taxa de esforço

Comprar casa: taxa de esforço subiu para 41%

A perda de poder de compra e subida acentuada dos juros nos últimos meses está a provocar um aumento no esforço financeiro das famílias portuguesas para a compra de casa. O custo de vida está a subir a uma maior velocidade que os salários, e isso reflete-se na taxa de esforço, que subiu 13 pontos percentuais num ano. No terceiro trimestre de 2022, as famílias destinavam 41% dos seus rendimentos para a habitação, valor que compara com os 28% observados em igual período do ano passado.
Arrendamento em Lisboa

Arrendamento “vivo” em Lisboa e com número recorde de novos contratos

No primeiro semestre do ano, foram celebrados 9.065 novos contratos de arrendamento no concelho de Lisboa, “um recorde desde que há registos”, revela em comunicado a LXhabidata, uma nova plataforma digital que reúne de forma sistemática dados relativos à habitação nos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML). Segundo dados divulgados pelo idealista, o preço das casas colocadas no mercado de arrendamento desceu 4,2% num ano. 
Quais as cidades do sul da Europa onde é maior o esforço para pagar a renda da casa?

Quais as cidades do sul da Europa onde é maior o esforço para pagar a renda da casa?

Milão é a cidade do sul da Europa onde a taxa de esforço das famílias para o pagamento da renda de uma casa é maior: 42,6%. Um valor superior ao registado, por exemplo, em Madrid/Espanha (36,3%) e Lisboa (35,8%). Destaque para outra cidade portuguesa, Setúbal, que se encontra no segundo lugar do ranking (40,6%). Em causa está um estudo do idealista, que cruzou os preços de arrendamento de março de 2021, nas metrópoles de Itália, Espanha e Portugal, com a estimativa de rendimentos líquidos familiares nesse mesmo período de tempo.
Taxa de esforço para arrendar casa em Lisboa é muito superior à de Berlim e Barcelona

Taxa de esforço para arrendar casa em Lisboa é muito superior à de Berlim e Barcelona

Tem-se assistido em Portugal a uma escalada de preços no mercado de arrendamento. Um cenário que se verifica também noutras cidades europeias, conforme contou ao idealista/news Christian Ammann, CEO da Century 21 Alemanha – falando sobre o caso de Berlim –, mas que tem um “peso” maior no país. Isto porque a taxa de esforço para arrendar casa em Lisboa chega a ser de 58%, um valor bem superior à verificada em Berlim (40%) e Barcelona (45%).