Explorar a Quinta da Regaleira é mergulhar num mundo onde cada pedra conta uma história
Comentários: 0
o que ver na quinta da regaleira
Diego Delso, CC BY-SA 4.0 Wikimedia commons

A Quinta da Regaleira é o monumento mais surpreendente e místico localizado na paisagem de Sintra. Esta situada no caminho que liga o Palácio Real ao Palácio de Seteais, mesmo no limite do centro histórico da vida. Entre os anos de 1898 e 1912, António Carvalho Monteiro, um empresário e filantropo brasileiro conhecido por ser um homem da cultura, fez dela o seu lugar de eleição, agora podes tu descobrir o que ver na Quinta da Regaleira.

A história da Quinta da Regaleira

o que ver na quinta da regaleira
Diego Delso, CC BY-SA 4.0 Wikimedia commons

A Quinta da Regaleira, situada no coração de Sintra, é um monumento repleto de mistérios e simbolismos. A sua história remonta ao século XX, quando foi comprada por António Augusto Carvalho Monteiro que encomendou ao arquiteto Luigi Manini a criação de um espaço que materializasse os seus interesses na maçonaria.

Carvalho Monteiro, também conhecido como Monteiro dos Milhões, era fascinado pela alquimia, maçonaria, rosacrucianismo e pelos templários. A quinta foi transformada num lugar cheio de simbolismos místicos. A Quinta da Regaleira foi construída para ser um espaço de contemplação, meditação e celebração dos mistérios antigos.

Hoje, a Quinta da Regaleira é um dos pontos turísticos mais visitados de Sintra, oferecendo a quem a visita uma viagem cheia de mistério através de túneis secretos, jardins exóticos, lagos, grutas e construções, como o famoso Poço Iniciático. Este poço em espiral desce 27 metros terra adentro e está rodeado por uma escadaria, também ela construída em espiral.

O que visitar na Quinta da Regaleira

o que ver na quinta da regaleira
Hugo Ferreira, CC BY-SA 4.0 Wikimedia commons

Se não sabes o que fazer em 1 dia em Sintra, a Quinta da Regaleira é um lugar de passagem obrigatória. Aqui estão as principais atrações que não podes perder.

  • O Palácio da Regaleira é um imponente edifício considerado ponto central da propriedade.
  • O Poço Iniciático é talvez a mais famosa das estruturas da Quinta. Este poço construído em espiral desce 27 metros e é cercado por uma escadaria, também em espiral.
  • A Capela da Santíssima Trindade é uma pequena capela onde vais poder apreciar os frescos e a impressionante cúpula.
  • Os jardins são um labirinto de beleza natural, com lagos, grutas e construções que convidam à exploração.
  • A Gruta do Oriente é um espaço misterioso que oferece uma viagem ao mundo subterrâneo da Quinta.
  • Torre da Regaleira: Sobe ao topo da Torre da Regaleira e serás recompensado com uma vista panorâmica de Sintra e dos seus arredores.

Com tanta atração para ver, deves estar a questionar-te sobre quanto tempo é preciso para visitar a Quinta da Regaleira. A visita levar, geralmente, cerca de 3 a 4 horas, dependendo do ritmo. Caso queiras organizar a tua visita a este espaço, podes ver todas as atrações através deste mapa digital.

Quinta da Regaleira: preço e horário

o que ver na quinta da regaleira
Jorge Lobo, CC BY-SA 4.0 Wikimedia commons

Planear a tua visita é essencial para aproveitar ao máximo. A Quinta da Regaleira está aberta ao público durante o ano todo, mas o horário pode variar consoante a temporada.

  • Entre janeiro e março: das 10h00 às 18h30.
  • Entre abril e setembro: das 10h00 às 19h00.
  • Entre outubro e dezembro: das 10h00 às 18h30.

Relativamente aos bilhetes, os preços variam entre adultos, jovens e idosos, havendo descontos para crianças e famílias. Podes comprar o teu bilhete online através dos site oficial.

  • Crianças (0 aos 5 anos): entrada gratuita
  • Jovem (6 aos 17 anos): 7 euros.
  • Adulto (18 aos 64 anos): 12 euros
  • Sénior (65 aos 79 anos): 7 euros
  • Sénior com mais de 80 anos: entrada gratuita

Existem dias em que a entrada na Quinta da Regaleira é gratuita para todos os visitantes. Esses dias estão geralmente associados a eventos culturais ou datas comemorativas, como feriados.

Como chegar à Quinta da Regaleira

o que ver na quinta da regaleira
Joaoalves0217, CC BY-SA 4.0 Wikimedia commons

Se estás a planear uma visita à Quinta da Regaleira, aqui estão as melhores formas de chegar:

  • Se vens de Lisboa, opta por ir de comboio até Sintra. Eles partem da estação do Rossio e a viagem dura cerca de 40 minutos.
  • Em Sintra, podes apanhar um autocarro que te levará desde o centro da vila até à Quinta.
  • Se quiseres podes optar por fazer uma caminhada desde o centro de Sintra até lá. Deve durar cerca de 15 minutos.
  • Para quem prefere uma opção mais direta, táxis e TVDE também te podem levar até à Quinta da Regaleira.

Como ir da Quinta da Regaleira para o Palácio da Pena?

o que ver na quinta da regaleira
Diego Delso, CC BY-SA 4.0 Wikimedia commons

Depois de explorar a Quinta da Regaleira, muitos visitantes optam por continuar a sua visita até o Palácio da Pena. A distância entre os dois é de cerca de 2,5 km. Uma das formas mais práticas de fazer esta viagem é utilizar os tuk-tuk locais que estão sempre próximo da entrada da Quinta.

Se preferires caminhar, há um trilho que liga os dois lugares. Esta caminhada dura aproximadamente 35 minutos e passa por algumas das paisagens de Sintra.

Por fim, para quem prefere um transporte mais convencional, os autocarros locais têm rotas que ligam a Quinta da Regaleira ao Palácio da Pena. O autocarro que faz este trajeto é o número 434.

Quinta da Regaleira: o que visitar perto

o que ver na quinta da regaleira
Ввласенко, CC BY-SA 3.0 Wikimedia commons

Explorar os arredores da Quinta da Regaleira proporciona uma experiência enriquecedora e completa.

  • O Palácio Nacional de Sintra é conhecido como Palácio da Vila. Destaca-se pela sua mistura de estilos e pelas suas icónicas chaminés em forma de cone.
  • O Castelo dos Mouros é uma fortaleza histórica que oferece vistas panorâmicas sobre Sintra e a costa atlântica.
  • O Palácio de Monserrate é uma obra-prima, rodeada por jardins exóticos que são bastante conhecidos.
  • O Parque e Palácio Nacional da Pena, com a sua localização e a sua colorida fachada, encanta e atrai visitantes de todo o mundo. 
  • O Convento dos Capuchos é conhecido pela sua simplicidade e integração na natureza.

Viver em Sintra

Sintra é património mundial da UNESCO. Esta vila está rodeada de montanhas e repleta de jardins e palácios. Mesmo estando a 30 minutos de Lisboa, a vida em Sintra é mais calma e tranquila. Morar em Sintra é uma experiência que permite combinar a serenidade da natureza com a proximidade da agitação metropolitana.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta