Comentários: 0

Sabias que a Euribor é o principal indicador para a maior parte dos empréstimos à habitação variáveis em Portugal? Ou que também se utiliza para calcular os juros de outros produtos financeiros como créditos pessoais ou depósitos bancários? O idealista News mostra-te o primeiro capítulo da nova série "vídeos-dicionários de economia para principiantes". Explicamos-te o que é a Euribor, como se calcula e como afeta os cidadãos num minuto.

A Euribor é a taxa de juro paga pelos bancos da zona euro por emprestar dinheiro. Mais fácil ainda: é o preço a que os bancos colocam o dinheiro no mercado e que serve de referência à maior parte dos empréstimos à habitação.

A Euribor calcula-se diariamente, a partir da média das taxas de juros dos bancos mais ativos na zona euro. Existem vários tipos de Euribor, em função dos prazos dos créditos: a uma semana, a um mês, a seis meses ou a um ano.

É usada, sobretudo, para calcular os juros de produtos como os empréstimos pessoais, depósitos bancários ou crédito à habitação.  Em Portugal, a mais utilizada nos empréstimos para a compra de casa é a Euribor a seis meses.

Para quem tem uma hipoteca, as variações da Euribor afetam diretamente o valor do empréstimo. Se a taxa sobe, a prestação mensal do crédito fica mais alta. Em contrapartida, fica mais barata quando a Euribor desce.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade