A vila alentejana de Fronteira tem muito para ver. Descobre as principais atrações e tudo o que não podes perder na tua visita.
Comentários: 0
o que ver em fronteira
FenandoLBMaria, CC BY-SA 4.0 Wikimedia commons

Situada no coração do Alto Alentejo, Fronteira tem uma grande importância histórica. Esta vila é famosa pela Batalha dos Atoleiros, onde forças portuguesas, comandadas por Nuno Álvares Pereira, venceram os espanhóis durante a crise de 1383-1385. Atualmente, a vila tem uma população de cerca de 3.500 habitantes que são parte integrante de tudo o que ver em Fronteira.

O que visitar em Fronteira

o que ver em fronteira
FenandoLBMaria, CC BY-SA 4.0 Wikimedia commons

A vila de Fronteira oferece uma grande variedade de atrações, desde monumentos históricos a paisagens naturais alentejanas.

  • A Torre do Relógio, situada no centro da vila, oferece uma vista panorâmica sobre a vila.
  • A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Atalaia e a Igreja de Nossa Senhora da Vila Velha, representam o património religioso e arquitetónico local.
  • O Pelourinho de Fronteira, símbolo da autonomia municipal e justiça.
  • As 24 Horas TT de Fronteira realizam-se anualmente, num fim de semana entre os meses de novembro e dezembro.

Fronteira com crianças: o que fazer?

o que ver em fronteira
Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL, CC BY-SA 2.0 Wikimedia commons

Se estás a planear uma visita a Fronteira e procuras opções para entreter as crianças, opções não te faltam.

Uma visita à Praia Fluvial da Ribeira Grande é obrigatória. Este espaço verde é ideal par um piquenique em família e tem várias áreas de lazer para que as crianças possam brincar ao ar livre. Além disso, e se estiver calor, podem refrescar-se nas águas da ribeira.

O Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros pode também ser uma boa opção pois oferece atividades interativas que os mais pequenos gostam. A entrada é gratuita até aos 5 anos. Consulta os horários e os preços no site do município.

Vilas perto de Fronteira

o que ver em fronteira
Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL, CC BY-SA 2.0 Wikimedia commons

A região à volta de Fronteira está repleta de vilas, aldeias e lugares interessantes que merecem ser explorados. 

  • Não muito distante de Fronteira, encontra-se Sousel. Aqui podes visitar o Castelo de Sousel e a Igreja Matriz, ambos exemplos da arquitetura da região.
  • Outro destino que vale a pena visitares é Montargil. Vais poder aproveitar as atividades aquáticas na Barragem de Montargil ou simplesmente relaxar na natureza.
  • Considera também uma visita a Cabeço de Vide. A vila é conhecida pelas suas termas e pelas águas minerais que são famosas pelas suas propriedades curativas. Podes consultar o horário das Termas da Sulfúrea no site oficial da freguesia.

Comida alentejana: o que comer em Fronteira

o que ver em fronteira
Chedlund808, CC BY-SA 4.0 Wikimedia commons

Explorar a gastronomia local é uma parte essencial de qualquer viagem e a região do Alto Alentejo é famosa pela sua culinária.

O ensopado de borrego é um dos pratos mais emblemáticos da região, mas há também quem prefira umas migas à alentejana acompanhadas de carne de porco frita.

Não deixes de provar a típica açorda alentejana, uma sopa feita com água, pão, alho, azeite e coentros. Pode ser acompanhada apenas com ovo escalfado, bacalhau cozido ou sardinhas assadas.

Para os amantes dos doces, a sericaia é a sobremesa ideal. Este doce, feito com ovos, farinha, açúcar e leite, e polvilhado com canela é muitas vezes servido com as ameixas de Elvas.

Como chegar: carro, autocarro ou comboio

o que ver em fronteira
Pixabay

Se está a planear uma visita à vila de Fronteira, deves saber como chegar até lá. Situada no distrito de Portalegre, Fronteira é acessível por várias formas de transporte.

  • Carro. A partir de Lisboa, podes seguir pela A1 ou A6 até ao nó com a IP2, seguindo depois pela N245 diretamente até Fronteira. Este trajeto tem cerca de 200 quilômetros e leva aproximadamente 2 horas e 30 minutos.
  • Autocarro. Há autocarros regulares que ligam Lisboa a Fronteira. As empresas Rede Expressos e Rodoviária do Alentejo oferecem serviços com várias partidas diárias. A viagem de autocarro pode demorar entre 3 a 4 horas,
  • Comboio. Embora não haja uma estação ferroviária em Fronteira, podes chegar de comboio para a estação mais próxima, que se situado no Crato e fica a cerca de 30 minutos desta vila.

Viver em Fronteira

Fronteira oferece um ritmo de vida tranquilo, ideal para quem quer fugir da agitação das grandes cidades. A qualidade de vida é elevada também graças às paisagens naturais à sua volta. A proximidade com outras cidades do Alentejo possibilita e a oferta de infraestruturas faz com que viver em Fronteira seja uma boa opção.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar