Queres comprar casa num lugar tranquilo, perto da natureza e com custo de vida acessível? A resposta pode estar na região Centro.
Comentários: 0
casa com piscina
idealista
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

Viver no Centro de Portugal é garantir uma qualidade de vida muito diferente das restantes regiões do país. Para alguns, esta diferença pode ser muito positiva, para outros nem tanto. Por isso, nada melhor do que conheceres os prós e os contras desta região e tirares as tuas próprias conclusões.

No final deste artigo, se te tiveres “convencido” a morar nesta bonita zona do país, espreita os municípios com mais opções de casas de nova construção que o idealista tem para te oferecer. 

Como é viver na região Centro?

terraço com piscina
idealista

Incluindo diversos distritos do país, esta região tem diferentes zonas para todos os gostos e também, uma vez que falamos em mercado imobiliário, para todas as carteiras.

No Centro vais encontrar uma harmonia única entre natureza e urbanismo. Com diferentes paisagens, esta é a zona ideal tanto para amantes de praias, como de serra, lagos ou albufeiras. Mas nem só de ambiente natural vive a região. Aqui também irás encontrar uma vasta oferta de locais históricos e culturais para explorar e aprender um pouco mais sobre as tradições do nosso país.

Há ainda que referir as instituições de ensino superior, que, embora esteja longe da oferta a nível quantitativo das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, ainda assim, há também muitos estabelecimentos na zona, alguns deles de renome. Destaque para a Universidade de Coimbra, Universidade da Beira Interior, Universidade de Aveiro e Institutos Politécnicos como os de Viseu, Guarda e Castelo Branco.

No fundo, viver no Centro de Portugal é alcançar uma harmonia saudável entre a natureza e o urbanismo, com um ritmo de vida mais calmo e tranquilo em comparação com as maiores zonas metropolitanas e turísticas do país que se situam, maioritariamente, na Grande Lisboa, zona Norte e litoral algarvio.

Prós e contras de comprar casa no Centro

Vamos agora começar a colocar os pratos em cima da balança, um por um, e ver o que mais pesa: se as vantagens ou as desvantagens.

Pontos positivos

sala moderna
idealista
  • Custo de vida: comparativamente com as grandes áreas metropolitanas, e também com o Algarve devido ao turismo, a região Centro tem um custo de vida médio mais baixo, o que se reflete não só na alimentação, mas também no imobiliário, com as casas a terem um valor consideravelmente mais baixo do que noutras zonas do país.
  • Baixa taxa de criminalidade: nesta região, o índice de segurança é bastante elevado, devido às baixas taxas de roubos, furtos e até homicídios. Isto leva a que os habitantes se sintam, de forma geral, descontraídos e confiantes no seu quotidiano.
  • Clima: sem temperaturas muito altas no verão nem muito baixas no inverno, o Centro caracteriza-se por um clima ameno, pelo menos na maior parte do seu território. São apenas exceções as localidades mais do Interior, como nos distritos de Castelo Branco e Guarda, onde costuma ser bastante quente no verão e pode chegar a nevar durante o inverno nas terras altas.
  • Menor pressão turística: este também é um ponto favorável para quem não gosta de muita confusão. Por exemplo, as praias do Centro do país são muito mais calmas em comparação com as praias de Lisboa, Península de Setúbal e Algarve. Além disso, nas zonas em que há muito turismo os preços tendem a aumentar, o que eleva o custo de vida.

Pontos negativos

sala de estar
idealista
  • Mais dificuldade de acesso a determinados serviços: uma das desvantagens de viver na região Centro é a oferta limitada de serviços de saúde, transportes públicos, espaços culturais.
  • Menor oferta de animação noturna: se gostas de uma noite animada num bar ou discoteca, deves ter em consideração que a oferta nesta região é muito mais fraca se compararmos com as grandes cidades de Lisboa, Porto ou as cidades costeiras do Algarve. Podemos dizer que a única exceção é mesmo a cidade de Coimbra, que por ser um meio universitário tem uma oferta de animação noturna bem mais elevada que outras zonas do Centro. 

Tendências futuras e o impacto do teletrabalho

piscina
idealista

Desde a pandemia do Covid-19 que se tem assistido a uma nova tendência no mercado laboral que tem impactado diretamente um outro mercado, o imobiliário. Falamos da crescente adoção do teletrabalho. Isto leva a que muitos trabalhadores não se sintam mais obrigados a viver nos grandes centros urbanos pela maior oferta de emprego, começando a rumar a outras zonas do país, graças à flexibilidade do ‘home office’

O setor da construção, atento a esta mudança, tem-se adaptado e apostado em novas construções por várias cidades e vilas do Centro de Portugal, como vamos ver em seguida. Desta forma, mesmo estando o país atualmente a passar por uma crise de habitação, podemos dizer que a adoção do teletrabalho trouxe um ponto bastante favorável no meio de todo o restante contexto desfavorável.

Casas novas em Aveiro

terraço em Aveiro
idealista

Embora o distrito de Aveiro pertença parcialmente à região Norte, a grande maioria dos municípios situam-se no Centro. E é na capital de distrito que encontramos, com uma larga margem, a maior parte da oferta de casas de nova construção, com cerca de duas centenas de habitações prontas a estrear desde 175 mil euros.

O distrito da famosa “Veneza portuguesa” é um dos mais aclamadas do nosso país, com uma qualidade de vida muito atrativa, com oferta de emprego, vários estabelecimentos de ensino e infraestruturas de saúde, praias tranquilas, entre vários outros aspetos positivos que desafiamos a que descubras por ti mesmo. 

Casas novas em Viseu

Em Viseu, apesar de a oferta imobiliária de nova construção ser bastante mais escassa que a de Aveiro, podemos, ainda assim, encontrar várias opções, desde T0 a T4 e com preços muito atrativos, a partir de 110 mil euros. Nesta zona do país, ao contrário do que acontece em Aveiro, não é a capital de distrito a campeã da oferta de casas novas, mas sim o município de Tondela.

Conhecido pelos vinhos do Dão, este distrito é fortemente marcado pela natureza, sobretudo pela paisagem montanhosa, e tradições rurais, assim como por uma gastronomia que merece destaque.

Casas novas na Guarda

Este é o distrito da região Centro com menor oferta de habitação nova e situando-se toda essa oferta na própria capital de distrito, com valores que começam nos 165 mil euros.

Se gostarias de viver na Guarda, prepara-te para o seu clima mais extremo, com temperaturas que podem atingir valores elevados no verão e, em contrapartida, valores negativos durante o inverno. Isto pode ser bom se fores adepto/a de neve. Embora isto possa levar a alguns constrangimentos a nível de mobilidade, também é, por outro lado, bastante agradável estar a descansar no sofá à lareira a ver nevar lá fora.

Casas novas em Coimbra

sala de estar de luxo
idealista

A cidade dos estudantes tem mais de uma centena de casas novas para ti. Se preferes uma zona mais calma e mais perto do mar, a Figueira da Foz não se fica muito atrás no que diz respeito a habitações prontas a estrear. No global, o distrito de Coimbra tem uma oferta variada de imóveis desde 157 mil euros.

Banhada pelo rio Mondego, Coimbra é fortemente marcada não só pela tradição académica, mas também histórica e cultural.

Casas novas em Castelo Branco

No distrito de Castelo Branco, onde tens casas novas desde 117 mil euros, é a Covilhã a rainha da nova construção. A cerca de meia hora da Serra da Estrela, esta cidade vai encantar-te com o seu artesanato, festas populares e um estilo de vida muito tranquilo, ideal para quem se recusa a deixar que o stress tome conta de si.

Por curiosidade, grande parte deste distrito é separado de Espanha apenas pelas águas do rio Tejo.

Casas novas em Leiria

sala moderna
idealista

Leiria, Nazaré, Óbidos e Caldas da Rainha. É provável que já conheças todas ou quase todas estas cidades ou, no mínimo, já tenhas ouvido falar nelas. E certamente que o que ouviste falar foi positivo. Mas porque destacamos estas quatro cidade sedes de municípios? Porque é aqui que encontras mais imóveis de nova construção em todo o distrito.

Esta zona do país, com uma forte ligação ao mar e à história, oferece-te casas novas e cheias de glamour desde 144 mil euros e está apenas a cerca de 1h30 do aeroporto de Lisboa.

Casas novas em Santarém

Apesar de grande parte do distrito já pertencer à região do Alentejo, os municípios do Entroncamento e de Torres Novas, que são onde se encontra a grande maioria da oferta imobiliária de nova construção, situa-se ainda na zona Centro.

Unindo tradição e modernidade, estes dois concelhos têm, no entanto, imóveis novos com valores um pouco acima da média dos restantes distritos da região, com preços a começarem nos 220 mil euros. Mesmo em Santarém, que, contudo, já pertence à região alentejana, os preços também se situam nos 200 mil euros. Apesar dos seus valores, estas casas têm uma qualidade inegável e, por isso, merecem uma visita. Espreita-as um pouco por todo o distrito.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta