
A arquitetura influencia praticamente tudo. A configuração dos edifícios, a sua forma, os seus materiais, o seu desenho e até a sua filosofia, geram um forte impacto nas atividades humanas. Uma premissa que, pelo que se viu neste edifício, fica bem clara no Office for Political Inovation do arquiteto espanhol Andrés Jaque, que desenvolveu um interessante projeto em El Encinar de los Reyes, uma urbanização situada a norte de Madrid . É uma linda escola que brinca com as cores para torná-la unm espaço alegre e divertido.
O nome não foi escolhido ao acaso, mas sim porque segue um modelo pioneiro na região italiana de Reggio Emilia, onde várias pré-escolas promovem formas de aprendizagem dirigidas por crianças em vez de ditadas por adultos. Uma metodologia que foi concebida na década de 1940 pelo educador Loris Malaguzzi, essas escolas oferecem mais possibilidades de criatividade e imaginação do que os ambientes de aprendizagem tradicionais. Uma filosofia que com este centro se transferiu para a arquitetura.

O projeto da Reggio School é baseado na ideia de que os ambientes arquitetónicos podem despertar nas crianças o desejo de exploração e investigação. Desta forma, "o edifício é concebido como um ecossistema complexo que permite aos alunos dirigir a sua própria educação através de um processo de experimentação coletiva autodirigida”, explicam no site do atelier dirigido pelo arquiteto espanhol.
O edifício tem seis andares com paredes de cortiça, arcos de betão, vigias e telhados em ziguezague. No interior, as salas de aula e outros espaços de ensino são intercalados com jardins interiores. Para atingir a funcionalidade marcada pelo compromisso pedagógico, os espaços foram configurados de forma que o edifício se organize como uma mini cidade vertical. Cada nível tem uma sensação diferente e a idade dos alunos aumenta conforme se avança.

A sustentabilidade desempenhou um papel fundamental na formação da estética do projeto do edifício, mas também na redução dos custos. “O projeto, a construção e o uso deste edifício pretendem ir além do paradigma da sustentabilidade para se envolver com a ecologia como uma abordagem onde o impacto ambiental, alianças mais do que humanas, mobilização material, e pedagogias se cruzam, através da arquitetura”, explicam.



Para poder comentar deves entrar na tua conta