Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Lisboa: Avenida da Liberdade recebe mais de 4.300 visitantes por hora

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons
Autor: Redação

A Avenida da Liberdade, uma das mais emblemáticas avenidas da cidade de Lisboa, recebe em média 4.328 visitantes por hora, de acordo com um estudo da Controlplan para a promotora AVENUE. Estes valores colocam-na acima de artérias normalmente consideradas como as mais movimentadas do país, de que são exemplo a Rua de Santa Catarina, no Porto, ou a Rua Augusta, também na capital. 

Segundo o mesmo estudo, os visitantes da artéria nacional com maior fluxo pedonal, a Avenida da Liberdade, caracterizam-se pelo equilíbrio de género: 49,6% são mulheres e 50,4% homens. Durante a semana verifica-se uma presença ligeiramente superior de indivíduos sozinhos, 52%, sendo que ao fim de semana a tendência inverte-se, com 65% de pessoas a circularem acompanhadas. Em média, as pessoas que não circulam sozinhas "andam" em grupos de duas/três pessoas. Durante a semana, 62% das pessoas que circulam acompanhadas são potenciais casais, sendo que este número dispara para 73% ao fim de semana.

“Lisboa ocupa o segundo lugar do top de cidades a nível europeu com maior crescimento em número de visitas”, salientou o diretor geral da AVENUE, Aniceto Viegas, em comunicado.

“Esta elevada procura, a crescente aposta em reabilitação para habitação no centro das cidades, a aposta das principais marcas no comércio de rua e o nosso clima, propenso a passeios ao ar livre durante praticamente todo o ano, são fatores determinantes para este volume de tráfego pedonal nas maiores cidades do país”, rematou o responsável.