A inauguração das luzes de Natal oferece um espetáculo imperdível, com destaque para os mercados de Natal e as decorações.
Comentários: 0
Luzes de Natal
Freepik

A iluminação de Natal em Portugal é uma tradição encantadora que transforma as cidades em verdadeiros "reinos de luz", criando um ambiente festivo e acolhedora durante a época natalícia. Esta prática, que se consolidou ao longo das décadas, celebra o espírito natalício. Descobre as melhores cidades para ver a iluminação de Natal em Portugal.

As melhores cidades para ver as luzes de Natal

Lisboa
Guy MOLL, CC BY 2.0 Creative commons

Desde as ruas movimentadas de Lisboa até às praças históricas do Porto, passando pelas encostas do Funchal, na Madeira, cada cidade tem a sua própria interpretação desta tradição, criando cenários únicos que capturam a essência da quadra e a cultura local. 

Lisboa

A capital portuguesa brilha intensamente durante a época natalícia, com a iluminação de Natal a criar um espetáculo verdadeiramente deslumbrante. A Avenida da Liberdade torna-se um corredor de luz, com árvores adornadas por milhares de lâmpadas que criam um efeito de cascata luminosa. Na Baixa de Lisboa, as ruas históricas ganham uma nova vida com decorações temáticas que encantam visitantes de todas as idades.

Este ano, as luzes de Natal em Lisboa serão acesas a partir de 23 de novembro, pelas 18h30, até 6 de janeiro de 2025. À inauguração da árvore de Natal junta-se um espetáculo de luz e som e ainda um concerto, desta vez com a convidada Áurea. 

O Wonderland Lisboa abre as portas de 29 de novembro a 5 de janeiro de 2025. Já a decorrer está o Rossio Christmas Market, inaugurado a 15 de novembro, procura dinamizar toda a zona da baixa. 

Porto

No Porto, a magia espalha-se por toda a cidade, estima-se que, pelo menos 94 ruas contarão com o brilho de Natal. A grande árvore de Natal na Avenida dos Aliados é o epicentro das celebrações, deverá atingir, no mínimo, os 30 metros de altura. Contudo, não será a única a espalhar magia pela cidade, visto que deverão juntar-se mais 13 árvores pequenas e três médias, instaladas em diferentes pontos geográficos do Porto.

Este ano, as luzes no Porto serão acesas a 30 de novembro, a partir das 18h00, marcando o início oficial da época natalícia na cidade. O Mercado de Natal da Cordoaria, ou seja, o mercado no Jardim João Chagas, irá funcionar de 30 de novembro a 23 de dezembro de 2024 e o Mercado de Natal na Praça da Batalha, aberto de 29 de novembro a 29 de dezembro, oferece uma experiência única com artesanato local e delícias gastronómicas típicas da quadra.

Funchal

As luzes de Natal do Funchal acendem no início de dezembro, mais precisamente a partir de 1 de dezembro, e as festividades continuam até 7 de janeiro de 2025. Durante este período, o centro da cidade se transforma num verdadeiro espetáculo de luz e cor, com a Avenida Arriaga e outras zonas principais adornadas com decorações natalícias deslumbrantes. 

Além das luzes, o Funchal é também um excelente destino para quem deseja viver a magia do Natal, com vários mercados de Natal espalhados pela cidade e pela ilha. O mercado principal ocorre no Funchal, mas também existem edições em outros locais, como Santa Cruz, Santo António da Serra, Câmara de Lobos e Machico, entre outros. Os mercados começam em dezembro, com destaque para o Mercado do Funchal, que se intensifica no dia 23 de dezembro.

Braga

As luzes de Natal em Braga serão acesas no dia 1 de dezembro de 2024, acompanhadas de um programa cultural, incluindo concertos e espetáculos na cidade. As luzes permanecerão decorando Braga até ao Dia de Reis, 6 de janeiro de 2025.

Este ano, o Mercado de Natal de Braga será realizado de 1 a 24 de dezembro, na Avenida Central. O mercado contará com 25 stands e oferecerá produtos como artesanato, gastronomia natalícia, livros, brinquedos e decorações típicas, além de uma programação para toda a família.~

Viseu

As luzes de Natal em Viseu serão acesas no dia 29 de novembro de 2024, dando início à celebração da quadra natalícia. Este evento faz parte do programa Viseu Natal 2024/2025, que se estenderá até 6 de janeiro de 2025. A iluminação inclui 380 mil lâmpadas que adornam locais emblemáticos como o Rossio, o centro histórico e outros espaços da cidade, criando um ambiente mágico e convidativo.

O tradicional Mercado de Natal, com as icónicas casinhas de madeira, ocorrerá na Praça da República e Rua Direita, oferecendo produtos locais como doçaria, artesanato e vinhos da região, de 29 de novembro a 5 de janeiro. O programa também conta com uma pista de gelo no Mercado 2 de Maio e eventos culturais, incluindo concertos, teatro e oficinas nos museus municipais e na Biblioteca de Viseu.

A tradição da iluminação de Natal em Portugal

Natal
Freepik

Inicialmente associada às celebrações católicas, a iluminação natalícia em Portugal começou de forma modesta, com velas e lanternas decorativas em igrejas e praças. A eletricidade trouxe maior impacto às cidades a partir do século XX, tornando as decorações uma tradição urbana amplamente celebrada.

Nas últimas décadas, as luzes de Natal passaram a ser uma ferramenta estratégica para atrair visitantes, incentivar o comércio local e promover o turismo. Locais como Lisboa, Porto e Funchal lideram com iluminações impressionantes, que incluem árvores de Natal gigantes, projeções de vídeo mapping e espetáculos interativos.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta