Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

UNESCO

Últimas notícias sobre "UNESCO" publicadas em idealista.pt/news

Mercado Time Out no Porto consegue PIP da autarquia - Unesco considera projeto "intrusivo"

Depois de muita polémica sobre a sua viabilidade, o mercado da Time Out na estação ferroviária de São Bento, no Porto, está mais perto de ser uma realidade. A Câmara Municipal deu parecer positivo ao Pedido de Informação Prévia (PIP) para o projeto, que prevê a construção de uma torre de 21 metros que o Icomos, órgão consultivo da UNESCO, considera “intrusiva”.

Notícia sobre:

Projeto para construir mercado da Time Out em São Bento no Porto sob fogo cruzado

A Time Out quer instalar um mercado em São Bento, no Porto, que inclui uma torre de 21 metros assinada pelo arquiteto vencedor do Pritzker, Souto de Moura. Mas o projeto para a ala sul da estação ferroviária de Campanhã continua envolto em polémica. Depois de ter sido noticiado que a Direção-Geral do Património Cultural (DGCP) deu luz verde, contrariando as preocupações da Unesco de que o empreendimento põe em causa o "valor Universal Excecional" do centro histórico do Porto, classificado como património mundial, a Câmara do Porto diz não ter recebido qualquer informação.

Notícia sobre:
São oito os edifícios classificados

Os 8 edifícios de Frank Lloyd Wright que (agora) são Património Mundial da UNESCO

Notícia sobre:
Classificado em 1983

Património Mundial da UNESCO - visita guiada pelos 17 locais classificados em Portugal

Notícia sobre:

Supremo decide que IMI nos centros históricos protegidos pela UNESCO é ilegal

A cobrança de IMI nos centros históricos e classificados pela UNESCO foi considerada ilegal pelo Supremo Tribunal Administrativo. Trata-se de uma prática adotada pela Autoridade Tributária desde 2009.

Notícia sobre:
Edward Denison, 2016

Asmara: uma cidade modernista em África projetada por Mussolini que agora é património mundial

Durante a época colonial em África, a cidade de Asmara, denominada atualmente de Eritreia, sofreu uma profunda transformação - período em que a Itália de Benito Mussolini tentou expandir o seu poder e mostrar aquilo de que era capaz. A verdade é que, quase 90 anos depois, esta arquitetura do passado é preservada e já faz parte do Património Mundial da Une
Notícia sobre:
Creative commons

Sabes qual é a ilha mais bonita do mundo? Atravessa um incrível rio subterrâneo...

Notícia sobre:

Lisboa em vias de ser Património Mundial

Notícia sobre:
UNESCO

As impressionantes “casas redondas” da China que estão em perigo de extinção

Na região chinesa de Fujian há cerca de 3.000 edifícios residenciais de forma circular, são as chamadas “casas redondas” ou as “tulou”. Mas apenas 46 são reconhecidas como património da Unesco, as maiores ou mais raras. Todas as outras, de menor dimensão ou importância, vão-se deteriorando com os anos, não havendo um plano estatal que ajude à sua conservação. Todas as iniciativas para salvar estes curiosos imóveis, originários do século XII – e nos quais podem chegar a viver cerca de 80 famílias –, são privadas.
Notícia sobre: