
Os restaurantes flutuantes não são coisa do futuro, antes pelo contrário: em Portugal, e no mundo, nascem como flores de lótus, misteriosas, à superfície da água, e desabrocham com uma autenticidade e requinte inesquecíveis.
Comer num restaurante flutuante: uma experiência única
O Laguna é um bar-restaurante. Está atracado na ria de Aveiro desde 2020 – é o primeiro restaurante flutuante a bordo da cidade depois de três anos à espera de licenças – e nele moram várias delícias de Portugal.
Para os amantes da águas, e para os bons garfos, uma refeição passada no Laguna merece ser relembrada. Enquanto se almoça, a vista para as salinas e para os típicos moliceiros que passeiam na ria da Veneza portuguesa fazem com que a comida saiba ainda melhor.
O Laguna abriu portas na época mais improvável de todas, em plena pandemia, mas nem por isso se deixou ficar para trás. Triunfou e ganhou adeptos de refeições flutuantes e tipicamente portuguesas. O Chef Armando Matos é o que traz as maravilhas à mesa, com uma cozinha de autor, no único restaurante flutuante da ria de Aveiro.

Os pratos do Laguna que fazem crescer água na boca
Lombinho de vitela com risotto de cogumelos, rúcula selvagem e um belíssimo parmesão de 36 meses. Mousse de chocolate, creme de café e gelado de pistácio com uma pitada de mel. Tigre e as Vieiras, Bacalhau e o Bolhão Pato. Todas estas são opções que o Laguna oferece para aprimorar os sentidos e degustar os verdadeiros sabores de Portugal durante um almoço ou jantar embalados pela ria.
Um sinfonia de sabores tradicionais, novas sensações e aromas da ria de Aveiro que despertam momentos de um verdadeiro prazer para o palato. Também é servido o prato de atum marinado com gel de maracujá, espuma de lima e coco e com algas da ria que os acolhe, ou marget de pato, puré de batata doce, bolo de esponja e jus de pato e laranja. Um encanto para os olhos e uma delícia para as almas que apreciam gastronomia.

As vieiras caramelizadas com abacate e espuma de leite de coco e lima ou um naco de bacalhau com broa, azeitonas e batata violeta doce são outras opções de pratos que o Laguna oferece com produtos da costa portuguesa. E para acompanhar, vinhos portugueses, como não podia deixar de ser, a maioria da zona da região da Bairrada.
E para os que renunciam à carne e ao peixe, a degustação passa por um couscous de vegetais ou um risotto de legumes. Para os gulosos, o semifrio de vinho baga, red velvet e uvas tintas maceradas ou o Bounty, feito de parfait de coco, sopa fria de chocolate e gelado de amendoim fazem crescer água na boca e deixam-nos de barriga consolada.
Restaurantes flutuantes em Portugal
Não nos ficamos pela ria de Aveiro: seguimos caminho a flutuar pelo nosso Portugal. O conceito de restaurantes flutuantes tem vindo a ganhar adeptos e os projetos estão, aos poucos e poucos, a vir à superfície:
Sabores Flutuantes, Seixal
Era um antigo cacilheiro e um dia decidiu lançar a âncora e atracar de vez. Completamente remodelado, o Sabores Flutuantes é um restaurante com uma vista privilegiada para o pôr-do-sol e deliciosas tábuas de queijos para degustar, com os enchidos que ninguém consegue resistir, e claro, o famoso choco frito da região. Promete fazer-nos flutuar até casa.
Lisboa à Vista, Seixal
Ainda nas calmas águas do Rio Tejo, está o Lisboa à Vista. Um restaurante flutuante com música ao vivo e uma vista panorâmica de tirar o fôlego ainda antes da refeição. O navio é datado de 1925 e tem muitas histórias para contar.
Tem como especialidades o bacalhau com crosta de broa de milho e coentros, com espinafres e batatas a murro, polvo na brasa ou filet mignon de porco ibérico com molho de coentrada. Um refeição que se torna numa experiência gastronómica inesquecível a juntar um fado vadio e a belíssima vista sobre Lisboa.

Rivolé, Portimão
Rivolé, um cruzeiro construído em 1979 que continua as viagens pela zona do Algarve e atraca à noite, em Portimão, para se transformar num restaurante flutuante. As lulas recheadas, o tamboril, as sardinhas e o mais variado peixe grelhado português são a especialidade da casa, num espaço na zona da Ribeirinha de Alvor que alegra a noite algarvia.
Marenostrum, Vilamoura

Também no Algarve, em Quarteira, o Marenostrum flutua na Praia da Falésia, no Lake Resort, e transporta-nos para o período romano. No “nosso mar”, dá-se um reset no palato ao provar cozinha portuguesa, neo-grega e mediterrânica. Uma mistura que nos traz o prazer da gastronomia do Mediterrâneo e o doce embalar das águas do nosso mar.
Tamisa, Funchal, Madeira
Junto ao litoral madeirense está ancorado, na marina do Funchal, o Tamisa. Foi renovado e convertido num restaurante flutuante e delicia marinheiros e não só. No Tamisa desfruta-se da gastronomia regional da Madeira, da beleza da ilha, uma cave de vinhos e a poncha, que nunca podia faltar. Só é preciso ter sorte para que a meteorologia esteja do nosso lado, e que possamos passar uma agradável refeição sob as ondas do Atlântico.
Restaurantes flutuantes pelo mundo
Portugal não é o único país a proporcionar refeições ao sabor das ondas. Os restaurantes flutuantes oferecem uma experiência gastronómica única e alguns deles tornaram-se uma referência para quem procura este tipo de aventura.
Ithaa Undersea Restaurant, Maldivas

Um restaurante que não flutua mas é submerso - localizado a 5 metros abaixo do nível do mar. Uma refeição aqui é uma aventura remarcável, com vistas panorâmicas para jardins de corais e para a imensidão do Oceano Índico. Este restaurante fica no resort Conrad Maldives Rangali Island, foi o pioneiro no leque de restaurantes submersos do mundo e tem sempre a companhia da vida marinha a rodear todas as refeições.
The River Cafe, Nova Iorque, Estados Unidos da América
A flutuar à beira-rio, sob a ilustre ponte de Brooklyn, no East River, o The River Cafe oferece vistas deslumbrantes sobre o horizonte de Manhattan. É famoso pela sua cozinha americana clássica de luxo e pela atmosfera romântica, com música de piano ao vivo e um ambiente refinado. O River Cafe tem sido, e continua a ser, o mais exclusivo restaurante americano de alta gastronomia sobre as águas de Nova Iorque, desde 1977, e conta agora com uma estrela Michelin.
Al Mahara, Dubai, Emirados Árabes Unidos

Al Mahara está localizado no hotel Burj Al Arab, o célebre hotel em forma de vela, e é um restaurante que apesar de não flutuar, criou o cenário de estar debaixo de água. O Al Mahara oferece a possibilidade de mergulhar, aparentemente, no mundo subaquático: tem um enorme aquário de água do mar que rodeia toda a área de refeições, dando aos convidados a impressão de estarem a jantar no fundo do mar. Terás, assim, os animais aquáticos como companhia enquanto te delicias com os seus mais variados pratos de peixe.
Salt & Sill, Klädesholmen, Suécia
Na costa oeste da Suécia encontramos outro restaurante flutuante: o Salt & Sill. É conhecido pelos seus pratos e receitas de marisco e pela belíssima vista da costa. Com o mar como vizinho, tens muitos petiscos por onde escolher e uma variedade de camarões, lagostins, mexilhões, caranguejos, lagostas ou ostras acompanhados com legumes frescos. Este restaurante encontra-se em Klädesholmen, uma pequena ilha que se tornou numa pérola sueca com reconhecimento internacional.
Nile Maxim, Cairo, Egipto

A banhar-se no rio Nilo está o luxuoso cruzeiro Nile Maxim. Este restaurante flutuante inclui, para além de uma experiência de uma refeição a flutuar, uma noite de dança do ventre, música ao vivo e espetáculos de folclore egípcio. O cruzeiro pode receber até 250 convidados e promete dar a provar especialidades egípcias e internacionais enquanto te enamoras pelos horizontes do Cairo, incluindo as Pirâmides de Gizé e a Esfinge, durante o quente pôr-do-sol.
Estes restaurantes flutuantes oferecem uma mistura de delícias culinárias e cenários únicos, não na crista da onda mas é como se fosse, em vários pontos do mundo, tornando-os parte da bucket list tanto de turistas como de habitantes locais.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta