
Foi há mais de 35 anos que se construiu aquele que seria considerado o carro mais comprido do mundo. Trata-se do famoso carro "The American Dream", que foi apresentado por Jay Ohrberg na Califórnia (EUA), em 1986. As particulidades do automóvel logo saltaram à vista: tinha 18,28 metros de comprimento, 26 rodas e dois motores V8 na parte traseira e na dianteira.
Nesse mesmo ano, o carro foi incluído no 'Guinness Book of Records' e foi assim que chegou à ribalta. Esta peculiar limusine foi alugada em várias ocasiões para aparecer em cenas cinematográficas ou para ser incluída em filmes. Mas após o 'boom' inicial, o carro perdeu popularidade e acabou enferrujando e estacionado numa garagem.
O passado dia 1 de março de 2022 marca o regresso do carro mais longo do mundo - que está, aliás, ainda mais comprido. A nova versão do "The American Dream" mede 30,54 metros, tem 26 rodas e espaço para 75 passageiros. É uma grande diferença para os automóveis comuns, que medem entre 3,6 e 4,2 metros.

O design é inspirado nas limusines 'Cadillac Eldorado' de 1976. E este carro tem a particularidade de ser conduzido de ambas as extremidades ou como um veículo rígido. Para poder fazer curvas apertadas, a estrutura do carro mais comprido do mundo foi construída em duas partes que são unidas no centro por uma dobradiça.

Todo esse processo começou quando Michael Manning, proprietário do museu de ensino técnico Autoseum, recuperou o emblemático Caddy para restaurá-lo. O empresário confessou que encontrou o carro em péssimas condições, mas decidiu comprá-lo mesmo assim: “Encontrei-o pela primeira vez numa exposição em Nova Jersey e era lixo. Estava coberto de grafitis, as janelas estavam partidas, os pneus vazios, mas eu apaixonei-me mesmo assim.”
Michael Manning pretendia restaurar o carro por via de doações da comunidade, mas devido a mudanças no orçamento e problemas com a política do Estado o projeto não pode avançar. O contrato de arrendamento da Autoseum com o condado de Nassau foi rescindido e o seu proprietário teve que encontrar outra alternativa para o carro antigo.

Foi então que decidiu anunciar a venda no eBay, à qual Michael Dezer, proprietário do Dezerland Park Automobile Museum and Tourist Attractions em Orlando, Flórida, respondeu em 2019. Para transportar o veículo para a Flórida (EUA) tiveram que dividi-lo em duas partes carregadas em dois atrelados.
Com a ajuda do próprio Michael Manning e de uma equipa composta por estudantes de reparação e colegas especialistas, conseguiram concluir este projeto de restauração do carro mais comprido do mundo em três anos, que custou mais de 220.000 euros.
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