Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Euribor

Últimas notícias sobre "Euribor" publicadas em idealista.pt/news

mohamed Hassan/Pixabay

Bancos, os “melhores amigos” dos portugueses que compraram casa em 2019

A cultura de ser proprietário está bem vincada em Portugal. Ao mesmo tempo que o mercado de arrendamento está a tardar em ser uma alternativa, devido ao elevado valor das rendas, os bancos são por esta altura “os melhores amigos” de quem quer comprar casa. Desde 2010 que não emprestavam tanto – foram 4.931 milhões nos primeiros seis meses do ano –, sendo que em julho concederam 967 milhões e em outubro, último mês sobre os quais há dados, 943 milhões de euros. 

Notícia sobre:

Prestação da casa desce em dezembro para a maioria dos portugueses

A maioria dos portugueses que pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa – os que têm o crédito à habitação indexado à taxa Euribor a seis meses – vai ver a prestação baixar em dezembro, em relação à revisão de junho. Em causa está uma diminuição de 6,71 euros por mês. 

Notícia sobre:

Revolução nas taxas de juro: Ester chega hoje e vêm aí mudanças na Euribor

Há uma nova taxa de juro de referência na zona euro. Chama-se €STR (Euro Short-Term Rate) e vai substituir de forma gradual a Eonia. Mas há mais novidades: a reforma da Euribor deverá estar completa no final do ano.

Notícia sobre:

Taxa fixa ganha força no crédito à habitação: Bankinter oferece 1,5% a 30 anos

O cenário de Euribor zero e negativas promovido pelo Banco Central Europeu (BCE) está a ter reflexos na oferta de novo crédito à habitação, com o reforço das taxas fixas. O Bankinter veio dar sinais desta tendência, lançando uma campanha focada nos juros promocionais nos empréstimos de taxa fixa a dois anos e na redução das taxas fixas promocionais nos empréstimos a cinco e dez anos, em propostas de crédito à habitação com entrada até 31 de outubro.

Notícia sobre:

Prestação da casa ao banco volta a descer em setembro

As negativas taxas de juro Euribor do mercado interbancário continuam a ajudar as famílias portuguesas com créditos à habitação. A prestação da casa paga ao banco, nos contratos crédito a três e a seis meses, volta a descer novamente em setembro.

Notícia sobre:

ESTER cai e Euribor mantém-se nos empréstimos da casa - mas com novo cálculo a partir de janeiro

A rainha das taxas de juro no crédito à habitação vai continuar a ser a Euribor, tendo sido afastada a sua substituição pela Euro Short-Term Rate (ESTER). Mas ainda assim há novidades nos indexantes de referência dos empréstimos para a compra de casa, sendo introduzida uma nova fórmula de cálculo, que entrará em vigor a partir de janeiro do próximo ano.

Notícia sobre:

Prestação da casa mais barata: custa menos 35% que há 20 anos

Comprar uma casa ao banco fica mais barato do que há duas décadas. A prestação de um crédito à habitação de 150 mil euros, por um prazo de 30 anos, indexado à Euribor a seis meses, e com um spread de 1%, é hoje de menos de 460 euros por mês.

Notícia sobre:

Agosto traz prestação da casa ainda mais baixa - a maior queda em três anos

Na hora de fazer as malas para ir de férias e/ou começar a preparar o próximo ano letivo, os portugueses com crédito à habitação vão contar este mês com um "bónus" no orçamento familiar. A prestação da casa dos empréstimos indexados à Euribor volta a baixar, registando, além do mais, a maior redução desde o verão de 2016, devido à continuada política de baixas taxas de juros promovida pelo Banco Central Europeu (BCE).

Notícia sobre:

Euribor negativa: bancos devolveram 1,8 milhões de euros aos clientes num ano

A banca está, desde há um ano, obrigada por Lei a compensar os clientes com crédito à habitação sempre que se registem taxas Euribor negativas. E, neste período, foram devolvidos já cerca de 1,8 milhões de euros, segundo os cálculos da associação para a defesa do consumidor Deco. Este valor corresponde ao diferencial negativo que os bancos têm de pagar aos clientes nos contratos em que o cálculo resulte em juros abaixo de zero.

Notícia sobre:

Prestação da casa desce em abril para a maioria dos portugueses

Esta é uma boa notícia para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. A prestação paga pelos clientes com crédito à habitação indexado à Euribor a seis meses – a mais usada em Portugal – desceu em abril. 

Notícia sobre: