Da Lagoa das Sete Cidades à Lagoa de Albufeira, selecionámos algumas das lagoas mais bonitas de Portugal que tens de conhecer.
Comentários: 0
Lagoas mais bonitas de Portugal
By Samuel Monteiro Domingues wikimedia_commons

Algumas são já conhecidas de todos, outras nem tanto. Ainda assim, se há coisa que todas têm em comum, é a beleza natural que as caracteriza. Do que falamos? Das lagoas mais bonitas de Portugal que tens mesmo de conhecer. 

Seja como destino para as férias de verão ou apenas como palco de uma escapadela de fim de semana, descobre as lagoas portuguesas que são excelentes alternativas à praia ou à piscina. Deixa-te levar pelo encanto da natureza e desfruta ao máximo dos dias de sol e calor. 

Lagoa das Sete Cidades, Açores

Lagoa das Sete Cidades
Photo by Gaetan Denaisse on Unsplash Unsplash

A primeira posição da nossa lista de lagoas mais bonitas em Portugal é ocupada pela Lagoa das Sete Cidades. Famosa em todo o mundo, esta pérola da natureza é uma das principais atrações da Ilha de São Miguel, nos Açores. 

Para lá chegar, há que respirar fundo e subir, subir e subir. O caminho não é fácil já que a Lagoa se localiza numa área de montanha bastante elevada, com um relevo acentuado. Ainda assim, podemos garantir que, no final, o esforço é recompensado por uma das melhores vistas do mundo

 

Ver casas de férias nas Sete Cidades

 

Lagoa de Albufeira, Sesimbra

Lagoa de Albufeira
By Walterpeitz wikimedia_commons

Sesimbra está entre os destinos de praia mais procurados pelos portugueses, seja para as férias de verão ou para passar um fim de semana em família. Devido às suas águas calmas e cristalinas, a Lagoa de Albufeira é das zonas favoritas da região para ir a banhos. 

Rodeada, quase na totalidade, por um extenso pinhal, a lagoa conta com pequenas zonas de areia junto ao mar que permitem estender a toalha ou fazer castelos com os mais pequenos. A lagoa é ainda muito procurada pelos amantes dos desportos náuticos como vela, windsurf, kitesurf ou canoagem.

 

Ver casas de férias em Sesimbra

 

Lagoa de Óbidos, Óbidos e Caldas da Rainha

Lagoa de Óbidos
By Dipl. Ing. Guido Grassow wikimedia_commons

Dividida entre os concelhos de Óbidos e Caldas da Rainha, a Lagoa de Óbidos é outra das maravilhas de Portugal. Com uma área de 6,9 km2, a Lagoa de Óbidos constitui o sistema lagunar mais extenso da costa portuguesa.

Junto à Poça do Vau, a sul, e à Poça das Ferrarias, a oeste, a Lagoa de Óbidos é o cenário ideal para uma escapadela de verão. Durante a época balnear é possível alugar uma "gaivota" no cais da Foz do Arelho e dar um passeio para desfrutar ao máximo da paisagem e da natureza da região.

 

Ver casas de férias em Óbidos

 

Lagoa do Fogo, Açores

Lagoa do Fogo
By RageGlow wikimedia_commons

De volta a São Miguel, nos Açores, é hora de visitarmos a Lagoa do Fogo. Uma das maiores e mais bonitas da ilha e do país que, desde 1974, é também reserva natural. A lagoa encontra-se introduzida na caldeira do vulcão do Fogo, que lhe dá nome, e está rodeada de vegetação ainda selvagem.

O acesso a esta obra prima natural é feito através do Pico da Barrosa, um dos pontos mais altos da ilha. No entanto, o "acesso fácil" permite apenas observar a lagoa de cima. Para os mais aventureiros que querem chegar até à margem da lagoa, o caminho é bastante acidentado e o percurso pode tardar cerca de duas horas para cada lado. O melhor é levar calçado, roupa confortável, água e uma máquina fotográfica. Porque vale a pena registar todas as partes do caminho.

 

Ver casas de férias na Ilha de São Miguel

 

Pateira de Fermentelos, Águeda

Pateira de Fermentelos
By Carla Valongo wikimedia_commons
Chegou a hora de nos dirigirmos a norte e a próxima paragem fica entre Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, onde se localiza a Pateira de Fermentelos, ou simplesmente Pateira. Esta é uma das maiores lagoas naturais da Península Ibérica e conta com um dos cenários mais bonitos da região. 

O silêncio e tranquilidade reinam nesta lagoa que acolhe espécies protegidas como, por exemplo, a lontra, a toupeira de água, a rã ibérica e muitas outras. Escusado será dizer que faz os encantos dos mais pequenos embora seja, também, ideal para uma escapadela romântica neste verão. 

 

Ver casas de férias em Águeda

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade