Turistas em Portugal

Turismo em alta: chegadas de turistas superaram níveis de 2019

Em 2023, o número de chegadas de turistas não residentes a Portugal terá atingido 26.535,2 milhões, correspondendo a um acréscimo de 19,2% face a 2022 e de 7,7% face a 2019, ou seja, no período pré-pandemia. O mercado espanhol continua, de resto, a ser o principal emissor de turistas internacionais (quota de 25,2%), tendo crescido 16,7% face ao ano anterior. Em causa estão estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgadas esta segunda-feira (8 de julho de 2024). 
Taxa turística em Lisboa

Câmara de Lisboa duplica taxa turística para quatro euros por noite

A Câmara de Lisboa aprovou esta quarta-feira (17 de abril de 2024) a proposta de PSD/CDS-PP para aumentar o valor da taxa turística de dormida, passando de dois para quatro euros por noite, viabilizando uma alteração do PS para excluir os parques de campismo. Inicialmente, a taxa era de um euro por noite, mas em janeiro de 2019 aumentou para dois euros.
Dormidas em AL atingem máximo

Alojamento Local gera polémica - mas dormidas atingem recorde em 2023

Ao longo de 2023, o Alojamento Local (AL) deu muito que falar. Com o Governo a alegar que este negócio de arrendamento de casas de curta duração contribui para a subida do preço da habitação no país, decidiu apertar o cerco à atividade com o Mais Habitação, pacote que entrou em vigor no dia 7 de outubro. Apesar das polémicas, os estabelecimentos de AL continuaram a atrair turistas portugueses e estrangeiros de tal forma que, a um mês de fechar o ano, já foi contabilizado um máximo histórico de 10,8 milhões de dormidas nestes alojamentos em 2023.
Turistas estrangeiros em Portugal

Turismo em Portugal: estrangeiros dormem menos noites em novembro

A atividade turística em Portugal é muito impulsionada pela chegada de estrangeiros ao país. Mas em novembro observou-se um abrandamento do número de dormidas por quem chega de fora face ao mês anterior. O que também salta à vista é que os cidadãos estrangeiros pernoitaram menos noites em Portugal em novembro. Foram mesmo os turistas britânicos, alemães e norte-americanos que registaram o maior número de dormidas nos alojamentos turísticos em Portugal.
Passageiros nos aeroportos portugueses

Passageiros nos aeroportos em máximos históricos em agosto

Em agosto de 2023, movimentaram-se nos aeroportos nacionais 7,2 milhões de passageiros, +13,2% que no período homólogo e mais 11% que em agosto de 2019, ou seja, no período pré-pandemia Covid-19. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), continuam a verificar-se, este ano, máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos portugueses.
Jornada Mundial da Juventude 2023: guia completo

Jornada Mundial da Juventude 2023: como preparar os dias fora de casa

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento religioso e cultural de âmbito internacional. É o maior evento mundial da igreja Católica e, de 1 a 6 de agosto, Lisboa será a capital do mundo. As ruas da cidade vão encher-se de voluntários e peregrinos para o maior evento alguma vez realizado no país. O evento foi instituído pelo Papa João Paulo II em 1985 e, desde então, é realizado a cada dois ou três anos, em diferentes cidades ao redor do globo.
Jornada Mundial da Juventude

Jornada Mundial da Juventude: preço do alojamento em Lisboa dispara

Aquele que é considerado o maior encontro da Igreja Católica vai decorrer entre dia 1 e 6 de agosto em Lisboa e contará com a presença do Papa Francisco. Os preparativos para realizar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) já estão a decorrer e com polémicas à mistura, no que diz respeito aos investimentos avultados na ordem dos 155 milhões de euros. Mas este investimento deverá ter um retorno económico (cerca do dobro). Até porque são esperadas 1,5 milhões de pessoas no evento que vão impulsionar o turismo do país. Os preços dos alojamentos já estão bem mais caros e a oferta começa a escassear.
Turismo em Portugal

Turismo em Portugal a renascer - atrai turistas cá dentro e lá fora

O turismo em Portugal sofreu um forte golpe com a pandemia da Covid-19. A procura por restaurantes, alojamentos turísticos e animações caiu em 2020, fazendo com que muitos negócios fechassem. Mas 2021 foi o ano em que o turismo de Portugal teve a oportunidade de começar a renascer, ainda que não tenha alcançado os níveis pré-pandemia. Os portugueses continuam a escolher passar férias em território nacional – assegurando 52,8% das dormidas – e a chegada de turistas do estrangeiro aumentou 48,4% face a 2020.
Cidades cresceram com o turismo e estão agora em crise – pós-Covid-19 já está a ser preparado

Cidades cresceram com o turismo e estão agora em crise – pós-Covid-19 já está a ser preparado

O crescimento em flecha do turismo em várias cidades mundiais, nomeadamente em Lisboa e Porto, gerou polémica em tempos de pré-pandemia da Covid-19, devido aos níveis de massificação excessivos e respetivos efeitos preversos para os habitantes. Um cenário, de eventual “excesso” de turistas, que agora não se coloca. Mas voltar a ter turistas é a prioridade das cidades, sendo que se antecipam alguns sinais de mudanças quando vier a recuperação. 
Lisboa, Madeira e Algarve brilham nos World Travel Awards 2020

Lisboa, Madeira e Algarve brilham nos World Travel Awards 2020

As regiões da Madeira, Lisboa e Algarve venceram, nas categorias Melhor Destino Insular, Melhor ‘City Break’ e Melhor Destino de Praia, respetivamente, os World Travel Awards 2020, que celebram este ano a 27ª edição. De referir que Lisboa recebeu o galardão pelo quarto ano consecutivo. Ao todo, Portugal arrecadou 14 galardões.
Turismo ganha “terreno” no Centro, Alentejo e Norte de Portugal à boleia da pandemia

Turismo ganha “terreno” no Centro, Alentejo e Norte de Portugal à boleia da pandemia

O setor turístico é um dos mais afetados pela crise pandémica da Covid-19, havendo milhares de camas de hotéis e de outros alojamentos/unidades turísticas vazias um pouco por todo o território nacional. Mas há algumas regiões que ganharam “terreno” e que podem ter motivos para sorrir no final da crise. Falamos do Centro, do Alentejo e do Norte do país, que este ano ganharam peso sobre o total de dormidas.
Travão a fundo nas dormidas de estrangeiros em Portugal – a culpa é da pandemia

Travão a fundo nas dormidas de estrangeiros em Portugal – a culpa é da pandemia

O setor do alojamento turístico registou 1,9 milhões de hóspedes e 5,1 milhões de dormidas em agosto de 2020, menos 43,2% e menos 47,1%, respetivamente, que no período homólogo. Uma tendência que se deve à pandemia da Covid-19, tendo Portugal recebido muito menos turistas – e registado muito menos dormidas de não residentes – que no mesmo mês do ano passado. 
Rio Douro recebeu 1,2 milhões de turistas no ano passado

Rio Douro recebeu 1,2 milhões de turistas no ano passado

Portugal bate novo recorde no turismo. E desta vez é o Rio Douro que está no centro das atenções. A Via Navegável do Douro registou um recorde de passageiros em 2017, contabilizando cerca de 1,2 milhões de turistas nas embarcações que cruzam o rio.
Lisboa: Avenida da Liberdade recebe mais de 4.300 visitantes por hora

Lisboa: Avenida da Liberdade recebe mais de 4.300 visitantes por hora

A Avenida da Liberdade, uma das mais emblemáticas avenidas da cidade de Lisboa, recebe em média 4.328 visitantes por hora. Estes valores colocam-na acima de artérias normalmente consideradas como as mais movimentadas do país, como a Rua de Santa Catarina, no Porto, e a Rua Augusta, também na capital.
Turistas gastam 33 milhões de euros por dia em Portugal

Turistas gastam 33 milhões de euros por dia em Portugal

O facto de Portugal estar na moda está a fazer com que cada vez mais turistas visitem o país. Os números são esclarecedores: as receitas do turismo já representam 64,9% do saldo positivo da balança comercial de bens e serviços do país, sendo que no primeiro semestre do ano as receitas aumentaram mais de mil milhões de euros (+21%) face ao período homólogo, para 6.087 milhões de euros. São mais de 33 milhões por dia ou 1,4 milhões por hora.