Entre as mais populares está a praia do Guincho, em Cascais.
Comentários: 0
Praia da Ericeira
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Wikimedia commons

Lisboa, a capital vibrante de Portugal, oferece muito mais do que apenas história, cultura e gastronomia. O Oceano Atlântico banha a costa da cidade, presenteando os visitantes e locais com praias deslumbrantes.

Se queres umas férias entre a cidade e a costa, as 10 melhores praias do distrito de Lisboa são uma boa opção para um dia de descanso à beira-mar ou um passeio pelo centro da cidade. 

Praia de Carcavelos

Praia de Carcavelos
Sonse, CC BY 2.0 Wikimedia commons

A praia de Carcavelos, com a sua beleza natural, infraestruturas completas e localização privilegiada, é uma das melhores praias da linha de Cascais

A sua extensa faixa de areia e as ondas consistentes, perfeitas para a prática de surf e bodyboard, fazem dela um destino imperdível para os amantes de desportos aquáticos. Para além do surf, a praia oferece outras atividades como voleibol de praia, futebol e aluguer de gaivotas e caiaques.

Esta praia ostenta com orgulho a Bandeira Azul e é uma excelente opção para famílias com crianças, pois possui infraestruturas completas, incluindo casas de banho, duches, bares, restaurantes e nadadores-salvadores durante a época balnear. Nos arredores, dispõe de uma ciclovia que percorre a marginal.

Praia do Guincho

Praia do Guincho
Abspires40, CC BY 2.0 Wikimedia commons

Aninhada na linha costeira selvagem, a praia do Guincho ganhou fama internacional como um dos melhores locais para a prática de windsurf e kitesurf em Portugal. As suas águas cristalinas, embora tentadoras, exigem cautela devido às correntes fortes e ondulação intensa, tornando-a menos adequada para banhistas menos experientes, especialmente crianças.

Galardoada com a Bandeira Azul, estende-se por uma vasta área de areia dourada, emoldurada por dunas imponentes e uma paisagem dramática de falésias. Apesar da sua natureza selvagem oferece, infraestruturas básicas, incluindo estacionamento, casas de banho e restaurante.

Nos arredores da praia, a beleza natural do Parque Natural Sintra-Cascais convida à exploração. Trilhos pedestres serpenteiam pelas falésias, oferecendo vistas deslumbrantes sobre o Oceano Atlântico.

Praia das Maçãs

Praia das Maçãs
Teves Costa, CC BY-SA 2.0 Wikimedia commons

Encaixada na costa atlântica de Sintra, a praia das Maçãs combina o charme tradicional de uma vila piscatória com a beleza natural da Serra de Sintra. Com a sua forma em concha, areia dourada e águas calmas, a praia é um destino popular entre famílias com crianças e banhistas que procuram um ambiente relaxante.

A Praia das Maçãs oferece condições seguras para nadar e praticar desportos aquáticos como bodyboard e stand-up paddle. Dispõe de infraestruturas completas, incluindo casas de banho, acessos para pessoas com mobilidade reduzida, duches, aluguer de chapéus de sol e espreguiçadeiras, e nadadores-salvadores durante a época balnear. 

A proximidade com a vila, permite aos mais curiosos conhecer e saber o que ver em Sintra. A sua localização privilegiada, a beleza natural da Serra de Sintra como pano de fundo, fazem desta praia o melhor cenário para ver o pôr do sol em Sintra.

Praia do Tamariz

Praia do Tamariz
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Wikimedia commons

No passado foi conhecida como a 'praia elegante', a praia do Tamariz era frequentada pela alta sociedade que passava os verões na linha do Estoril, atualmente é uma das praias mais bonitas perto de Lisboa. É bastante concorrida por ser muito central e estar localizada junto à linha do comboio.

Distinguida com a prestigiada Bandeira Azul, esta praia oferece aos seus visitantes uma experiência balnear idílica. Destaca-se pelas suas infraestruturas de excelência e quem a visita, podem usufruir de um leque completo de comodidades, incluindo casas de banho, duches, aluguer de chapéus de sol e espreguiçadeiras, uma piscina atlântica localizada junto ao pontão e acessos para pessoas com mobilidade reduzida

Praia da Ericeira

Praia da Ericeira
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Wikimedia commons

Situada na costa Oeste, a Ericeira é uma vila piscatória tradicional que ganhou fama mundial como Reserva Mundial de Surf. As suas ondas perfeitas e consistentes atraem surfistas de todos os cantos do globo, tornando-a um destino de eleição para os amantes de desportos aquáticos.

A praia da Ericeira dispõe de infraestruturas essenciais, como casas de banho, duches e estacionamento nas proximidades. No entanto, o acesso para pessoas com mobilidade reduzida pode ser limitado em algumas áreas.

A vila da Ericeira, com as suas ruas estreitas e casas caiadas de branco, oferece um ambiente acolhedor e pitoresco. Os visitantes podem deliciar-se com a gastronomia local, rica em peixe fresco e marisco, nos restaurantes tradicionais espalhados pela vila. 

Praia das Azenhas do Mar

Praia das Azenhas do Mar
mecles, CC BY 3.0 Wikimedia commons

Escondida sob a falésia da Serra de Sintra, a praia das Azenhas do Mar é um verdadeiro postal ilustrado. A visão da cascata que desagua na praia, proveniente da piscina de água salgada da aldeia acima, é simplesmente mágica. No entanto, o  seu acesso é feito por escadas íngremes, tornando-a inadequada para pessoas com mobilidade reduzida.

As condições do mar podem ser agitadas, o que a torna menos adequada para crianças pequenas. No entanto, é vigiada durante a época balnear. 

Na povoação encontram-se exemplos de casas portuguesas, algumas delas projetadas pelos mais conceituados arquitetos de meados do século XX, que misturavam características modernistas com elementos estéticos das casas tradicionais das várias regiões de Portugal, como os painéis de azulejos nas fachadas.

Praia de São Julião

Praia de São Julião
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Flickr

A praia de São Julião, situada na encosta atlântica do concelho, é um refúgio tranquilo que seduz pela sua beleza natural e ambiente relaxante. Com uma extensa faixa de areia dourada, emoldurada por falésias imponentes e banhada pelas águas cristalinas do Atlântico, a praia oferece um cenário idílico para um dia de descanso à beira-mar.

Galardoada com a Bandeira Azul, dispõe de infraestruturas básicas, incluindo casas de banho e duches. Ideal para longas caminhadas pela areia, possui um mar de ondulação forte, ótimo para a prática de surf e bodyboard.

A proximidade com a vila de Ericeira, com a sua atmosfera vibrante e restaurantes de renome, e com a vila histórica de Mafra, com o seu imponente Palácio Nacional, fazem da Praia de São Julião um destino completo para umas férias memoráveis.

Praia da Torre

Praia da Torre
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Wikimedia commons

Situada ao lado do Forte de São Julião da Barra, que dá nome à praia, a Praia da Torre é conhecida por suas águas calmas e seu ambiente familiar, tornando-se um destino ideal para quem procura relaxamento e lazer.

É ideal para famílias com crianças, uma vez que as águas rasas proporcionam um ambiente seguro para nadar. A praia está bem equipada com infraestruturas como chuveiros, sanitários e bares de praia que oferecem bebidas e refeições leves. Durante a temporada de verão, a praia é vigiada.

O Forte de São Julião da Barra, que se ergue ao lado da praia, é um ponto de interesse histórico significativo. Construído no século XVI para defender a entrada do rio Tejo, o forte oferece uma rica herança cultural e vistas panorâmicas impressionantes da costa.

Praia da Adraga

Praia da Adraga
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Flickr

A praia da Adraga, situada na área de Sintra, orgulha-se de ter Bandeira Azul, e dispõe de infraestruturas essenciais, incluindo um restaurante com vista para o mar, onde os visitantes podem saborear pratos de marisco fresco e outras especialidades locais e instalações sanitárias e chuveiros disponíveis para o público. Durante a época balnear, a praia é vigiada por nadadores-salvadores.

Esta praia não é particularmente conhecida pela acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, pois o acesso envolve uma descida por um caminho íngreme e, em algumas áreas, irregular. Em relação aos desportos, a praia é popular entre os praticantes de bodyboard e pesca desportiva, devido às suas ondas vigorosas e às condições do mar. 

Praia da Conceição

Praia da Conceição
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Flickr

Localizada entre o centro da vila de Cascais e a praia da Duquesa, a praia da Conceição oferece uma combinação perfeita de beleza natural, acessibilidade e conveniências urbanas.

A praia garante uma infraestrutura completa, incluindo chuveiros, sanitários e bares de praia que servem refeições e bebidas. Espreguiçadeiras e guarda-sóis estão disponíveis para alugar. É, também considerada uma das praias mais calmas de Lisboa.

A proximidade com a vila de Cascais, permite aos visitante conhecerem a cultura e a gastronomia local. Durante o verão, atrações culturais e feiras de rua é o que não falta nesta zona.

Como chegar às praias de transporte público

Chegar às belas praias do distrito de Lisboa é fácil e acessível, com diversas opções de transporte disponíveis. Seja de comboio, metro ou autocarro, disponibilizamos dicas e percursos mais diretos, para saberes como chegar às praias de transporte público.

Para a praia de Carcavelos e da Torre:

  • Metro, linha verde até o Cais do Sodré e em seguida mudar para o comboio da CP em direção a Cascais. Sair em Carcavelos e andar cerca de 17 min até à praia. 
  • Para a praia da Torre o trajeto é parecido. No comboio da CP em direção a Cascais ou Estoril, sair em Oeira e entrar o no autocarro número 1121 em direção a Oeiras (piscina oceânica) e sair em Passeio Marítimo de Oeiras, andar cerca de 2 min.

Para a praia do Guincho, do Tamariz e da Conceição:

  • Metro, linha verde até ao Cais do Sodré e em seguida mudar para o comboio da CP até à estação de Cascais. Esperar pelo autocarro M15 até à praia do Guincho e andar cerca de 2 min.
  • Para a praia do Tamariz o trajeto é parecido. Podes entrar no comboio da CP em direção a Cascais ou Estoril e sair na estação do Estoril e andas cerca de 4 min até à praia.
  • Para a praia da Conceição basta entrar no comboio que faz o trajeto Cais do Sodré-Cascais, sair na última paragem e andar 3 min até à praia. 

Para a praia das Maçãs:

  • Esperar pelo comboio da CP em Santa Apolónia até Braço de Prata, mudar para o comboio que vai em direção a Sintra e sair em Portela de Sintra. Entrar no autocarro 1254 em direção a Magoito (praia) e sair em Av Eugene Levy 142, andar cerca de 9 min até à praia.

Para a praia da Ericeira:

  • Metro até ao Campo Grande, mudar para o autocarro número 2803 até ao terminal rodoviário da Ericeira, entrar no autocarro número 2117 em direção a Encarnação (cemitério) e sair em EN 247 (B Pescadores) e andar 1 min até à praia. 

Para a praia das Azenhas do Mar:

  • Em Entrecampos, entrar no comboio em direção a Sintra e sair em Portela de Sintra (estação), mudar para o autocarro número 1247 em direção a Fontanelas (largo) e sair em R Dr Ant Brandão Vasc e andar cerca de 3 min até ao destino.

Para a praia de São Julião:

  • No Campo Grande entrar no autocarro número 2804 em direção a Mafra (terminal), mudar para o autocarro número 2625 em direção a São João das Lampas e sair em En 247 3 (Baleia), esperar pelo 1633 em direção a Ericeira (terminal rodoviário) e sair em 
    Estr Municipal 546 2, andar até à praia. 

Para a praia da Adraga:

  • Entrar no comboio que vai do Rossio até Sintra, sair em Portela de Sintra e esperar pelo autocarro número 1241 em direção a Almoçageme (Mercado), sair em Av Dr Brandão Vasconcelos (Lgo) e andar cerca de 24 min até ao destino. 

Como é viver em Lisboa

Lisboa
Alexander De Leon Battista, CC BY-SA 2.0 Wikimedia commons

Lisboa, a capital de Portugal, é uma cidade vibrante e cheia de vida, que oferece uma mistura única de história, cultura e modernidade. Viver em Lisboa é experienciar um ritmo de vida tranquilo e acolhedor, onde o sol brilha durante a maior parte do ano e a gastronomia é rica em sabores e aromas.

A capital portuguesa é uma cidade repleta de monumentos históricos e culturais que testemunham o seu passado glorioso. Entre os locais imperdíveis, destacam-se o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e o Castelo de São Jorge. A cidade é também um centro cultural vibrante, com inúmeros museus, teatros, galerias de arte e casas de espetáculos.

Para os amantes da música, Lisboa dispõe de concertos de fado, a música tradicional portuguesa, em casas típicas nos bairros históricos da cidade. A gastronomia da cidade é rica em sabores e aromas, com influências mediterrânicas e atlânticas. Entre os pratos típicos, destacam-se as sardinhas assadas, o bacalhau à Brás e o pastel de Belém.

Durante o verão, Lisboa ganha ainda mais vida com os seus festivais de música ao ar livre, que atraem milhares de pessoas. Entre os eventos mais populares, destacam-se o NOS Alive e o Rock in Rio Lisboa.

 

*Notícia atualizada dia 26 de julho, às 09h05. Foi retirada a referência à praia da Ursa, depois de a Câmara Municipal de Sintra ter alertado para o facto da descida e permanência na praia ser desaconselhada. Foi, no entanto, acrescentada a praia da Adraga.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta