
Itália não estará a fazer o suficiente para proteger Veneza do impacto das mudanças climáticas e do turismo. E, por isso, o comité da UNESCO voltou a recomendar a inclusão da cidade na lista de património mundial em risco.
A agência cultural das Nações Unidas adiantou num comunicado emitido esta segunda-feira, 31 de julho de 2023, que a cidade enfrenta danos "irreversíveis" devido a uma série de problemas que vão desde os efeitos do colapso climático até ao turismo de massas.
É a segunda vez no espaço de poucos anos que Veneza, inscrita na lista do património mundial em 1987, é ameaçada com a “lista negra”.

"Os efeitos da deterioração contínua devido à intervenção humana, incluindo o desenvolvimento contínuo, os impactos das mudanças climáticas e o turismo de massas ameaçam causar mudanças irreversíveis no valor universal excepcional da propriedade”, refere a UNESCO, citada pelo The Guardian.
"Além disso, os efeitos combinados das mudanças naturais e induzidas pelo homem estão a causar deterioração e danos às estruturas de construção e áreas urbanas”, acrescenta o documento.
A UNESCO observou ainda uma "falta de progresso significativo" de Itália na abordagem destas questões, dizendo que as melhorias foram ainda mais "prejudicadas pela falta de pensamento estratégico geral".
A decisão será tomada depois de uma reunião do comité do património mundial da UNESCO em Riade, no final de setembro.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta