Rendas municipais em Lisboa

Rendas municipais em Lisboa sem aumentos este ano

A Câmara de Lisboa decidiu esta quarta-feira (26 de junho de 2024), por unanimidade, formalizar o não aumento do valor das rendas da habitação municipal durante este ano, medida que tem um impacto orçamental previsto de 1,9 milhões de euros.
Rendas acessíveis em Lisboa

Renda acessível no Alto do Restelo: projeto discutido em dezembro

O projeto de renda acessível para o Alto do Restelo, em Lisboa, vai voltar a ser discutido em dezembro, com uma nova versão que prevê a redução da área de construção, revelou esta quarta-feira (8 de novembro de 2023) a Câmara Municipal de Lisboa. "Nesta nova versão será alargado o corredor verde, para ser uma clara extensão do Parque dos Moinhos de Santana, e criado um espaço verde de dimensão generosa no centro do loteamento. Será também diminuída a área de construção, reduzindo o impacto do projeto”, informou a autarquia, presidida por Carlos Moedas.
Viver no Parque das Nações

Como é morar no Parque das Nações, a minicidade que nasceu da Expo 98?

Há 25 anos, Portugal estava em alvoroço. Passavam poucos dias da inauguração da Expo 98, uma megaexposição cultural que marcou para sempre a evolução da malha urbana de Lisboa para oriente. De uma zona degradada e poluída nasceu a freguesia do Parque das Nações, uma nova ‘minicidade’, que trouxe mais comércio, cultura, transportes e casas à capital. E tem atraído cada vez mais famílias portuguesas e estrangeiras de classe média para viver. A propósito dos 25 anos da Expo'98, o idealista/news foi investigar o que distingue o Parque das Nações enquanto bairro residencial.
Apoios ao mercado de arrendamento em Lisboa

Lisboa paga um terço da renda da casa a famílias em dificuldades

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) tem em vigor um programa no qual ajuda as pessoas a pagar a renda da casa. Em causa está um apoio aos inquilinos de um terço da renda. Apoio esse que é destinado a famílias que estejam em dificuldades para conseguir fazer face ao aumento da taxa de inflação. Os interessados podem candidatar-se até final de fevereiro, revelou Filipa Roseta, vereadora da Habitação e Obras Municipais da autarquia.
Investir em habitação em Lisboa

Casas em Lisboa: autarquia quer investir 122 milhões de euros em 2023

Já são conhecidos os contornos da proposta do Orçamento Municipal 2023 para a capital do país. A Câmara de Lisboa apresentou esta terça-feira, dia 15 de novembro, um orçamento de 1,3 mil milhões de euros para 2023, no qual prevê uma despesa superior à calculada para este ano (1,16 mil milhões). E para a área de habitação está previsto investir um total de 122 milhões de euros. Na calha está também a isenção de IMT para os jovens até aos 35 anos que pretendam comprar casas até aos 250 mil euros.
Arrendar casas de luxo em Lisboa está mais caro

Arrendar casas de luxo em Lisboa está mais caro – preços sobem 7,6%

O segmento residencial de luxo foi dos que menos sentiu os efeitos da pandemia da Covid-19, mostrando-se muito resiliente um pouco por todo o mundo. Portugal não foi exceção. Isso mesmo mostram os dados mais recentes da consultora Savills: em junho de 2022, o preço das rendas prime em Lisboa subiu 7,6% face a dezembro de 2021. A capital encontra-se, de resto, no quarto lugar do ranking – contempla 30 cidades – das cidades onde arrendar uma casa de luxo mais encareceu, atrás de Londres (Reino Unido), Singapura e Nova Iorque (EUA).   
Compra e venda de casas em Lisboa

Mercado residencial de Lisboa finta a pandemia: capital segue no radar

Lisboa é cada vez mais um destino internacional residencial de peso. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo “Lisbon Residential Market – A Rising Star”, da consultora Savills, que é apresentado esta sexta-feira no Salão Imobiliário de Portugal (SIL) – decorre até domingo (15 de maio de 2022) na FIL. Segundo o mesmo, a capital “tem ocupado uma posição cada vez mais preponderante no mercado residencial europeu”, estando a conseguir fintar a pandemia da Covid-19.
Arrendar casas rápido

Arrendamentos expresso: 30% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

Há falta de casas para arrendar no mercado residencial português para tanta procura. E, em resultado, as habitações ficam pouco tempo no mercado. Em concreto, cerca de 30% das casas arrendadas em fevereiro através do idealista estiveram menos de uma semana no mercado português. Já 22% demorou entre duas semanas e um mês, 21% entre um mês e três meses, 10% entre três meses e um ano e 17% mais de um ano, mostra o estudo publicado pelo idealista, o Marketplace imobiliário do sul da Europa.
Rendas acessíveis em Lisboa

Rendas acessíveis em Lisboa: candidaturas terminam hoje

Termina esta quinta-feira (17 de fevereiro de 2022) o prazo para a entrega de candidaturas a dois concursos do Programa Renda Acessível, da Câmara Municipal de Lisboa (CML). São, ao todo, 47 habitações municipais, ao abrigo do 10º concurso do Programa Renda Acessível. Integradas na 11ª edição do mesmo programa, termina também o prazo do concurso relativo a outras nove habitações particulares, arrendadas pela autarquia através do Programa da Renda Segura, para subarrendamento.
PS quer pôr travão no AL em Lisboa

PS quer pôr travão nos novos alojamentos locais em Lisboa

Os vereadores eleitos pela coligação PS/Livre na Câmara Municipal de Lisboa propuseram esta quarta-feira (17 de novembro de 2021) a “suspensão imediata” da autorização de novos registos de alojamento local na capital até à entrada em vigor da alteração ao Regulamento Municipal do Alojamento Local (RMAL).
Casas demoram menos a ser arrendadas, mesmo com valores 20% mais caros

Casas demoram menos a ser arrendadas, mesmo com valores 20% mais caros

Lisboa e Porto já seguem lado a lado na maratona das rendas. No primeiro trimestre deste ano os preços subiram 20% nas duas cidades, bem acima da média nacional situada nos 13%. As rendas estão mais caras, mas o tempo que os senhorios esperam para ter um novo inquilino é cada vez menor: há casas a demorar menos de 48 horas a encontrar morador.
Sabes que podes arrendar a casa onde Fernando Pessoa viveu em Lisboa?

Sabes que podes arrendar a casa onde Fernando Pessoa viveu em Lisboa?

Depois de viver nove anos em Durban (África do Sul) com a mãe, irmãos e o padrastro, Fernando Pessoa regressou a Lisboa para frequentar o Curso Superior de Letras, indo morar com a tia – irmã da sua mãe – na Rua de São Bento nº 17, 2º esquerdo. Foi neste apartamento, que agora foi recuperado e colocado no mercado de arrendamento, que o poeta português viver em 1905 e 1906.
Há 24 casas disponíveis em Lisboa com rendas entre 156 e 342 euros

Há 24 casas disponíveis em Lisboa com rendas entre 156 e 342 euros

Queres viver em Lisboa numa casa arrendada por valores abaixo dos praticados no mercado? Então fica a saber que te podes candidatar até dia 8 de junho a uma das 24 casas municipais que integram a 14ª edição do Programa Renda Convencionada. “As casas têm rendas entre 156 e 342 euros e as tipologias variam entre T1 e T3”, revela a Câmara Municipal de Lisboa no site Re-Habitar Lisboa.
Lisboa lança programa de renda acessível com seis mil casas

Lisboa lança programa de renda acessível com seis mil casas

A Câmara Municipal de Lisboa vai lançar um Programa de Renda Acessível, que vai colocar no mercado de arrendamento seis mil casas a preços controlados. A iniciativa, que foi aprovada com a abstenção do PSD, CDS e PCP, prevê a oferta de imóveis de tipologia T0 a T6, com preços que não representem mais de 35% do rendimento disponível das famílias, nem menos de 10%.