Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Ao encontro do Portugal medieval

Rodeadas por muralhas, foram palco de batalhas e conquistas que as marcam até hoje. Descobre as vilas e cidades medievais de Portugal.

Vilas e Cidades Medievais em Portugal
Autor: Redação

Os dias quentes de verão foram embora, mas nem isso nos tira a vontade de fazer as malas, rumo a uma escapadela de fim-de-semana. Em Portugal, não faltam destinos ideais para partir à aventura e desfrutar ao máximo, seja da paisagem, da história ou da gastronomia, em tempos mais frescos. Desta vez, as nossas sugestões convidam-te a visitar terras de rainhas e reis, escondidas entre muralhas e que ficaram marcadas por diversas batalhas à espada que ainda hoje se recriam. 

Para este fim-de-semana, sugerimos-te que visites uma das regiões medievais mais icónicas de Portugal. Dá uma espreitadela em cada uma delas, prepara o roteiro e reserva o teu alojamento em Rentalia, para que aproveites ao máximo estas mini-férias.

  1. Óbidos
  2. Marvão
  3. Monsaraz
  4. Valença do Minho

 Óbidos

Óbidos, Portugal
Wikimedia commons

Óbidos (que fica a pouco mais de 80 km de Lisboa) é, sem dúvida, uma das mais icónicas vilas de Portugal. Presente de casamento de D.Dinis à sua esposa D.Isabel, foi terra de rainhas durante cinco séculos e, ainda hoje, preserva o encanto desses tempos. Entre as suas principais características, Óbidos conta com um castelo de origem romana e uma muralha que remonta ao século XIV, além das suas ruelas estreitas e as suas pequenas casas coloridas.

Mas, afinal, o que não podes perder num fim-de-semana em Óbidos?

  • Porta da Senhora da Piedade (Porta da Vila) - mesmo à entrada de Óbidos, é um dos principais monumentos à espera de ser fotografado;
  • Rua Direita - é considerada a rua principal de Óbidos e é o sítio ideal para comprar lembranças e observar as casas tradicionais da vila;
  • Castelo de Óbidos - de origem romana, este é o monumento principal de Óbidos e ideal para fotografar a paisagem.

Antes de voltares a casa, tens apenas mais uma paragem obrigatória para aproveitar a experiência ao máximo. Para numa das tasquinhas mais tradicionais de Óbidos e brinda a estas mini-férias com a famosa ginjinha de óbidos. E se és dos gulosos, aproveita para tomá-la num delicioso copo de chocolate.

Já estás convencido? Resta apenas reservares um alojamento para este fim-de-semana:

Ver mais apartamentos e casas de férias em Óbidos

 

 Marvão

Marvão, Portugal
Wikimedia commons

Localizada entre Castelo de Vide e Portalegre, Marvão é outra vila medieval ideal para um fim-de-semana repleto de História. Conquistada por D.Afonso Henriques aos Mouros, entre 1160 e 1166, a vila preserva até hoje o seu castelo e muralhas. Sempre foi um ponto de defesa estratégico, graças às suas características e localização geográfica e, hoje, é um ponto turístico. 

Mas, afinal, o que não podes perder num fim-de-semana em Marvão?

  • Castelo de Marvão - a principal atração da vila;
  • Muralhas de Marvão - ideais para quem gosta de caminhadas e para desfrutar da espetacular vista;
  • Porta de Rodão - de aspeto rústico e tradicional, esta é a principal entrada da vila atrvés da muralha.

Antes de rumar a um fim-de-semana de repouso em Marvão, encontra o alojamento ideal em Rentalia:

Ver mais apartamentos e casas de férias em Marvão

 

 Monsaraz

Monsaraz, Portugal
Wikimedia commons

Ainda no Alentejo, Monsaraz é outra das principais vilas medievais de Portugal. Conhecida por ser terra de bons vinhos, mas também de diversas histórias de reis, cavaleiros e batalhas. Uma das principais histórias da região, leva-nos a Geraldo Sem Pavor que, em 1167 conquistou Monsaraz aos Mouros. 

Ideal para uma escapadinha de fim-de-semana, Monsaraz é uma vila museu do Alentejo depois de, em 2017, ter vencido o concurso 7 Maravilhas de Portugal - Aldeias, na categoria "Aldeias Monumento".

Mas, afinal, o que não podes perder num fim-de-semana em Monsaraz?

  • Castelo de Monsaraz - o principal ícone da vila e de visita obrigatória;
  • Ermida de Santa Catarina - em Reguengos de Monsaraz, encontra-se esta capela isolada de arquitetura medieval;
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa - de arquitetura renascentista, esta é uma das principais atrações da vila.

E para um fim-de-semana de sonho e sem preocupações em Monsaraz, encontra o alojamento perfeito:

Ver mais apartamentos e casas de férias em Monsaraz

 

 Valença do Minho

Valença, Portugal
Wikimedia commons

Seguindo para Norte, já quase a chegar a Espanha, encontramos Valença do Minho. Com uma das maiores fortificações militares da Europa, é conhecida pela sua imponente muralha cujos primeiros muros nos remetem à Idade do Ferro. Preservada até hoje, Valença é conhecida por portugueses e galegos como um espaço de comércio de excelência na fronteira.

Mas, afinal, o que não podes perder num fim-de-semana em Valença?

  • Capela do Bom Jesus - de estilo barroco é uma das principais de Valença, o que faz dela ponto de paragem quase obrigatório;
  • Igreja de Santo Estevão - foi sede da Colegiada de Santo Estêvão de Valença e do Bispado de Ceuta e ainda preserva os cadeirais e pinturas da vida do santo que a nomeia;
  • Casa do Eirado - também conhecida como "Casa da Janela" é das mais fotografadas da cidade e uma das maiores representações da arquitetura manuelina.

Encontra alojamento em Valença para desfrutares ao máximo do fim-de-semana:

Ver mais apartamentos e casas de férias em Valença