Fundo do Turismo de Portugal comprou à Discovery 15 das 20 vilas do antigo Évora Farm Hotel, por cinco milhões de euros.
Comentários: 0
hotel em Évora
Octant Évora

Depois de uma carreira de sucesso enquanto futebolista, Vítor Baía pendurou as chuteiras e apostou no mercado imobiliário, tal como outros desportistas, mas no seu caso essa aventura ficou longe de correr bem. O antigo guarda-redes do FC Porto acumulou dívidas, foi penhorado e teve de vender casas, empresas e carros para fazer face ao aperto financeiro. E o antigo Évora Farm Hotel, agora Octant Évora, na Herdade do Perdiganito, estava neste lote e foi entregue em 2015. Agora um fundo do Turismo de Portugal comprou, por cinco milhões de euros, 15 das 20 vilas do empreendimento à Discovery, atual proprietário.

O negócio foi feito através do fundo Territórios de Baixa Densidade Turísticos (TBDT), um dos fundos geridos pelo Turismo Fundos, do Turismo de Portugal, através do qual o Estado investe verbas públicas em imóveis no interior do país. 

O valor da transação, segundo conta o Negócios, ficou abaixo das duas avaliações do imóvel - que se fixaram em 6,5 e 7,2 milhões de euros -, sendo que por lei o TBDT, criado pelo Governo em 2018 para a aquisição de imóveis turísticos, pode fazer investimentos num valor máximo de cinco milhões de euros.

No âmbito da operação da aquisição das 15 vilas, com a tipologia T2 e T3, foi assinado um contrato de arrendamento, por um prazo de 15 anos, com a empresa Perdiganito -Empreendimentos Turísticos, S.A., uma das antigas empresas de Baía cuja dívida à CGD ascendeu a 14,16 milhões de euros.

Já o fundo Discovery, que é desde 2015 a dona da antiga empresa de Vítor Baía, contou ao Negócios que a transação prevê a opção de recompra das 15 vilas.

Fundo do Turismo investe em seis edifícios no interior do país

imóveis turísticos no interior
Turismo Fundos

Além do Octant Évora, o fundo gerido pelo Turismo comprou, até março deste ano, mais cinco imóveis no interior do país, totalizando um investimento de cerca de 6,4 milhões de euros. E os imóveis comprados vão ser transformados em alojamento.

  • O Historic Moura Palace, no centro de Moura, no Alentejo, foi um desses investimentos. De acordo com o Turismo Fundos, o imóvel foi comprado à Stamina Unique Hotels, S.A., por cerca de 460 mil euros.
  • Outro dos investimentos do TBDT foi em três Casas de Vigia (na foto) no concelho de Portalegre. Estes três imóveis foram comprados à empresa Beyond Tejo Turismo, Lda. por um total 300 mil euros.
  • A última aquisição do TBDT durante o primeiro trimestre deste ano, foi o edifício Story Studio Sortelha, uma das aldeias históricas que fica no concelho do Sabugal. A compra dos edifícios à empresa Pausa do Costume, Lda foi fechada por cerca de 640 mil euros, no passado dia 22 de março.

Sobre os investimentos previstos para os próximos meses, o Turismo Fundos disse ainda ao Negócios que “atualmente o TBDT não tem liquidez disponível para investimento”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta