Agosto é o mês do verão por excelência, mas nem todos se dão bem com o calor. Temos a solução ideal para umas férias fresquinhas.
Comentários: 0
Fugir do calor do verão
Wikimedia commons

Está a chegar o mês mais quente do verão. Agosto é sinónimo de dias quentes e noites amenas, onde a vontade de estar na rua aumenta. No entanto, nem todos são amantes de um calor abrasador. A pensar nisso, reunimos várias casas de férias em Portugal, para que consigas ter umas férias mais frescas e aproveites para recarregar energias. 

Serra da Lousã: natureza, aldeias e veados selvagens

Serra da Lousã
Wikimedia commons

Escondida no coração de Portugal, mais precisamente na linha que separa o distrito de Coimbra do distrito Leiria, encontramos um refúgio fresco rodeado por natureza. 

Além das famosas Aldeias de Xisto, podes avistar veados em liberdade, fazer caminhadas por trilhos delimitados por carvalhos e castanheiros ou até, tomar banho em ribeiras de águas cristalinas. Este destino de férias é ideal para quem procura ar puro, tranquilidade e temperaturas mais amenas.

O clima mais fresco deve-se à altitude da serra e à sua densa cobertura vegetal que mantém o ar húmido e fresco mesmo nos dias de maior calor. Entre os locais imperdíveis que deves anotar estão:

  • Castelo da Lousã com vistas incríveis sobre o vale;
  • O Baloiço do Trevim localizado no ponto mais alto da Serra da Lousã, a mais de 1.000 metros de altitude, perfeito para fotos originais;
  • A Praia Fluvial da Senhora da Piedade, onde poderás ir a banhos para te refrescares.

Alojamentos de férias nas Aldeias de Xisto

Ver mais alojamentos de férias nas Aldeias de Xisto

Mata do Buçaco: um jardim encantado com ar de montanha

Mata do Buçaco
Wikimedia commons

Entre Coimbra e Aveiro, a Mata do Buçaco é um dos segredos mais bem guardados de Portugal quando o assunto é "fugir ao calor". Este santuário botânico reúne mais de 700 espécies de árvores e plantas, algumas com cunho de exclusividade em toda a Europa.

A densidade da vegetação cria um microclima húmido e fresco, com sombras quase permanentes que ficam completas com aquele brisa típica de montanha (mesmo nos meses mais quentes).

Se este destino já te convenceu, ficas a saber que além de natureza podes visitar:

  • Palace Hotel do Bussaco, ergue-se no centro da mata um antigo palácio rodeado por fontes e jardins cuidados;
  • Carmo de Santa Cruz, localizado a poucos metros do hotel, este edifício foi um convento do século XVII onde os monges carmelitas viveram em isolamento preservando o ambiente natural e quase místico;
  • Miradouro  da Cruz Alta: localizado no ponto mais alto da serra presenteia os seus visitantes com paisagens amplas sobre a região;
  • Vale dos Fetos e o Lago Grande: ao percorrer os trilhos da Mata do Buçaco vais perceber que cada recanto conta uma história. Estes dois lugares, podiam bem ter sido cenários de filmes. 

Alojamentos de férias perto da Mata do Buçaco

Ver mais alojamentos de férias perto de Luso

Praia Fluvial de Loriga: uma "praia" na Serra da Estrela

Loriga Praia Fluvial
Wikimedia commons

Contrariamente ao que estamos habituados, esta praia situa-se a cerca de 800 metros de altitude, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. A Praia Fluvial de Loriga é um verdadeiro oásis de frescura. 

Não te vamos iludir: as águas é gelada, mas isto deve-se ao facto desta praia ser alimentada diretamente pelas nascentes da serra, o que a leva a ser considerada como uma das únicas praias fluviais portuguesas inseridas numa espécie de anfiteatro natural.

Além disso, a qualidade ambiental é tão elevada que esta praia fluvial tem Bandeira Azul. No que respeita a infraestruturas, vais encontrar:

  • Relvado para piqueniques;
  • Trilhos para caminhadas;
  • Cafés com vista para o vale.

O cenário montanhoso, decorado com natureza e rocha granítica levou Loriga a ser conhecida como a “Suíça Portuguesa” — e basta lá chegar para perceber porquê.

Alojamentos de férias no Parque Natural da Serra da Estrela 

Ver mais alojamentos de férias no Parque Natural da Serra da Estrela

Ilha do Corvo: o lado selvagem dos Açores

Ilha do Corvo
Wikimedia commons

É um dos destinos mais autênticos e inexplorados de Portugal e, por isso mesmo, torna-se um verdadeiro paraíso para quem quer fugir ao calor e à multidão. É a mais pequena das nove ilhas dos Açores, com cerca de 17km2 e uma população que ronda apenas os 400 habitantes.

Um destino onde o tempo corre devagar, o silêncio é (quase) total e o vento fresco do Atlântico torna o verão uma estação mais suportável. E se já estás impressionado, há mais: o ponto mais alto, chamado Caldeirão do Corvo, é uma cratera vulcânica gigante coberta de verde, cujos lagos no interior formam um cenário de outro mundo.

  • É possível subir até ao miradouro;
  • O trilho que contorna a cratera tem vistas impressionantes sobre a ilha e o mar.

Apesar do seu tamanho, a Ilha do Corvo é considerada reserva da biosfera da UNESCO, graças à sua biodiversidade. É também um ponto de passagem de aves migratórias raras que impressiona os visitantes.

O clima é ameno o ano inteiro, sendo os verões mais suaves e húmidos, um destino perfeito para quem quer um destino fresco à distância de uma viagem de avião, mas sem sair do país. 

Agora que já tens uma lista de destinos, é escolheres o que mais se adapta ao teu estilo, uma coisa é certa: não vais derreter ao sol!


Alojamentos de férias nas Açores

Ver mais alojamentos de férias nas Açores
 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta