em 20 milhões de euros, 13 milhões dos quais na primeira fase para o faseamento (projeto + obra), o Projeto Integrado de Requalificação do Eixo da Almirante Reis divide a avenida em dois troços.

Requalificação da Avenida Almirante Reis em Lisboa prevista para 2026
A obra de requalificação do eixo da Avenida Almirante Reis, em Lisboa, está prevista arrancar em 2026, depois de aprovado o projeto de execução e lançado o concurso público para a empreitada, afirmou esta segunda-feira (dia 25 de novembro) a vereadora do Urbanismo.

Habitação municipal em Lisboa: obras em 275 casas de três bairros
Os bairros da Alta de Lisboa Sul, Alto do Lumiar e Boavista, em Lisboa, vão ser alvo de obras de “conservação, reparação e restauro de edifícios, designadamente nas fachadas e coberturas”, no âmbito do Morar Melhor - Programa de Reabilitação dos Bairros Municipais de Lisboa, anunciou esta quarta-feira (24 de outubro de 2024) a Gebalis. Segundo a empresa de Gestão de Bairros Municipais de Lisboa, está em causa um investimento de 3.411.009,11 euros que terá um “impacto positivo em 275 frações, com benefício para cerca de 771 moradores”.

Obras do metro de Lisboa com desvio de 500 milhões – e estão atrasadas
As obras do Metropolitano de Lisboa estão com atrasos entre 18 e 30 meses e um desvio financeiro de cerca de 500 milhões de euros, admitiu esta terça-feira (22 de outubro de 2024) a secretária de Estado da Mobilidade, garantindo, porém, a sua execução. Cristina Pinto Dias falava numa audição na comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação da Assembleia da República, em Lisboa, a requerimento do PS, sobre “atrasos nas obras do metro de Lisboa”.

Expansão do Metro para Alcântara no prazo é "materialmente impossível"
A expansão da rede do Metro de Lisboa até Alcântara é um dos investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas será "materialmente impossível" concluir até final de 2026, disse esta quarta-feira (24 de julho de 2024) o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR (CNA-PRR), Pedro Dominguinhos.

Metro de Lisboa devolve mais de 30 casas às famílias em setembro
Os moradores da Travessa do Pasteleiro, em Santos, que tiveram de desocupar as suas casas há mais de um ano devido às obras do Metro de Lisboa, só vão poder regressar no final de setembro, disse a empresa esta segunda-feira, dia 13 de maio.

Obras no aeroporto de Lisboa: ANA tem 4 meses para lançar projetos
O Governo dá 120 dias à ANA para apresentar projetos para o cumprimento das obrigações específicas de desenvolvimento no aeroporto de Lisboa, cujas obras têm de estar concluídas até 2027, segundo resolução publicada em Diário da República esta quinta-feira, dia 28 de dezembro.
A resolução do Consel

Projeto do Hub do Mar assinado pelo ateliê Risco por 1,2 milhões
O projeto do Hub do Mar, na Doca de Pedrouços, em Lisboa, foi atribuído ao ateliê de arquitetura Risco, que venceu o concurso público para a contratação por 1,2 milhões de euros, segundo a proposta aprovada esta quarta-feira (5 de julho de 2023) pela câmara.

Lisboa aprova investimento numa concessão para instalar Hub do Mar
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou esta terça-feira (27 de junho de 2023) a celebração de um contrato de concessão entre a APL - Administração do Porto de Lisboa e o município para instalar o Hub do Mar, na Doca de Pedrouços. Apresentada pelo vereador da Economia e Inovação, Diogo Moura, a proposta pretende o uso privativo de uma parcela de domínio público em Pedrouços para a instalação do Hub do Mar de Lisboa – Polo de Empresas e Shared Ocean Lab [laboratório oceano partilhado], “pelo prazo de 75 anos”, com os respetivos encargos financeiros, “no valor total estimado de 26.080.243,20 euros”.

Obras em Lisboa: câmara cria plano de contingência para a mobilidade
A Câmara Municipal de Lisboa vai criar um plano de contingência para responder aos impactos na mobilidade causados pelas obras que decorrem na cidade, foi divulgado esta quinta-feira (4 de maio de 2023). A criação do plano decorre de uma proposta apresentada pelo BE e que foi aprovada na quarta-feira em reunião da Câmara Municipal, por unanimidade.

Obras na Baixa de Lisboa trazem novas restrições ao trânsito
São várias a obras que estão a decorrer na Baixa de Lisboa em simultâneo, desde a expansão do metro à execução do Plano de Drenagem, que têm já causado vários constrangimentos à circulação automóvel. Para responder a esta questão, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) decidiu aplicar medidas concretas: parte da Baixa de Lisboa e a zona ribeirinha só vão ficar abertas ao trânsito local durante o dia já a partir de 26 de abril.

Concurso público para requalificar Martim Moniz decorre até 26 de maio
O concurso público para requalificar a Praça do Martim Moniz, em Lisboa, está a decorrer até 26 de maio, anunciou esta terça-feira (14 de março de 2023) a Câmara Municipal, destacando que o projeto será desenvolvido por ajuste direto e custará mais de 462.000 euros.

Altar-palco: Mota-Engil aceitou alterações "sem pedir indemnização"
O presidente da Câmara de Lisboa assegurou esta sexta-feira (10 de fevereiro de 2023) que foi “sem pedir qualquer indemnização” que a Mota-Engil, empresa contratada para a construção do altar-palco no Parque Tejo, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), aceitou a alteração do projeto.

Jornada Mundial da Juventude: altar-palco custa (afinal) 2,9 milhões
O custo do altar-palco da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa foi reduzido de 4,2 milhões para 2,9 milhões de euros (+ IVA), anunciou esta sexta-feira (10 de fevereiro de 2023) o município, sublinhando que “até 25 milhões” do investimento camarário no evento “ficarão na cidade”.

Lisboa desafiada a criar superbairros com ruas cedidas aos moradores
As associações Lisboa Possível e Zero querem criar superbairros em Lisboa e têm apresentado o projeto a freguesias da capital portuguesa, propondo restringir a circulação automóvel dentro de bairros para criar mais espaço pedonal. Os promotores alertam que as ruas estão “poluídas e barulhentas” por causa dos carros, o que tornou a cidade “inóspita”, e querem ceder as estradas dos bairros aos moradores.

Lisboa: Assembleia Municipal quer audição pública sobre Almirante Reis
A Assembleia Municipal de Lisboa vai organizar uma audição pública sobre o futuro da Almirante Reis, inclusive da ciclovia, ainda sem data definida, recomendando à câmara que informe sobre a evolução da proposta de requalificação desta avenida.

Obras de reabilitação do Viaduto Duarte Pacheco custam 6,9 milhões
O Viaduto Duarte Pacheco, em Lisboa, vai ser alvo de obras de reabilitação e de reforço sísmico, orçadas em 6,9 milhões de euros, devendo a empreitada arrancar no segundo semestre deste ano, anunciou esta quarta-feira (1 de junho de 2022) a Infraestruturas de Portugal.

Moedas quer obras na ciclovia da Almirante Reis sem consulta pública
O presidente da Câmara de Lisboa propôs esta terça-feira (30 de maio de 2022) que as obras na ciclovia da Almirante Reis avancem sem consulta pública, pedida por BE, Livre e Paula Marques, mas a votação das iniciativas do autarca e da oposição foi adiada. A informação foi prestada à agência Lusa por fonte camarária.

Requalificação em Lisboa: Largo do Conde Barão renasce mais verde
Está concluída a requalificação do Largo do Conde Barão, na freguesia da Misericórdia, revelou esta quarta-feira (9 de fevereiro de 2022) a Câmara Municipal de Lisboa (CML). O largo “tem agora mais zonas verdes, novas passadeiras e estacionamento mais ordenado com áreas de cargas e descargas”, revela a autarquia, adiantando que a requalificação está integrada no programa Uma Praça em cada Bairro.