Subida da prestação da casa

Prestação da casa: ano do contrato e valor em dívida determinam subida

O clima económico europeu está dominado pela inflação. E para a travar o Banco Central Europeu (BCE) subiu as taxas de juro diretoras, uma decisão que desencadeou uma escalada da Euribor e, por conseguinte, uma subida das prestações da casa da maioria das famílias portuguesas, já que cerca de 90% tem créditos habitação com taxa variável. Mas a subida das taxas Euribor não impacta todos os empréstimos habitação de taxa variável ​​da mesma forma, já que depende do ano do contrato e do valor já pago. Explicamos tudo tendo por base simulações.
Crédito à habitação: pagar a casa é 20% mais barato que há quatro anos

Crédito à habitação: pagar a casa é 20% mais barato que há quatro anos

O valor da prestação da casa caiu cerca de 20% nos últimos quatro anos. Neste período, os valores médios mensais das taxas Euribor a três e seis meses caíram de 1,485% e 1,706% para -0,086% e -0,014%, respetivamente. A diminuição reflete as medidas de política monetária tomadas por Mario Draghi desde que assumiu a liderança do Banco Central Europeu (BCE), em novembro de 2011.
Atenção: prestação da casa ainda vai descer, mas vêm ai subidas

Atenção: prestação da casa ainda vai descer, mas vêm ai subidas

A prestação da casa vai continuar a descer em outubro e eventualmente até final do ano, para quem tem contratos de crédito à habitação revistos até dezembro. Em causa está o facto de o Banco Central Europeu (BCE) ter baixado recentemente a taxa de juro diretora para um novo mínimo histórico de 0,05%, o que fez com que as taxas Euribor também descessem. Mas este ciclo tem os dias contados.
Crédito à habitação: pagar a casa é mais caro em junho

Crédito à habitação: pagar a casa é mais caro em junho

A mensalidade a pagar ao banco pelo empréstimo da casa vai aumentar em junho. Em causa está o facto de as taxas Euribor – usadas como referência em Portugal no crédito habitação – terem aumentado em abril, à semelhança do que tem acontecido nos últimos meses. Ou seja, os contratos revistos em maio vão sofrer um agravamento nas prestações.
Prestação da casa sobe para máximos de 2012

Prestação da casa sobe para máximos de 2012

Más notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa, já que a prestação vai aumentar em maio. Em causa está o facto de as taxas Euribor a três, seis e 12 meses estarem a aumentar, o que faz com que a mensalidade também suba. Em maio, a prestação a pagar ao banco deve atingir o nível mais elevado desde 2012.
Prestação da casa vai aumentar em abril

Prestação da casa vai aumentar em abril

Más notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa e vê em abril os respetivos contratos de crédito à habitação serem revistos. Isto porque a prestação vai voltar a ficar mais cara, sobretudo nos financiamentos indexados à taxa Euribor a três meses, que devem subir pelo quinto mês consecutivo.