Comentários: 0
Descobrir o Portugal Medieval
Wikimedia commons

Os dias quentes de verão estão a chegar ao fim, mas nem isso nos tira a vontade de fazer as malas, rumo a uma escapadela de fim-de-semana. Em Portugal, não faltam destinos ideais para partir à aventura e desfrutar ao máximo, seja da paisagem, da história ou da gastronomia, ou até dos últimos raios de sol. Desta vez, as nossas sugestões convidam-te a visitar terras de rainhas e reis, escondidas entre muralhas e que ficaram marcadas por diversas batalhas à espada que ainda hoje se recriam. 

Aponta as nossas sugestões e visita uma das regiões medievais mais icónicas de Portugal. Dá uma espreitadela em cada uma delas, prepara o roteiro e reserva o teu alojamento em Rentalia.

Marvão

Vila Histórica Marvão
Wikimedia commons

É no Alto Alentejo, mais precisamente no distrito de Portalegre que encontramos a vila histórica de Marvão. Cercada por muralhas que se elevam a 860 metros, este é um lugar de fácil encanto. Nas ruas desta vila poderás encontrar vários vestígios góticos e manuelinos das suas construções e uma vista incrível das muralhas que levam até ao castelo. 

Uma subida à torre da menagem valerá certamente a pena pela vista panorâmica sobre o Parque Natural da Serra de São Mamede.  Além do castelo, não deves deixar de visitar o Museu de Marvão, assim como as Ruínas Romanas da Ammaia, e se o tempo estiver soalheiro e convidativo, aproveita uma pausa para um mergulho na Praia Fluvial do Marvão

Alojamento de férias em Marvão

Ver mais alojamentos de férias em Marvão

Lindoso

Ao encontro do Portugal medieval
wikimedia_commons

Localizada no Parque Nacional da Peneda Gerês, mais precisamente no concelho de Ponte da Barca, encontramos a aldeia de Lindoso. A paisagem campestre é composta pelo maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica lembrando a tradição comunitária das populações e o imponente castelo

Além disto é possível ainda percorrer vários trilhos pedestres e com paisagens de cortar a respiração e descobrir outra construções como a igreja matriz e os antigos lavadouros.

Alojamento de férias no Parque Nacional da Peneda Gerês

Ver mais alojamentos de férias no Parque Nacional da Peneda Gerês

Marialva

Aldeia Histórica de Marialva
Wikimedia commons

A próxima paragem leva-nos até uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal. É a pouco minutos da cidade de Mêda que encontramos uma aldeia que nos parece remontar ao século VI a.C. Constituída por três núcleos distintos: a cidadela do castelo, o arrebalde que estende a vila além das muralhas e a devesa que se estende até à ribeira de Marialva assente sobre uma antiga cidade romana. 

Visitar a cidadela dentro do castelo, agora despovoada, é como entrar numa verdadeira máquina do tempo até aos cenários históricos com ruas e edifícios muito bem conservados. É possível ver o largo da praça ainda com o pelourinho, a Casa dos Magistrados e até a antiga Câmara Municipal. A Igreja de Santiago e a Capela do Senhor dos Passos também são pontos de paragem obrigatória.

Alojamento de férias em Mêda e arredores

Ver mais alojamentos de férias em Mêda e arredores

Linhares da Beira

linhares da beira em celorico da beira
wikimedia_commons

Linhares da Beira é uma aldeia histórica que remonta ao século XII e recebeu o seu foral pelas mãos de D. Afonso Henriques. Só mais tade, no reinado de D.Dinis foi erguido o seu castelo que é atração principal desta aldeia no concelho de Celorico da Beira.

Esta aldeia é um verdadeiro museu a céu aberto onde cada recanto conta um pouco da história que a compõe e a sua importância. A sua diversidade histórica faz com que caminhar pelas ruas da aldeia seja uma verdadeira viagem no tempo.

Além disso, a vista do castelo a 820 metros de altitude no chamado Vale do Mondego, é uma experiência verdadeiramente inesquecível. 

Alojamento de férias nos arredores de Linhares da Beira

Ver mais alojamentos de férias nos arredores de Linhares da Beira

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta