
Rumores do dia
Banco de Portugal empurra Ricardo Salgado para fora do BES: Ricardo Salgado vai deixar a presidência executiva do BES por imposição do Banco de Portugal (BdP). A saída irá acontecer em breve e pode começar a ser discutida já na assembleia-geral de 5 de maio.
FMI diz que Portugal tem “boas razões” para sair com um programa cautelar
Um alto dirigente do Fundo Monetário Internacional (FMI) garantiu que a instituição se sente confortável com um cenário em que Portugal sai do programa de ajustamento com uma linha de crédito cautelar, uma opção que o Governo quis afastar durante muito tempo, mas que tem ganho força nas últimas semanas.

Governo ainda tem de “ganhar” 700 milhões para cumprir défice
No Conselho de Ministros desta quinta-feira (dia 10), o Governo não fechou as medidas necessárias para baixar o défice para 2,5% no próximo ano, tendo agendada uma nova reunião extraordinária para terça-feira (dia 15). Segundo o Diário Económico, até ontem, o Executivo identificou poupanças no valor de mil milhões de euros, estando ainda a ser trabalhada a solução final para conseguir os restantes 700 milhões.

Bruxelas prefere programa cautelar para Portugal
A um mês e meio do fim do programa da Troika, Bruxelas mantém a preferência por um programa cautelar, mesmo depois de Berlim ter avançado que a possibilidade de uma saída limpa ganha terreno.

Merkel “apoiará qualquer decisão” do Governo sobre a saída da Troika
A reunião entre Pedro Passos Coelho e Angela Merkl correu bem. O primeiro-ministro chegou a Berlim, para se reunir com a chanceler alemã, sem o apoio de José António Seguro, mas abandonou a capital alemã com a certeza de que a Alemanha apoiará o Governo, independentemente da decisão que for tomada sobre a saída da Troika.

Rumores
Moody's diz que é indiferente a forma como Portugal sai do resgate: A agência Moody's diz que é indiferente a forma como Portugal sai do resgate, com ou sem programa cautelar.

Rumores
Redução de pessoal no Estado foi o dobro da exigida pela Troika: Terminado 2013, o Governo português ultrapassou largamente os objectivos de saída de trabalhadores do Estado com que se comprometeu com a Troika.

Rumores
Portugal terá programa cautelar mesmo que tenha acesso aos mercados: Portugal deve recorrer a um programa cautelar no pós-troika independentemente de ter ou não acesso pleno aos mercados ou mesmo que disponha da opção de uma saída limpa, como fez a Irlanda.

Portugal não escapa a programa pós-resgate, diz BCE
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou esta segunda-feira que Portugal vai ter um programa para o período de transição após a conclusão do atual programa de resgate da troika, mas que ainda não está decidida a sua forma. "Sobre o período de transição, haverá um programa.

Passos: “Não tenho condições para dizer que os impostos vão baixar em 2015” (vídeo)
O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho reconheceu que o Governo está a fazer tudo para reduzir a carga fiscal, mas adiantou que não tem ainda condições para dizer quando vai descer os impostos. “Tivemos um aumento de impostos muito significativo.

Rumores
Passos não descarta programa cautelar de um ano: O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho disse esta quinta-feira, em entrevista à TSF/TVI, que não afasta a hipótese de Portugal vir a precisar de um programa cautelar e que, a acontecer, durará um ano.

Rumores
Programa cautelar pode avançar sem acordo do PS: O Governo não precisa de um acordo com o PS para negociar um programa cautelar com a Europa e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Irlanda disse não a programa cautelar. E agora Portugal?
A Irlanda rejeitou o apoio da Europa e do Fundo Monetário Internacional (FMI) e vai regressar aos mercados sem programa cautelar.

Governo negoceia programa cautelar no início de 2014
O ministro da Economia, António Pires de Lima, garantiu nesta segunda-feira em entrevista à Reuters que o Governo quer negociar um programa cautelar com Bruxelas e que o executivo conta começar as negociações deste programa nos primeiros meses de 2014“Ainda temos algum trabalho pela frente, algum pr

troika em lisboa sem vontade de mudar metas do défice
a troika chega esta segunda-feira a lisboa com bruxelas a avisar que não está aberta a mudanças nas metas do défice.