No total, e até junho, mais de 223.000 portugueses recebiam o Rendimento Social de Inserção. São mais 13.551 que no período homólogo. No distrito do Porto – agrega o maior número de beneficiários – há 64.673 pessoas a receber o apoio por estarem em risco de exclusão social.
O número de pessoas que recebeu o Rendimento Social de Inserção (RSI) caiu 2% num mês: houve 209.364 pessoas a receber esta prestação social em maio, menos 4.305 que em abril. Em causa estão dados do Instituto da Segurança Social (ISS) divulgados esta terça-feira (dia 20).
Há muitos portugueses que recebem o Rendimento Social de Inserção (RSI) e não precisam. Só nos últimos dois anos, 87.452 pessoas deixaram de receber esta prestação social. Entre elas estarão 250 famílias que, no total, tinham pelo menos 25 milhões de euros no banco.
Desde 2010, último ano antes da entrada da troika em Portugal, o número de beneficiários de prestações sociais atribuídas pela Segurança Social caiu 10,9%.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) alerta esta segunda-feira para o crescimento do desemprego em Portugal desde 2008, com a perda de um em cada sete empregos, e afirma que a situação não melhorou desde o lançamento do programa de assistência financeira acordado com a troika."Portugal enfr
mais um sinal da crise que se vive no país. nos últimos três anos, na sequência de várias mudanças de regras, o acesso ao rendimento social de inserção (rsi) tem sido cada vez mais limitado.
portugal tinha, no final de março, menos 8400 idosos pobres a receber o complemento solidário para idosos (csi), cujo valor médio rondará os 100 euros por mês, e menos 49 681 beneficiários de rendimento social de inserção (rsi), com uma prestação média mensal de 81 euros, comparativamente a junho de
nos últimos oito meses, desde que entraram em vigor as novas regras de atribuição de prestações sociais, quase 66 mil pessoas perderam o rendimento social de inserção (rsi), uma média de 8.230 por mês.
o secretário de estado da segurança social, marco antónio costa, assegurou, esta quinta-feira, que os beneficiários da renda apoiada não irão perder o que recebem de rendimento social de inserção (rsi).
no último ano, 80 famílias portuguesas perderam o rendimento social de inserção (rsi) a cada dia que passou e mais de metade - 44 famílias - vivia no distrito do porto.
os consumidores de electricidade e gás natural que tenham rendimentos e consumos mais baixos vão poder ter deduções maiores nas facturas já a partir de 1 de outubro.
no espaço de um ano, 36 mil famílias deixaram de receber o rendimento social de inserção (rsi) em nome da contenção do défice. segundo o diário de notícias (dn), o estado decidiu cortar 20% nas verbas do rsi.
apesar da acentuada subida do desemprego e, consequentemente, do aumento do risco de pobreza, o número de pedidos de rendimento social de inserção caiu 21% nos primeiros cinco meses do ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
milhares de portugueses começam a sentir o impacto da entrada em vigor das medidas de austeridade anunciadas em março pelo governo. segundo o jornal sol, 42 mil pessoas já perderam o direito a prestações sociais como o rendimento social de inserção (rsi) e o subsídio de desemprego.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever