
O empresário português Mário Ferreira vendeu um hotel de luxo em Vila Nova de Gaia a um fundo espanhol gerido pela Azora Capital. Trata-se do The Lodge Hotel, que se situa junto ao rio Douro. O negócio deverá ter sido fechado por cerca de 40 milhões de euros, o mesmo valor que o empresário iria receber do empréstimo ao Banco de Fomento, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), se o crédito não tivesse sido cancelado.
Situado na zona ribeirinha de Gaia, este hotel de cinco estrelas, que foi construído sobre os antigos armazéns da Real Companhia Velha, abriu portas em maio de 2021. Trata-se de um edifício de sete pisos que dispõe de 119 quartos de luxo, entre os quais 50 unidades “deluxe” com vistas para o rio e nove suites, refere o Jornal de Negócios. Só neste hotel, o empresário deverá ter investido 30 milhões de euros.
Este negócio foi fechado por Mário Ferreira, através da sua empresa Pluris Investments, pouco tempo depois de o empresário ter cancelado o polémico empréstimo de 40 milhões de euros que iria ser concedido pelo Banco de Fomento, no âmbito do PRR, diz o mesmo jornal.
Esta não é a primeira venda de hotéis levada a cabo pelo também dono da TVI. Em 2018, Mário Ferreira também decidiu vender o hotel de luxo Monumental Palace, no Porto, ao grupo francês dono da cadeia hoteleira de luxo Maison Albar por 38 milhões de euros. Contas feitas, o empresário terá encaixado uma mais-valia de 10 milhões só neste negócio.
Por seu turno, a gestora espanhola Azora tem dado dás aos seus investimentos hoteleiros em Portugal tendo já comprado cinco unidades de luxo em Portugal, como os hotéis Tivoli no Algarve.
Para poder comentar deves entrar na tua conta