Toda a gente já percorreu uma ciclovia pelo menos uma vez na vida: alguns para ir ao trabalho, alguns para se locomover pela cidade, alguns para desfrutar de belas vistas naturais. No entanto, há uma pista que quebra recordes: a Trans Canada Trail, também conhecida como The Great Trail, é a rota de bicicleta mais longa do mundo, estendendo-se por cerca de 24.000 quilómetros pelo Canadá. Descobre o seu percurso e a fascinante história.
Onde fica a ciclovia mais longa do mundo?
A Trans Canada Trail serpenteia todo o território canadense, cobrindo uma ampla gama de paisagens e climas. Na verdade, conecta o Oceano Pacífico ao Oceano Ártico e ao Oceano Atlântico. Os pontos de partida e chegada são particularmente interessantes: começa na costa atlântica em St. John's, Newfoundland, e vai até a costa do Pacífico em Victoria, na Colúmbia Britânica.
Ao longo de seu percurso, passa por todas as províncias e territórios do Canadá, conectando cidades como Montreal, Ottawa, Winnipeg e Vancouver. Na verdade, estima-se que quatro em cada cinco canadenses vivam a menos de meia hora da ciclovia. Embora existam desvios para o norte, a maior parte do percurso segue para o sul do país, que também é a área mais populosa.
Um projeto com mais de 25 anos
A ciclovia é o resultado de um projeto ambicioso que levou mais de 25 anos de planeamento e desenvolvimento. A iniciativa nasceu com o objetivo de criar uma rede ciclável que conectasse todo o Canadá, oferecendo um percurso contínuo que se estende por cerca de 24.000 quilómetros. Este projeto envolveu governos locais, organizações sem fins lucrativos e comunidades.
Em particular, as secções individuais são geridas pelas autoridades locais, embora tenha havido muitos voluntários que contribuíram para a sua construção. Além de juntar pedaços da ciclovia existente, também foi decidido converter antigas linhas ferroviárias não utilizadas em ciclovias separadas dos carros. O projeto começou em 1992 e, após 25 anos, foi concluído por ocasião do 150º aniversário da Federação Canadense.
Por onde passa a Trans Canada Trail?
A Trans Canada Trail atravessa uma ampla gama de paisagens e locais, oferecendo aos ciclistas a oportunidade de pedalar entre as principais cidades do país. A ciclovia pode ser percorrida em trechos e sem obrigações quanto ao sentido de deslocamento. Em particular, é possível explorar cidades icónicas como Montreal, Ottawa, Winnipeg e Vancouver, cada uma com sua própria cultura e milhares de coisas para ver.
Ao nível das províncias, é possível ver as florestas da Colúmbia Britânica, as Montanhas Rochosas de Alberta, mas também os muitos parques nacionais. Uma vez em Ontário, é possível pedalar ao longo da costa dos Grandes Lagos, enquanto em Quebec é possível passar pro aldeias históricas. Finalmente, aqueles que quiserem ir até os Territórios do Norte poderão pedalar por terras selvagens.
Outras rotas de ciclismo espetaculares no mundo
A Trans Canada Trail é, sem dúvida, a ciclovia mais longa do mundo e – pelo menos no curto prazo – é difícil para outras superarem o recorde. No entanto, existem inúmeras ciclovias ao redor do mundo que oferecem experiências únicas e espetaculares. Especialmente:
- The Great American Rail Trail: trata-se de um projeto em desenvolvimento que ligará a capital dos Estados Unidos, Washington DC, ao estado de Washington, localizado no Oceano Pacífico, atravessando o coração dos Estados Unidos.
- EuroVelo 6: Esta trilha estende-se por mais de 3600 km, conectando o Atlântico ao Mar Negro. Passa por dez países europeus, oferecendo uma variedade de culturas, histórias e pontos turísticos ao longo do caminho.
- Ciclovia Alpe Adria: Esta rota conecta Salzburgo, na Áustria, a Grado, na Itália. Atravessa os Alpes, oferecendo vistas panorâmicas de tirar o fôlego por mais de 415 quilómetros.
- Shimanami Kaido: Localizada no Japão, esta ciclovia de aproximadamente 70 km conecta as ilhas do Mar Interior de Seto. Embora curta, é famosa pelas suas pontes espetaculares e vista para o mar.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta