Bienal de Veneza 2025

Uma viagem à descoberta da Bienal de Arquitetura de Veneza 2025

Depois de ter começado oficialmente a 10 de maio de 2025, a Bienal de Arquitetura de Veneza 2025 prolonga-se até 23 de novembro. Serão cinco meses em que a Lagoa de Veneza acolhe 66 participações nacionais e uma exposição principal com um tema comum: a necessidade de a arquitetura aproveitar todas as formas de inteligência existentes para enfrentar os desafios das alterações climáticas.
Gatos em Veneza

De símbolo urbano à raridade: onde estão os gatos de Veneza?

Veneza e os seus gatos representam uma combinação fascinante entre história, lendas e novas realidades. Nas últimas décadas, a população felina da cidade diminuiu, mas continuam a existir locais como o gatil de Malamocco, que mantêm viva essa tradição. Entre mitos populares, iniciativas de voluntariado e novas formas de viver a cidade, os gatos permanecem um símbolo da lagoa.
Taxi aquático em Veneza

'Lucietta': primeiro táxi aquático elétrico chega a Veneza

Veneza, a cidade onde a água faz de rua, acaba de atingir um marco na mobilidade sustentável com a apresentação da ‘Lucietta’, o primeiro táxi aquático 100% elétrico construído especialmente para navegar na complexa rede de canais da cidade. A embarcação foi oficialmente revelada no Salão Náuti
Um século da habitação em Portugal apresentado em Veneza

Um século da habitação em Portugal apresentado em Veneza

O jornal “Homeland | News From Portugal”, projeto da representação portuguesa na 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza, que abre ao público amanhã (dia 7) e termina dia 23 de novembro, vai dar a conhecer a evolução da habitação no país ao longo de um século. A representação portuguesa é oficialmente inaugurada esta tarde.
Itália: ilha, castelo e antigo mosteiro vão a leilão

Itália: ilha, castelo e antigo mosteiro vão a leilão

O Estado italiano pôs à venda cerca de 40 propriedades que serão comercializadas através de um leilão online. Esta medida visa angariar fundos para cumprir as metas orçamentais definidas pela União Europeia (UE) e abater a dívida pública, sendo que o Governo prevê arrecadar 500 milhões de euros até ao final do ano com esta iniciativa. Entre os imóveis está uma ilha na lagoa de Veneza, um castelo do século XV e um mosteiro.