
Habitação pública em Viena: um modelo com 100 anos que funciona
Leis claras, financiamento público sólido, segurança no arrendamento, participação dos inquilinos e uma política de apoios abrangente. Estes são, segundo a especialista austríaca Veronika Iwanowski, os ingredientes que fazem do modelo de habitação pública de Viena um exemplo internacional de sucesso — e uma referência para países como Portugal.

Como Viena se transformou na capital da habitação pública
A política habitacional de Viena, na Áustria, tem sido alvo de vários estudos e é frequentemente citada como um exemplo a ser seguido. Grande parte do parque habitacional é público – um modelo no qual trabalham há um século. Os ‘Gemeindebau’ são o “rosto” desta política.




Vai nascer um condomínio de luxo na histórica sede dos Correios de Viena
A febre da reabilitação de edifícios históricos – para darem lugar a residências de luxo – alastra-se pelas diferentes cidades europeias. E eis que é chegada vez da emblemática sede Correios e Telégrafos da Áustria, localizada em pleno coração de Viena, entrar para a lista. O palácio estava ocupado pela K.K Telegrafen Centrale, antigo centro de comunicações austríaco, mas em 2019 tudo muda: o edifício vai ser transformado num condomínio com 39 residências de luxo.




Uma igreja brutalista num antigo quartel nazi em Viena
Quem passear pelo subúrbios de Viena (Áustria) poderá “dar de caras” com esta construção peculiar que poucas pessoas perceberão o que é até que entrem no edifício. Este amontoado de blocos de betão, de estilo brutalista, é na realidade uma igreja. Foi construída nos anos 1970 num local onde anos antes houve um quartel do exército nazi, durante a Segunda Guerra Mundial.

Pequim considerada “imprópria para viver”
Pequim, capital da China, foi considerada “imprópria para viver”, tendo ficado em penúltimo lugar numa avaliação sobre a qualidade do ambiente em 40 cidades globais.

radiografia do dia: as 25 cidades com melhor qualidade de vida
lisboa é a 44ª cidade do mundo com melhor qualidade de vida, tendo descido três posições face ao ano passado.