
Portugueses comem menos fora e gastam mais em refeições caseiras
Em 2024, cada português gastou, em média, 3.300 euros anuais em alimentação, valor ajustado à paridade de poder de compra, tornando Portugal um dos países da União Europeia com maior despesa neste setor. O aumento dos preços alimentares desde 2020 refletiu-se em menos refeições fora de casa, com 41% dos consumidores a relatarem redução de idas a restaurantes devido ao custo de vida elevado. O gasto médio ao almoço em Portugal situava-se em 17,82 euros durante a semana e 18,29 euros ao fim de semana, enquanto a despesa total em restaurantes e hotéis perdeu peso no orçamento familiar, representando 8,6% entre 2022 e 2023.

Lanches saudáveis para miúdos e graúdos: ideias práticas
Os lanches são muito mais do que simples pausas entre refeições.

Marmitas práticas e fáceis para levar para o trabalho ou escola
Com as férias já bem distantes na memória, e em pleno regresso às rotina, seja ao trabalho, ou à escola, nem sempre é fácil gerir o tempo para pensar nas refeições do próprio dia ou até mesmo do dia seguinte.

Um jantar exclusivo por 1800 euros? Sim, na Comporta (e está esgotado)
Há jantares e jantares, e este está mesmo ao alcance de poucos – ainda que tenha esgotado rapidamente.

Chef em casa: como receber bem e comer ainda melhor
Dar uma festa em casa já não significa necessariamente passar horas na cozinha a preparar refeições. Isto porque, hoje, há várias formas de organizar encontros memoráveis e servir pratos deliciosos com o mínimo de esforço. Como? Contratando um chef para cozinhar em tua casa.

Burger King aposta forte em Portugal: investe 60 milhões em 60 restaurantes até 2022
O Burger King está a apostar forte no mercado nacional, prevendo abrir 60 restaurantes entre 2021 e 2022, num investimento superior a 60 milhões de euros, revelou Maria Jimenez, diretora de franchisados RBI Iberia.

Bacalhau, o “rei” da cozinha dos portugueses
A grande maioria dos lares nacionais consome bacalhau. Esta é a conclusão a retirar do mais recente estudo da Marktest, que quantifica, na primeira vaga de 2019, em três milhões e 260 mil o número de lares onde se consumiu bacalhau nos últimos 12 meses, o que representa 84.4% do universo de lares.

Radiografia do dia: O que andam a comer os portugueses?
As disponibilidades alimentares per capita dos portugueses continuam acima do desejável, mas o consumo de proteína animal está em queda. Segundo dados da Balança Alimentar Portuguesa 2008-2012, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), nos últimos cinco anos, a disponibilidade alimentar em Portugal continuou a mudar e, em geral, as proteínas estão a perder lugar para os hidratos de carbono.