
A época natalícia na Europa é sinónimo de magia e tradição, com mercados de Natal que transformam as cidades em ambientes festivos. Na Europa são muitos os pontos onde é possível encontrar estes espaços tão característicos das festas.
A organização European Best Destinations escolheu os melhores mercados de Natal da Europa através da experiência de milhares de viajantes inquiridos. Descobre quais são os melhores mercados de Natal da Europa.
Gdańsk, Polónia
O Mercado de Natal de Gdańsk recebeu o título de Melhor Mercado de Natal Europeu 2024/2025 com mais 90 mil votos. De 22 de novembro a 23 de dezembro, este mercado de Natal vai ser o centro de performances de artistas e concertos, que mistura teatro, dança, canções de natal e a criação de ornamentos festivos.
Além disso, na entrada, os visitantes são recebidos por um casal de avós quebra-nozes vestidos com fatos tradicionais. O mercado ainda oferece um carrossel veneziano, o esconderijo dos alces Lucek e a Casa do Pai Natal.

Craiova, Roménia
Craiova, localizada no sudoeste da Roménia, oferece o maior mercado de Natal da Europa, com mais de 280 mil metros quadrados. Além da pista de gelo, da roda gigante e do trenó, está dividido em quatro cenários: a aldeia do Pai Natal, Aldeia da Bela e do Monstro, Natal Galáctico Star Wars e o tradicional Natal Romeno. Sem dúvida, uma experiência para todos. O mercado vai estar em funcionamento até 15 de janeiro.
Genebra, Suíça
Genebra, cidade conhecida pela sua elegância e ambiente alpino, torna-se um destino encantador na época do Natal. O mercado de Natal de Genebra, situado nas margens do Lago de Genebra, tem mais de 30 barracas de comida de rua que servem pratos como delícias da culinária local, como raclette ou pratos Chalet à Fondue. O mercado vai estar aberto até dia 24 de dezembro, cheio de atividades artesanais e para crianças.
Para além do mercado de Natal, Genebra apresenta uma gama diversificada de experiências de inverno. Os visitantes podem deliciar-se com iguarias de chocolate local e explorar a cultura da cidade.

Riga, Letónia
Riga, capital da Letónia, é um destino fascinante para desfrutar de um dos melhores mercados de Natal da Europa. Localizado na Praça Doma , oferece produtos como pão de gengibre, vinho quente, amêndoas caramelizadas e diversos produtos de panificação. Está localizado no coração de um centro histórico declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Não deixes de visitar locais como a Opera Square, Bastejkalns e o Parque Kronvalda, que são bastante emblemáticos e onde podes conhecer melhor a cidade.
Asti e Govone, Itália
No coração da região italiana do Piemonte, Asti e Govone (a meio caminho entre Turim e Génova) destacam-se como dois destinos essenciais para os amantes dos mercados de Natal. Em Asti encontrarás luzes e decorações feitas de plásticos reciclados e barracas de madeira que exibem uma grande variedade de produtos. Govone destaca-se pela iluminação do Palácio Real e da casa do Pai Natal.
Essen, Alemanha
Essen, localizada na região do Ruhr, abriga um dos maiores mercados de rua da Alemanha, e vai estar em funcionamento até dia 23 de dezembro. É popular pelo seu vinho quente e amêndoas torradas, bem como pelas bancas onde pode encontrar produtos de mais de 20 países. Escolhido como um dos mercados mais sustentáveis da Europa, está localizado no coração de uma cidade que combina modernidade com um rico património cultural.

Valkenburg, Holanda
Valkenburg, uma cidade no sul da Holanda, que se transforma num destino mágico durante a época de Natal. Oferece vários mercados, inclusive um subterrâneo, realizado nas antigas cavernas da cidade, proporcionando uma experiência natalícia inesquecível. Os mercados, como Gemeentegrot e Fluweelengrot, são conhecidos pela sua variedade de produtos artesanais e delícias culinárias.
Montbéliard, França
Montbéliard, localizada na região de Borgonha-Franche-Comté, em França, destaca-se pelo seu mercado de Natal com mais de 140 barracas de artesanato. Aposta no artesanato local e na gastronomia regional, com especialidades culinárias como o ' saucisse de Montbéliard ' (linguiça de porco) e o 'vin chaud' (vinho quente).

Viena, Áustria
Viena, a capital da Áustria, é conhecida pela sua história e arquitetura. O seu mercado, rodeado de edifícios clássicos iluminados, está localizado na Praça do Município e é conhecido por seus doces e bebidas quente. Outra atração popular é o carrossel. Além disso, também podes visitar o mercado em frente ao Palácio de Schönbrunn, preparado para o Ano Novo.
Marbelha, Espanha
Marbella oferece uma experiência de Natal exclusiva e luxuosa , misturando perfeitamente tradições festivas com sua renomada elegância. Existem vários mercados na cidade, entre os quais se destaca o de Puerto Banús. O clima quente e seu ambiente sofisticado convidam a passar muito tempo a caminhar pelas ruas e ver barracas com produtos artesanais e uma grande variedade de comidas, entre outros.

Como foram escolhidos os melhores mercados?
Escolher os melhores mercados de Natal da Europa não é tarefa fácil, dada a grande quantidade de opções disponíveis no continente. No entanto, a organização European Best Destinations realiza anualmente uma votação entre mais de 6.494 mercados de Natal.
O processo de seleção baseia-se nas suas diferentes propostas, nos seus artesãos, no seu compromisso com a sustentabilidade, na sua gastronomia local, nas suas iniciativas de caridade e na sua criatividade, entre outros detalhes. No total, mais de 753 mil utilizadores escolheram estes dez destinos.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta